A melhor competição de clubes do mundo começa esta semana. A fase de grupos da Champions arranca esta terça e conta com a presença de Sporting, FC Porto e Benfica. Na Liga Europa há SC Braga e muita emoção também na Liga Europa. Tudo isto numa semana em que, do outro lado do Atlântico, começa a NFL.

Neste primeiro dia da semana há ainda jogos para acertar o fim da jornada, a começar pela liga portuguesa. O Marítimo recebe o Arouca em casa emprestado, o Estádio da Madeira, do Nacional. Com o relvado em recuperação, os leões vão tentar a segunda vitória da temporada. tal como o Arouca, que também só ainda ganhou um dos quatro jogos realizados.

Lá fora, na Premier League há Everton vs Burnley e, em Espanha, jogam Getafe e Elche. Na Série A, de Itália, o duelo é entre o Bolonha e o Hellas Verona, de Miguel Veloso.

Olhando além do futebol, temos o futebol… americano. A NFL arranca por estes dias com a primeira jornada e todos querem suceder aos Tampa Bay Buccaneers, a tal equipa onde joga Tom Brady, o quarterback de 44 anos que soma sete títulos do SuperBowl.

A primeira jornada da Liga dos Campeões arranca nesta 3ª feira, 14 de setembro e logo com uma final antecipada. No grupo E, do Benfica, defrontam-se Barcelona e Bayern Munique no primeiro reencontro entre as duas equipas desde a vitória dos alemães por 8-2 nos quartos de final da Liga dos Campeões 2019/20, em Lisboa.

Nesse mesmo grupo da Champions, o Benfica viaja até à Ucrânia para defrontar o Dínamo Kiev. Será o quinto confronto entre as duas equipas e no histórico deste duelo há apenas uma vitória ucraniana, em 1991. Desde então, nos três jogos realizados o Benfica ganhou sempre e sem sofrer golos (5-0, 2-0 e 1-0). A última vez que estas duas equipas se defrontaram foi em 2016/17, para a Liga dos Campeões.

Além destes dois jogos, nesta terça feira de Champions, destaque ainda para o Villarreal-Atalanta, o Chelsea-Zenit e o Young Boys-Manchester United.

Duas equipas portuguesas em ação neste segundo dia de Champions, que marca o regresso do Sporting à maior competição de clubes. Os leões não jogam a competição desde 2017/18, num ano em que competiram no grupo com Barcelona, Juventus e Olympiacos. Agora o primeiro adversário é o Ajax, em Alvalade, no primeiro duelo entre as duas equipas, referências no futebol de formação, desde… 1988. As duas equipas só se defrontaram por duas ocasiões e os leões de Alvalade venceram ambos os jogos a contar para a Taça UEFA.

À mesma hora do duelo de Alvalade, o FC Porto defronta o Atlético Madrid. A equipa de Sérgio Conceição, que na época passada chegou aos quartos de final, vai tentar, pelo menos, repetir a façanha, mas para começar da melhor forma tem de tentar contrariar o poderio do campeão espanhol que venceu os dois últimos duelos com os dragões, na época 2013/14.

Ainda na Liga dos Campeões, há dois jogos grandes a marcar esta quarta-feira, o Liverpool-AC Milão (do Grupo B, do FC Porto) e o Inter Milão – Real Madrid.

Arrumada a Liga dos Campeões, lugar à Liga Europa onde entra em ação do SC Braga. Os minhotos jogam na Sérvia, frente ao Estrela Vermelha, sendo a terceira vez que as duas equipas de encontram em jogos europeus e há que destacar que os Gverreiros nunca perderam com este adversário.

Ainda na Liga Europa, destaque para jogos como o Galatasaray-Lázio, Bétis-Celtic, Olympiacos-Antuérpia, Leicester-Nápoles, Rangers-Lyon e PSV Eindhoven-Real Sociedad.

Também nesta 5ªfeira há Liga Conferência, a nova competição da UEFA. Sem a presença de qualquer equipa lusa – Paços Ferreira e Santa Clara foram eliminados na fase de qualificação – há que salientar a presença de alguns gigantes europeus, como o Tottenham, de Nuno Espírito Santo, que defronta o Rennes, e a Roma, de José Mourinho, que tem pela frente o CSKA Sófia,

Agenda Betano

Com a semana a voar, com três dias de grandes jogos, a sexta-feira, 17 de setembro, tem já jogos dos principais campeonatos. Em Portugal o Portimonense recebe o Santa Clara, enquanto em Inglaterra o Newcastle defronta o Leeds United. Há também o Sassuolo-Torino, Celta Vigo-Cádiz, Estrasburgo-Metz e o Hertha Berlin-Greuther Furth.