Terminado o Mundial, as atenções do mundo do futebol voltam a centrar-se nos clubes. Houve países que não pararam a actividade por completo – caso de Portugal – mas na grande maioria foi período de férias, seguida de uma mini-pré-época, que serviu para reagrupar as estrelas do futebol. Daí que nesta semana de vésperas de Natal haja calendários para acertar, nomeadamente ao nível das Taças, com muitos jogos para seguir de perto.

A semana começa em grande em Portugal com o primeiro jogo dos quartos de final da Taça da Liga. O Sporting recebe, em Alvalade, o SC Braga, num duelo de duas equipas que atravessaram a fase de grupos imaculadas, com três vitórias em três jogos e sem qualquer golo sofrido. A diferença faz-se apenas pelos golos marcados, com os leões de Alvalade a marcarem 13, mais sete que o Sporting de Braga. Este será o segundo duelo da época para estas duas equipas, depois de um empate a 3 golos, na Pedreira, logo na primeira jornada da liga portuguesa.

Na 3ª feira, dia 20, continuam os quartos de final da Taça da Liga com mais um jogo, desta vez o Académico de Viseu, da 2ª Liga, a receber o Boavista. Os homens do Bessa apuraram-se vencendo um grupo que incluía o Vitória de Guimarães, mas o Académico fez ainda melhor, vencendo um grupo de cinco equipas, que incluíam o Estoril e Famalicão, da 1ª Liga.

Viajando para outras paragens, em Inglaterra também se joga a EFL Cup, com quatro jogos que envolvem equipas da Premier League. Destaque para o Newcastle-Bournemouth, mas também para o Wolverhampton-Gillingham, que marcará a estreia oficial de Lopetegui ao comando dos Wolves.

Em Espanha há Taça do Rei, mas sem jogos grandes, ainda que com a presença de várias equipas do primeiro escalão, como o Athletic Bilbao.

Quarta-feira, 21 de dezembro, é dia do FC Porto entrar em ação, com a recepção ao Gil Vicente neste jogo a contar para a Taça da Liga. Os dragões apostam forte nesta competição, que nunca venceram, e para chegar às mais finais só precisam de repetir o que já fizeram este ano, quando venceram os gilistas por 0-2 em jogo do campeonato, com golos de Evanilson e Galeno.

Em Inglaterra entra em ação o Manchester United, já sem Cristiano Ronaldo, que recebe o Burnley em jogo a contar para a Taça da Liga de Inglaterra. Mas há mais jogos neste dia.

Saíndo dos campeonatos principais, destaque para a Grécia, com uma jornada da Superliga a ter lugar ainda antes do Natal. Nesta 4ª feira entra em campo o líder, Panathinaikos, que soma 12 vitórias em 13 jogos e ainda não perdeu. No arranque desta segunda fase do campeonato, começa por visitar o Ionikos, último classificado.

Nesta 5ª feira decide-se o último semi-finalista da Taça da Liga, com o Moreirense, que eliminou o Benfica, a receber o Arouca. Quem vencer esta partida, jogará na Final 4 com o vencedor do Sporting-SC Braga.

O jogo grande da semana joga-se em Inglaterra, na EFL Cup. Nada melhor neste regresso à ação que um duelo entre as duas melhores equipas da atualidade, o Manchester City e Liverpool. Ambas as equipas têm estrelas sedentas de futebol, depois de não terem marcado presença no Campeonato do Mundo, como são os casos de Haaland e Salah, pelo que promete ser um grande jogo. Na Premier League já houve duelo entre estes dois emblemas, com o Liverpool a sair vencedor por 1-0, com golo de Salah.

Ainda nesta quinta-feira, 22 de dezembro, há mais jogos da Taça do Rei, com o Celta de Vigo, de Carlos Carvalhal em ação, na visita ao Gernika, mas também o Atlético Madrid.

Nesta 6ª feira estaremos a dois dias do Natal, mas na Turquia e na Escócia isso não significa que se pare de jogar.

No norte do Reino Unido o Rangers entra em ação com uma visita ao Ross County. A equipa de Glasgow está em segundo lugar, mas já longe o líder Celtic, o que significa que não pode dar-se ao luxo de perder mais pontos.

Na Turquia há dois jogos, com destaque para a visita do Basaksehir ao terreno do Umraniyespor, o últimos classificado do campeonato.

Na véspera e dia de Natal, 24 e 25 de dezembro, continua a ação na Turquia, com mais jogos. No sábado destaque para o duelo entre o Trabzonspor, 7º classificado do campeonato, e o líder Fenerbahce, de Jorge Jesus. O mais direto perseguidor da equipa de JJ, o Galatasaray, só joga do domingo, 25 de dezembro, recebendo o Istanbulspor AS, penúltimo classificado da liga turca.