Semana com Champions, Liga Europa e Liga Conferência na agenda, com três equipas portuguesa em ação. Durante a semana arranca também um dos torneios de ténis mais importantes do circuito ATP, com as maiores estrelas da modalidade presentes.
Segunda-feira de acerto de contas nos campeonatos por toda a Europa. Em Portugal há um Tondela-B Sad, jogo entre duas equipas que lutam pela manutenção. Uma derrota deixará os azuis numa posição ainda mais complicada, a oito pontos do primeiro lugar “a salvo” da descida.
Mas há mais jogos para ver. Em Inglaterra o Tottenham recebe o Everton, com duas equipas a correrem por objectivos bem diferentes. Os londrinos tentam chegar-se aos lugares europeus, enquanto o Everton quer somar pontos para respirar sem a pressão dos lugares de descida. Em Espanha, o Athletic Bilbao, 8º classificado, recebe o lanterna vermelha, Levante que está em boa forma, com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos. Já o Athletic, vem de duas derrotas consecutivas e só ganhou um dos últimos cinco jogos.
Terça-feira de Champions, com dois jogos na agenda de onde vão sair as duas primeiras equipas para os quartos de final. O Liverpool recebe o Inter de Milão, com uma vantagem de 2-0 conseguida em Itália. O Inter nunca ganhou em Anfield Road e o Liverpool não perde em casa há um ano. Não se avizinha tarefa fácil para a equipa de Simone Inzaghi.
Na Alemanha há um Bayern Munique-Salzburgo, com tudo empatado neste momento. Os alemães, um dos candidatos à conquista do troféu da Liga dos Campeões, nunca perderam com os austríacos, mas estes foram a única equipa que, até agora, não perdeu frente aos bávaros nesta competição, onde o Bayern tem 23 golos marcados, a uma média de 3,29 por jogo.
Mais Liga dos Campeões, mas também há Liga Europa nesta quarta-feira para rechear a agenda e com duas portuguesas em ação.
Na Champions o Sporting visita o Ethiad Stadium, do Manchester City, com uma tarefa bem complicada, depois do 0-5 sofrido em Alvalade. A equipa de Guardiola tem vantagem clara, mas os leões não vão atirar a toalha ao chão e promete lugar pela honra num estádio onde até já festejaram um apuramento, em 2012.
O outro jogo do dia promete ter mais emoção. O Real Madrid recebe o PSG, de Messi, Neymar e Mbappé, com os franceses a chegarem com uma vantagem de 1-0. Porém, os merengues estão em grande forma, especialmente em casa, onde ganharam 8 dos últimos 10 jogos. A história também está a favor dos espanhóis, que só por uma vez perderam com o PSG em pleno Santiago Bernabéu, em 1994, com a equipa portuguesa a ser treinada por… Artur Jorge!
Por razões de agenda, há também dois jogos de Liga Europa nesta quarta-feira. O FC Porto-Lyon é um deles, com os dragões na corrida aos quartos de final da competição. Os azuis e brancos nunca perderam com o Lyon e em casa só somaram vitórias, em dois confrontos das competições europeias. Os franceses, atuais 9ºs classificados no campeonato gaulês, têm em Toko-Ekambi e Moussa Dembélé as grandes estrelas de uma equipa que conta na baliza com o experiente Anthony Lopes.
Aqui ao lado, em Espanha, há também o Bétis-Eintracht Frankfurt. A equipa de Sevilha é uma das grandes sensações do futebol espanhol neste momento e quer mostrar na Europa o bom futebol que tem exibido na LaLiga.
Continuação da jornada europeia, com Liga Europa e Liga Conferência. O SC Braga é a única equipa portuguesa em ação neste dia, com a recepção ao Mónaco, um duelo que nunca aconteceu na história das duas equipas. Os monegascos, que contam com Gelson Martins como uma das estrelas da equipa, estão a meio da tabela na Ligue 1 e chegaram a esta fase depois de terem vencido o Grupo B. Ainda na Liga Europa, destacar dois jogos com equipas espanholas: o Sevilha-West Ham e o Barcelona-Galatasaray.
Quanto à Liga Conferência, destaque para o Vitesse-Roma, com José Mourinho no banco dos italianos, mas também um Leicester-Rennes.
Nesta quinta-feira, 10 de março arranca também um dos torneios de ténis mais importantes do circuito ATP, o Masters 1000 de Indian Wells. Ainda sem Djokovic, que não poderá jogar por não estar vacinado, o torneio deverá contar com Rafael Nadal, Andy Murray, Gael Monfils, Tsitispas e, claro, o líder do ranking, Daniil Medvedev. Do lado feminino, os nomes mais fortes são Victoria Azarenka e Barbora Krejcikova, número 2 do ranking WTA.
Arrumadas as competições europeias, hora de olhar de novo para os campeonatos e nesta sexta-feira já há três jogos para marcar na agenda. Por cá entra em campo o Benfica, que recebe o Vizela. Os encarnados têm um registo 100% vitorioso nos cinco duelos com o Vizela que só por uma vez marcou na Luz, numa derrota por 5-1 em 1985.
Lá fora, destaque para o Atlético Madrid vs Cádiz e ainda para o Lille vs Saint-Étienne.
Sábado recheado com muito futebol por toda a Europa, com destaque para um Manchester United-Tottenham, duas equipas que procuram momentos de inspiração, na sequência dos últimos resultados menos conseguidos.
Portugal: Estoril-Portimonense
França: Montpellier-Nice
Inglaterra: Manchester United-Tottenham
Espanha: Getafe-Valência e Villarreal-Celta de Vigo
Alemanha: Hoffenheim-Bayern Munique e Borrussia Monchengladbach-Hertha Berlin
Itália: AC Milão-Empoli e Sampdoria-Juventus
Domingo agitado pela Europa, com muitas equipas grandes em ação. Por cá joga FC Porto e SC Braga, em Inglaterra há um Arsenal-Leicester, o PSG recebe o Bordéus e a Roma, de Mourinho, defronta a Udinese.
Portugal: Marítimo-Vitória Guimarães, FC Porto-Tondela e SC Braga-Gil Vicente
França: PSG-Bordéus e Lyon-Rennes
Inglaterra: Arsenal-Leicester e Chelsea-Newcastle
Espanha: Barcelona-Osasuna e Bétis-Athletico Bilbao
Alemanha: Bayer Leverkusen-Colónia e Dortmund-Arminia Bielefeld.
Itália: Udinese-Roma e Torino-Inter de Milão