Liderança em jogo com Clássico entre Benfica-FC Porto e a visita do Sporting a Faro 

A sétima jornada da I Liga portuguesa traz-nos o primeiro grande clássico, com o Benfica a receber o FC Porto na sexta-feira, 29 de setembro. Os dragões chegam à Luz na segunda posição, em igualdade pontual com o líder Sporting e com um ponto de avanço sobre os encarnados, terceiros classificados.

Muito atento ao clássico vai estar o Sporting, que no dia seguinte, sábado, 30 de setembro, vai tentar ganhar em casa do Farense e aproveitar da melhor forma o facto de águias ou dragões (ou ambos) perderem pontos.

Podes apostar nestes dois jogos (e em todos os outros desafios da sétima ronda) no site da Betano.pt e fica a saber que o Benfica é favorito diante do FC Porto (mas não por grande margem), enquanto as odds do Sporting para trazer os três pontos do Algarve são bastante favoráveis. 

Benfica-FC Porto (29 de setembro, 20h15)

Benfica e FC Porto não venceram apenas um jogo cada neste campeonato. Os encarnados logo na estreia, ao perderem no Bessa por 3-2, e os azuis e brancos na 4ª jornada, na receção ao FC Arouca. Os encarnados apresentam-se como o melhor ataque da competição, com 16 golos marcados (média de 2,66 por partida), embora já tenham concedido 7 golos (média de 1,16), enquanto o FC Porto só sofreu 5 golos (média de 0,83), tendo marcado 10 (média de 1,66). A defesa das águias terá no entanto de manter a concentração até ao final, uma vez que quatro dos cinco triunfos do rival nesta I Liga foram conseguidos com golos em tempo de compensação.

Angél Di María e Rafa têm brilhado a grande altura na I Liga, com o argentino a seguir com 4 golos e uma assistência, em cinco jogos (falhou o último desafio, triunfo em Portimão por 3-1, devido a lesão), enquanto o português tem 3 golos e quatro assistências. No FC Porto, Toni Martínez e Marcano são os melhores artilheiros no campeonato, com 2 golos, sendo que o espanhol não poderá voltar a jogar esta época, devido a lesão.

Na preparação do clássico, Roger Schmidt apenas não teve Alexander Bah disponível, devido a lesão no pé esquerdo, enquanto no FC Porto houve seis jogadores limitados: Pepe, Marcano, Zaidu, Gabriel Verón, Danny Namaso e Evanilson. De todos estes, apenas será possível a recuperação do capitão Pepe a tempo do jogo na Luz, mas o central mantém-se em dúvida.

FC Porto tem-se dado bem com os ares da Luz

Olhando para as últimas dez receções do Benfica ao FC Porto para a I Liga, verificaram-se cinco vitórias dos azuis e brancos, dois triunfos dos encarnados e três empates. Na época passada os azuis e brancos ganharam por 2-1, já na parte final da competição, resultado que não impediu que algumas semanas depois os encarnados fossem campeões nacionais, enquanto há duas temporadas o FC Porto sagrou-se virtual campeão na Luz, na penúltima jornada, numa partida em que o empate bastava à equipa de Sérgio Conceição, que acabou por ganhar por 1-0, com golo de Zaidu, mesmo a terminar. O Benfica não vence em casa ao rival desde 2018/19 (1-0).

No entanto, olhando para o histórico global de todos os jogos do campeonato em que o Benfica foi anfitrião, os visitados demonstram superioridade, registando 43 vitórias, 19 derrotas e 27 empates. E no mais recente confronto, em agosto de 2023, o clube da Luz levou a melhor, ao ganhar por 2-0 na Supertaça, com golos de Di María e Petar Musa, com o FC Porto a terminar com dez elementos, devido à expulsão de Pepe aos 90 minutos.

Por outro lado, esta será apenas a quarta vez que Roger Schmidt e Sérgio Conceição se vão enfrentar como treinadores, com a vantagem para já a estar no lado do alemão, com duas vitórias – a já referida conquista da Supertaça e 1-0 no Dragão (golo de Rafa) na primeira volta da I Liga 2022/23 – e uma derrota, no tal encontro do campeonato realizado na Luz em abril de 2023. 

Por outro lado, refira-se que o histórico de Sérgio Conceição com o Benfica é-lhe ligeiramente favorável, com 12 vitórias, quatro empates e 11 derrotas. Mas a contabilidade melhora se olharmos para o seu desempenho unicamente ao serviço do FC Porto (dez vitórias, três empates e quatro derrotas).

No plantel do Benfica, Rafa, Di María e Petar Musa são os jogadores que sabem o que é faturar diante dos azuis e brancos. O avançado português fez o gosto ao pé por quatro vezes, em 23 desafios: pelo Benfica, apontou três golos em 16 encontros e ao serviço do SC Braga fez um golo em oito jogos. Já Di María tem 1 golo em cinco desafios, tal como Petar Musa, mas neste caso, dois dos jogos foram efetuados com a camisola do Boavista.

No plantel do FC Porto, Taremi é o melhor marcador em jogos diante do Benfica, com um total de 4 golos em 12 jogos, embora 2 dos golos deles tenham sido apontados ao serviço do Rio Ave. Toni Martínez marcou 2 golos em 12 jogos contra o Benfica, ambos pelo Famalicão e Evanilson fez 2 golos em cinco jogos. Já Pepe faturou por uma vez, em 19 encontros, Pepê também marcou 1 golo (em cinco encontros), tal como Fran Navarro, em quatro jogos, mas ao serviço do Gil Vicente, enquanto Fábio Cardoso fez igualmente 1 golo (em nove desafios) mas ao serviço do Santa Clara.

SC Farense-Sporting (30 de setembro, 20h30)

É certo que o Sporting não poderá apresentar-se líder em Faro, em virtude da realização do Benfica-FC Porto na véspera, mas os leões só dependem de si próprios para voltarem a terminar a sétima jornada nessa condição.

Os leões ganharam cinco dos seis encontros que disputaram na I Liga e mesmo o empate em Braga poderá não ser considerado um resultado totalmente negativo. Na última ronda, os leões ganharam em casa ao Rio Ave por 2-0, com golos de Paulinho e Marcus Edwards. O ponta de lança português é mesmo o melhor marcador da competição, com os mesmos 5 golos de Bozenik, atacante do Boavista, enquanto o extremo inglês estreou-se a marcar em 2023/24.

O Farense arranca para esta sétima jornada na 11ª posição, com duas vitórias e quatro derrotas, sendo uma das três formações que ainda não empatou, juntamente com Benfica e Gil Vicente. Mas, à atenção do leão, um dos triunfos dos algarvios foi na receção ao SC Braga, por um claro 3-1, num desafio em que até falhou uma grande penalidade. Por outro lado, só perdeu no Dragão com o FC Porto devido a um golo apontado pelos azuis e brancos nos descontos, a estabelecer o 2-1 final. Na última jornada, a formação orientada por José Mota foi derrotada por 1-0 no reduto do Moreirense.

O ponta de lança português Rui Costa tem sido uma das grandes figuras dos leões de Faro, seguido com 4 golos apontados em jogos oficiais em 2023/24, 2 dois quais no campeonato e frente a rivais de peso: FC Porto e SC Braga. Refira-se que este jogo marca o reencontro do médio Mattheus Oliveira com o Sporting, depois da passagem pouco feliz pelos leões. Do plantel dos algarvios fazem ainda parte quatro futebolistas que cumpriram quase toda a formação nos leões de Lisboa: Rafael Barbosa, Marco Matias, Elves Baldé e Cristian Ponde.

Nesta viagem a Faro, os centrais João Muniz e St. Juste, bem como o extremo Afonso Moreira, são baixas certas no esquadrão de Rúben Amorim, enquanto Diomande está em dúvida, depois da lesão sofrida com o Rio Ave 

O Sporting tem demonstrado grande superioridade nas visitas a casa do Farense: nas últimas dez, ganhou por sete vezes, tendo-se registado dois empates e um triunfo dos algarvios. Na última ocasião em que se defrontaram no São Luís, o Sporting ganhou por 1-0, com golo de Pedro Gonçalves, sensivelmente um mês antes de se sagrar virtual campeão nacional, diante do Boavista, em Alvalade.

Prémio
Siga-nos e Partilhe: