Os jogos dos três clubes grandes na 9ª jornada da I Liga portuguesa dividem-se entre sábado, 28 de outubro, e segunda-feira, 30 de outubro, com o Benfica a ser o primeiro a entrar em cena, recebendo o Casa Pia. No dia seguinte, o FC Porto joga no terreno do FC Vizela e o Sporting fecha a ronda no Estádio do Bessa, estádio onde historicamente não lhe é fácil passar. Podes apostar nestes desafios no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios da ronda, e fica desde já a a saber que os três maiores emblemas nacionais são claramente favoritos à vitória.
O Benfica recebe o Casa Pia quatro dias depois da derrota caseira (0-1) diante da Real Sociedad, em jogo da Liga dos Campeões, mas na I Liga portuguesa, as águias vêm de sete triunfos consecutivos e encontram-se no segundo lugar, a 1 ponto do líder Sporting. No último desafio “doméstico” em que interveio, o Benfica bateu o Lusitânia dos Açores, fora de casa, por 4-1.
Rafa promete ser uma seta apontada à baliza do Casa Pia, ele que tem estado em plano de grande destaque esta temporada, somando 4 golos e 5 assistências em 13 encontros oficiais. E tem sido na I Liga que mais tem brilhado, tendo 4 golos e 3 assistências em oito jogos.
Curiosamente, o Casa Pia também foi aos Açores vencer na terceira eliminatória da Taça de Portugal (2-0 diante do Rabo de Peixe), com golos de Artur Serobyan e Pablo Roberto. No campeonato, os gansos são décimos classificados, curiosamente a posição em que terminaram na temporada de 2022/23.
O avançado brasileiro Clayton Silva, com 6 golos e uma assistência nos 12 encontros oficiais que disputou em 2023/24, é uma das estrelas do conjunto orientado por Filipe Martins e promete ser uma dor de cabeça para os defesas benfiquistas. Fernando Andrade, recuperado de lesão, está de regresso às opções.
Esta será a terceira vez que o Benfica vai receber o Casa Pia para o campeonato português, depois da super goleada de 10-1 que infligiu aos gansos em 1938/39 e do 3-0 da época transata, com um bis de João Mário e um golo de Alexander Bah.
O FC Porto vem de uma importante vitória em casa do Antuérpia por 4-1, com “hat-trick” de Evanilson e um golo de Stephen Eustáquio, que permitiu à equipa continuar no segundo lugar do seu grupo na Champions. Na I Liga, a formação orientada por Sérgio Conceição é terceira classificada, a 3 pontos do líder Sporting e no passado fim de semana os azuis e brancos ganharam por 2-0, fora de casa, o Vilar de Perdizes, em desafio da Taça de Portugal.
Os três golos de Evanilson na última partida sublinham o excelente momento de forma do atacante, depois das lesões que o afetaram no início da temporada. Antes do “hat-trick” na Bélgica, tinha marcado um golo ao Vilar de Perdizes e outro diante do Portimonense, neste caso o único da partida. Galeno tem sido outro dos grandes destaques da equipa de Sérgio Conceição, com um total de 3 golos e duas assistências nos 13 encontros que disputou na época em curso. O seu bom rendimento tem levado a que o seu nome seja considerado para a Seleção Nacional, como revelou recentemente Roberto Martínez. Entretanto, de fora dos eleitos para Vizela ficarão Gabriel Verón e Iván Marcano, com lesões de longa duração, enquanto Zaidu e Iván Jaime estão em dúvida.
O FC Vizela também seguiu em frente na Taça de Portugal, mas não foi fácil sair com a vitória do reduto do Atlético Clube de Portugal, do Campeonato de Portugal, com o único golo a ser marcado por Samuel Essende, aos 77 minutos.
Nuno Moreira, extremo formado no Sporting, tem estado em bom plano e soma 2 golos e uma assistência em 2023/24. E tem tendência para os jogos grandes: foi diante dos leões, em Alvalade, que mais brilhou, com um golo e uma assistência, que não evitaram a derrota da sua equipa, por 2-3.
Esta será a quarta vez que o FC Vizela vai receber o FC Porto para a I Liga, com duas vitórias dos dragões (4-0 em 2021/22 e 1-0 na época passada, com golo de Marcano quase a acabar o jogo) e um empate sem golos em 1984/85.
O Sporting tem um duro teste no Porto, na tentativa de conservar a liderança da I Liga, diante de um Boavista que ocupa a sexta posição. Na passada quinta-feira os leões empataram 1-1 na Polónia diante do RKS Raków e mantiveram a segunda posição no seu grupo na Liga Europa, atrás da Atalanta. Uma partida em que a formação orientada por Rúben Amorim jogou com dez jogadores desde os 7 minutos, depois de Viktor Gyokeres ter visto cartão vermelho, por pisar um adversário.
Alguns dias antes, o Sporting tinha ganho por 3-1 ao Olivais e Moscavide, para a Taça de Portugal, num encontro em que passou por algumas dificuldades e no qual Geny Catamo, entrado ao intervalo, foi figura maior, com 1 golo e uma assistência. Os outros dois golos foram de Marcus Edwards e de Daniel Bragança.
Viktor Gyokeres vai certamente querer dar uma boa resposta no desafio com o Boavista, depois da sua expulsão no encontro da Liga Europa. O sueco é o melhor marcador do Sporting, com 8 golos em dez desafios oficiais, ocupando o segundo lugar na tabela dos melhores marcadores da I Liga, com 6 golos, os mesmos de Simon Banza, do SC Braga, e com menos 1 golo do que Héctor Hérnandez, do Desportivo de Chaves.
O Boavista tem feito um excelente campeonato e no final da 5ª jornada era líder, com os mesmos 13 pontos de Sporting e FC Porto. No entanto, desde então perdeu em Braga por 1-4 e empatou 2-2 com o Famalicão (no Bessa) e 1-1 diante do Moreirense, descendo ao referido sexto posto. A formação treinada por Petit vem de uma boa vitória no terreno da Oliveirense (3-1) para a Taça de Portugal, com golos de Róbert Bozeník, Seba Pérez e Miguel Reisinho.
O ponta de lança eslovaco Róbert Bozeník tem estado em plano de evidência no Boavista, somando 5 golos na I Liga e 1 na Taça de Portugal. Números que servem de aviso para os defesas leoninos, até porque Bozeník bisou no jogo diante do Benfica.
O estádio dos axadrezados é o terceiro em que o Sporting obteve piores resultados em jogos da I Liga, depois da Luz e do Dragão, mas a história tem-se invertido nos últimos anos. No total, os axadrezados ganharam por 23 vezes, os leões em 16 ocasiões e verificaram-se 21 empates, mas se olharmos para as últimas dez partidas, houve seis triunfos dos lisboetas, dois empates e duas vitórias dos anfitriões, uma das quais na temporada passada, por 2-1.