Com a final da Liga dos Campeões, que coroou o Real Madrid, deu-se por finalizada a época do futebol de clubes pela Europa. As equipas regressam ao trabalho daqui por algumas semanas e os primeiros jogos oficiais só devem acontecer no final de julho, mas isso não significa que não haja muito – e bom – futebol para acompanhar. Eis a agenda e os principais jogos e campeonatos para acompanhar.
As próximas duas semanas serão ocupadas com jogos de seleções. Na Europa há Liga das Nações e com 4 jornadas, a começar já esta quarta-feira, 1 de junho, com o Polónia-País de Gales. Portugal entra em ação no dia seguinte, quinta-feira, 2 de junho, e com um jogo grande, o Espanha-Portugal.
A equipa das Quinas volta à ação poucos dias depois, em Alvalade, onde recebe a Suíça, o mesmo palco onde a 9 de junho defronta a República Checa. Na última ronda desta jornada múltipla, a equipa liderada por Fernando Santos viaja até à Suíça para defrontar a seleção local a 12 de junho.
Faltam cerca de seis meses para o Mundial do Catar, mas ainda há três lugares em aberto que vão ser decididos em jogos de playoff espalhados pelo Mundo.
Da Europa falta um representante, adiado devido ao conflito na Ucrânia. Esta seleção defronta a Escócia a 1 de junho e o vencedor terá depois pela frente o País de Gales.
Os outros representante virão de outros playoffs. Do jogo entre Emirados Árabes e Austrália sairá uma equipa para defrontar depois o Perú, numa decisão final para mais um lugar no Catar. E há ainda o Costa Rica-Nova Zelândia, a 14 de junho, que atribui mais uma posição no Mundial de 2022.
Menos entusiasmantes, mas que certamente preencherão a função de encher o calendário do futebol pelo mundo, são alguns jogos particulares de seleções, especialmente da Ásia e América do Sul, livres de quaisquer competições oficiais nesta altura.
Destaque para alguns duelos, como o Coreia do Sul-Brasil, a 2 de junho, e quatro dias depois, o Japão-Brasil. ou ainda o México-Uruguai, a 3 de junho.
Será o campeonato mais interessante para os portugueses a decorrer neste verão. Com quatro treinadores em ação, e todos em grande plano até agora, o Brasileirão promete reunir as atenções dos amantes do futebol. O Palmeiras, de Abel Ferreira, segue na frente a par do campeão Atlético Mineiro e do Corinthians, de Vítor Pereira. Mas Botafogo, de Luis Castro, e Flamengo, de Paulo Sousa, segue apenas três pontos atrás.
Entre os jogos a destacar nas próximas semanas, reter o Palmeiras-Atlético Mineiro, a 5 de junho, o Palmeiras-Botafogo, a 9 de junho, e o Atlético Mineiro-Flamengo, a 19 de junho.
A “Champions” da América do Sul está em plena competição, com o arranque dos oitavos de final, onde estarão presentes quatro equipas lideradas por portugueses.
O jogo mais chamativo – em teoria – opõe o Corinthians, de Vítor Pereira, e o Boca Juniors, da Argentina. O Flamengo de Paulo Sousa defronta o Tolima, da Colômbia, enquando o bicampeão, Palmeiras, de Abel Ferreira, tem pela frente o Cerro Porteño, do Uruguai. Terminar com o Talleres, de Pedro Caixinha, de visita o Colón.
Não é tão interessante quanto o Brasileirão, nem tem as estrelas de outros tempos, mas a MLS não deixa de ter os seus pontos de interesse, até porque muitos jovens que despontam pelos relvados dos Estados Unidos estão na mira de clubes europeus.
Se quiser estar atento é ver os jogos do Atlanta United e estar de olho em Thiago Almada, jovem argentino de 20 anos. Ou Talles Magno, avançado brasileiro de 19 anos e que joga pelo New York City.