As principais ligas europeias já arrancaram e não há campeões em setembro, mas é importante entrar com o pé direito e ir acumulando bons resultados. Este fim de semana tens, por exemplo, jogos interessantes para seguir na Alemanha, Inglaterra e Itália. Como de costume, podes apostar em todas as partidas das jornadas das ligas no site da Betano.pt.
Foram 11 títulos consecutivos para o Bayern Munique, até que apareceu um senhor chamado Xabi Alonso. O espanhol pegou no Bayer Leverkusen e conduziu este conjunto até ao primeiro troféu de campeão na Bundesliga, em 2023/24. Na liga, por exemplo, os pupilos de Xabi Alonso registaram 28 vitórias e seis empates e a série invencível durou 51 jogos. Para 2024/25, espera–se uma luta a dois pelo primeiro lugar, com Leipzig e Borussia Dortmund à espreita.
Lê ainda: Sporting-FC Porto promete emoção até ao fim
Na Alemanha disputa-se a segunda jornada e o campeão Bayer Leverkusen recebe o Leipzig. Este conjunto que tem andado sempre pelos lugares cimeiros da Bundesliga nas últimas temporadas. Na ronda inicial, os pupilos de Xabi Alonso começaram como habituaram os adeptos na época transata. Isto é, chegando ao triunfo no tempo de compensação. Na visita ao terreno do Borussia Mönchengladbach, a formação de Leverkusen venceu por 2-3, numa partida em que esteve a vencer 2-0. Khaka e Wirtz deram uma vantagem de dois golos aos forasteiros ainda na primeira parte. Só que aos 59’ e 85’ Elvedi e Kleindienst restabeleceram a igualdade. Aos 90+11, Wirtz deu os três pontos aos visitantes, ao bisar na partida. Já o Leipzig recebeu e venceu o Bochum, com o único tento da partida a ser apontado por Nusa, aos 59 minutos.
Para atacar a revalidação do título, o conjunto de Leverkusen reforçou-se com o extremo Martin Terrier (ex-Rennes, 20 milhões), com o médio Aleix García (ex-Girona, 18 milhões) e com o defesa Belocian (ex-Rennes, 15 milhões). Além disso, manteve as principais figuras da equipa, como Grimaldo, Wirtz, Xhaka, entre outros. Os dois conjuntos mediram forças em oito ocasiões, em jogos a contar para Bundesliga, com os visitados a registarem duas vitórias, contra três forasteiras, isto além de três empates. Os triunfos caseiros surgiram nas últimas temporadas – 3-2 foi o resultado em 2023/24. Sobre este duelo fica ainda a saber que o Bayer Leverkusen é favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
Manchester City, atual tetracampeão, e Arsenal partem como principais favoritos ao título na liga inglesa, logo seguidos pelo Liverpool. Já Manchester United, Chelsea e Tottenham, os restantes emblemas do “Big Six”, quererão certamente andar entre os primeiros lugares. Mas terão vida difícil para se intrometerem na luta pelo título. Separados por cerca de 60 quilómetros, a rivalidade entre Manchester e Liverpool transferiu-se rapidamente para o futebol.
E se durante muito tempo os adeptos dos reds puderam dizer que eram a equipa com mais títulos de campeão nacional, a seca de 30 anos, que só terminou em 2019/2020, fez com que perdessem este estatuto para o rival de Manchester. O Liverpool conta com 19 títulos de campeão, enquanto os red devils apresentam 20. Na Europa, o Liverpool continua à frente, com 5 conquistas, contra três do United.
Este domingo há novo capítulo na longa rivalidade entre os dois conjuntos, com a receção do Manchester United ao Liverpool. Nas duas primeiras rondas do campeonato, os red devils bateram em casa o Fulham, por 1-0, com golo tardio de Zirkzee (87’), e depois perderam no terreno do Brighton, por 2-1, com o tento da vitória a surgir aos 90+5’. Já o Liverpool regista dois triunfos em outros tantos desafios e ambos pelo mesmo resultado. 2-0 fora com o Ipswich e em casa com o Brentford.
Vê também: Manchester City atrás do penta, mas a concorrência é forte
O Liverpool, campeão em 2019/20, título que impediu uma sequência de sete do Manchester City, atacou esta nova época com novo treinador, Arne Slot, ex-Feyenoord, e há a expetativa para perceber o que valerão os reds sem Jurgen Klopp no comando técnico. Para esta temporada, a formação de Liverpool ainda não apresentou qualquer reforço sonante, mas também não perdeu qualquer peça fundamental do onze inicial.
Na temporada passada ainda andou na liderança da prova, mas acabou em terceiro lugar, a nove pontos do campeão. Em Manchester, Erik ten Hag passou de estar quase no desemprego, para ter o contrato renovado. Na temporada passada, os red devils foram apenas oitavos, a 31 pontos do rival da cidade. Para 2024/25, o clube reforçou-se com o defesa Leny Yoro, ex-Lille, que custou 62 milhões, e com o avançado Joshua Zirkzee, ex-Bolonha, transferido por 45 milhões.
Historicamente, os visitados levam vantagem nos jogos com o rival. São 42 triunfos, 29 empates e 18 derrotas, mas a última das quais foi dolorosa. Falamos da “chapa 5” que os reds aplicaram ao adversário, em 2021/22, em Old Trafford. Naquele que foi o maior desaire de sempre do United em casa diante do Liverpool. Nos dez clássicos mais recentes, os visitados venceram quatro, os forasteiros dois e houve ainda quatro empates.
Em sete destes duelos, marcou-se pelo menos três golos e só houve um nulo, em 2018/19. Em quatro deles houve inclusive pelo menos quatro tentos apontados. Bruno Fernandes e Diogo Dalot têm sido titulares no onze de Erik ten Hag, enquanto no Liverpool Diogo Jota tem sido o homem mais avançado dos reds e leva já um golo e uma assistência. Sobre este clássico do futebol inglês, fica ainda a saber que os visitantes são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.
O campeão Inter Milão é o principal favorito à conquista do scudetto. Isto depois de ter dominado facilmente a competição na época passada. Em 2023/2024, o conjunto nerazzurri terminou a época com mais 19 pontos que o AC Milan, 23 que a Juventus e 25 que o Nápoles. Com esta conquista, os nerazzurri passaram a contar com 20 troféus no museu. Ou seja, mais um que o rival da cidade, mas ainda longe dos 36 da vecchia signora. Recorde-se que os interistas também conquistaram o scudetto em 2020/21 e colocaram neste ano um ponto final à hegemonia da Juve, que ia em nove títulos consecutivos.
Não percas: Inter Milão quer o bis, mas Juve e AC Milan têm outros planos
Para regressar à glória do passado, Thiago Motta foi apontado como técnico dos bianconeri. Ele que realizou um excelente trabalho no comando técnico no Bolonha, levando o clube a um sensacional quarto lugar. Cabal (ex-Verona, 12 milhões), Khéphren Thuram (ex-Nice, a custo zero), Douglas Luiz (ex-Aston Villa, 51 milhões), Nico González (ex-Fiorentina, 8,4 milhões) e os emprestados Kalulu (ex-AC Milan) e Francisco Conceição (ex-FC Porto) são as caras novas da Juve. Nos romanos, as entradas mais sonantes foram as de Artem Dovbyk (ex-Girona, 30 milhões), Matías Soulé (ex-Juventus, 26,5 milhões) e Enzo Le Fée (ex-Rennes, 23 milhões). A permanência de Dybala, que esteve perto de sair rumo ao futebol da Arábia Saudita, foi também outra boa notícia para o conjunto liderado por Daniele De Rossi.
A vecchia signora fez o pleno nas duas primeiras jornadas da Serie A, com exibições convincentes em ambos os jogos. Bateu primeiro o Como em casa (3-0) e depois fora o Verona, pelo mesmo resultado. Já os romanos entraram com o pé esquerdo e ainda não venceram nesta edição do campeonato. Nulo no terreno do Cagliari e depois desaire caseiro diante do Empoli, por 1-2. Historicamente, a AS Roma tem muita dificuldade em sair de Turim com os três pontos da vitória.
Em 92 deslocações, só somou nove triunfos, isto além de 22 empates e 61 derrotas. Nos dez duelos mais recentes, os visitados venceram oito, os forasteiros um e houve ainda um empate. Este em 2022/23, numa altura em que José Mourinho treinava os giallorossi. Destas oito vitórias caseiras, seis delas foram por 1-0 e, nestes dez duelos, só em dois deles houve pelo menos três golos marcados. Sobre este grande jogo, fica ainda a saber que os bianconeri são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.