A segunda jornada da liga inglesa, para muitos o melhor campeonato do mundo, oferece este fim de semana dois encontros com equipas de topo. Em Inglaterra, o Tottenham recebe o Manchester United, enquanto o Newcastle visita o terreno do campeão em título, o Manchester City. Entre estas quatro equipas, só os spurs não venceram na ronda inicial (empate fora com o Brentford), já as restantes chegam a esta segunda jornada no topo da tabela classificativa, no grupo que lidera a prova com três pontos.
Mas não é só em Inglaterra que há motivos para ficar agarrado à televisão, já que em Itália arranca a Serie A e logo com um duelo que coloca frente a frente dois treinadores portugueses, como irá acontecer no AS Roma-Salernitana, formações orientadas por José Mourinho e Paulo Sousa, respetivamente. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das rondas da liga inglesa e italiana.
Na jornada inaugural, o Tottenham não foi além de um empate a dois golos na deslocação ao terreno do Brentford, enquanto os red devils bateram em casa o Wolves, por 1-0. No caso dos spurs, esta primeira ronda marcou uma nova era na vida da equipa, já que Harry Kane rumou ao Bayern Munique a troco de 100 milhões de euros, ele que era a principal referência do clube nos últimos anos.
Diante do Brentford, James Maddison, uma das principais contratações dos londrinos, fez duas assistências (para Romero e Emerson), as quais não foram suficientes para garantir os três pontos da vitória, já que Mbeumo e Wissa fizeram o gosto ao pé pelos visitados. Em Old Trafford, o Manchester United sentiu muitas dificuldades para bater os Wolves e só chegou à vantagem à passagem do minuto 76, por intermédio de Varane.
Na temporada passada registou-se um empate a dois golos quando os dois conjuntos mediram forças em Londres, com Sancho e Rashford a darem vantagem aos forasteiros, mas Porro e Son voltaram a colocar uma igualdade no marcador. O Tottenham costuma ter bastantes dificuldades em bater o United em casa, como demonstram os cinco duelos mais recentes em que não conseguiu vencer qualquer um (dois empates e três derrotas.
O último triunfo caseiro data de 31 de janeiro de 2018, com uma vitória por 2-0, com golos de Eriksen, que atualmente representa os red devils, e de Phil Jones na própria baliza. Nesta altura, José Mourinho orientava os forasteiros, ele que depois viria também a treinar os londrinos. Historicamente, há um grande equilíbrio entre as duas formações: em 82 encontros disputados na casa do Tottenham, e a contar para a liga inglesa, os spurs venceram 26, os red devils 27 e registaram-se ainda 29 empates.
Para atacar o título esta temporada, o Manchester United reforçou-se com o guarda-redes André Onana, cujo passe foi adquirido ao Inter Milão por 52 milhões de euros, enquanto o médio Mason Mount chegou do Chelsea, a troco de 62 milhões. Rasmus Hojlund, ponta de lança dinamarquês de 20 anos e que é apelidado de “novo Haaland, transferiu-se da Atalanta a troco de 75 milhões de euros. Já nos spurs, as principais contratações foram James Maddison, vindo do Leicester por 46 milhões, o guarda-redes Vicario, ex-Empoli e que custou 20 milhões, e o central Micky van de Ven, ex-Wolfsburgo e que se transferiu por 50 milhões.
Rasmus Hojlund, Malacia e Lisandro Martinez são dores de cabeça para Ten Haag para este duelo, sendo certo que Bruno Fernandes será titular no meio-campo dos red devils. Na formação da casa, Rodrigo Bentancur será a principal ausência, numa altura em que Romero ainda está em dúvida. Fica ainda a saber que de acordo com as odds da Betano.pt, os forasteiros são favoritos à conquista dos três pontos.
Ambos os conjuntos entraram a todo o gás na nova temporada. O campeão City foi ao campo do Burnley vencer por 3-0, com dois golos de Haaland e um de Rodri, enquanto os magpies golearam em casa o Aston Villa, por 5-1, com Tonali, médio contratado ao AC Milan, a marcar na sua estreia, bem como Harry Barnes, vindo do Leicester. Os outros golos foram apontados por Isak (dois) e Wilson, dois avançados que já representavam a equipa na temporada passada.
Os citizens chegam a este encontro no rescaldo de mais uma conquista, isto depois de terem batido o Sevilha na Supertaça Europeia a meio da semana, após a marcação de grandes penalidades (1-1 era o resultado ao cabo de 120 minutos). Recorde-se que na última temporada os azuis de Manchester venceram a liga inglesa, a Champions e a Taça de Inglaterra. Fazer igual ou melhor em 2023/24 não se afigura nada fácil, mas tudo é possível no futebol.
Ilkay Gundogan e Riyad Mahrez, dois jogadores que há muito estavam no Manchester City e que foram importantes em muitas conquistas do clube, saíram neste defeso, com Mateo Kovacic a ser contratado ao Chelsea para ser o substituto do alemão. Entretanto, muito se falou nas últimas semanas na possível saída de Bernardo Silva, mas, pelo menos para já, o médio português mantém-se no plantel.
João Cancelo, que na segunda metade da época transata foi cedido ao Bayern Munique, está de volta a Inglaterra, mas não é certo que permaneça, enquanto o outro português, Rúben Dias, parece de pedra e cal no centro da defesa, apesar da chegada ao clube de Gvardiol, vindo do RB Leipzig, a troco de 90 milhões, o que o coloca com o estatuto de defesa mais caro de sempre.
No Newcastle, também houve entradas importantes, esta que é a segunda temporada do clube com donos sauditas. Barnes chegou do Leicester, por 44 milhões, Tonali trocou o AC Milan pelos magpies por 80 milhões, já o lateral português Tino Livramento, ex-Southampton, foi contratado por 40 milhões. No capítulo das saídas, destaque para a transferência de Allan Saint-Maximin para o Al Ahli, por 27 milhões, clube onde tem como colegas de ataque nomes de peso como Riyad Mahrez e Roberto Firmino.
Na temporada passada, e na primeira volta, o Newcastle empatou em casa com o o City a três golos, isto depois de estar a vencer por 3-1, enquanto em Manchester, os citizens venceram por 2-0, com golos de Foden e de Bernardo Silva. A superioridade recente do City nos últimos anos diante deste adversário não deixa margem para qualquer dúvida, já que os azuis de Manchester vão em 14 vitórias consecutivas em partidas a contar para o campeonato.
Historicamente, a vantagem da equipa da casa também é bastante notória: são 45 triunfos em 76 encontros disputados no seu estádio, para apenas 12 vitórias forasteiras, isto além de 19 empates. O último triunfo do Newcastle na casa do rival foi em setembro de 2000, por 0-1, com o único tento da partida a ser apontado pelo inevitável Alan Shearer. Como curiosidade, de recordar que os magpies eram treinados nesta altura por Bobby Robson, enquanto nos citizens atuava o pai de Erling Haaland, o defesa Alf-Inge Haaland. Para finalizar, fica a saber que o City é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
A Liga italiana 2023/24 inicia-se este sábado, 19 de agosto, sendo, em teoria, o mais equilibrado dos campeonatos europeus de topo, isto se analisarmos o mercado de longo prazo do vencedor final no site da Betano.pt.
O Inter Milão, terceiro classificado na época passada, é apontado como o favorito, mas seguido de perto pelo seu grande rival AC Milan, que terminou em quarto na temporada transata. E logo a seguir, com odds muito semelhantes, surgem o Nápoles, campeão em título, e a Juventus, sétima colocada em 2022/23. Já muito longe no lote de favoritos aparece a AS Roma de José Mourinho e a Lazio, segunda classificada na época passada. Os giallorossi arrancam esta edição do campeonato em casa diante da Salernitana, treinada pelo português Paulo Sousa, que chegou ao comando técnico da equipa a meio da temporada passada, a tempo de evitar a despromoção do conjunto de Salerno.
Se Mourinho aponta a um lugar que dê acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, já Paulo Sousa tem como principal objetivo evitar a descida de divisão. Ambos os conjuntos foram poupados no ataque ao mercado de transferências, isto claro, cada um à sua escala. À capital chegaram, a custo zero, o defesa Evan N’Dicka, ex-Eintracht Frankfurt, e o médio Houssem Aouar, ex-Lyon, e por empréstimo Rasmus Kristensen, central que veio do Leeds United, Renato Sanches, proveniente do PSG, bem como Leandro Paredes, que já tinha jogado no passado pelos romanos. Falta ainda um avançado, uma vez que Abraham vai estar no estaleiro largos meses, devido a uma grave lesão contraída no final da temporada passada. Entre os titulares, há a destacar a saída de Roger Ibañez, por 30 milhões, com destino à liga saudita.
A estreia dos “giallorossi” no campeonato será no domingo, 20 de agosto, frente à Salernitana, no Olímpico de Roma e, em princípio, lá estará Rui Patrício na baliza, para iniciar a terceira temporada ao serviço do clube. O português de 35 anos é um caso raro de longevidade como titular indiscutível: foi dono e senhor da baliza de, respetivamente, Sporting, Wolverhampton e AS Roma ao longo das últimas 16 temporadas, com raríssimas lesões pelo meio. 2023/24 será mais do mesmo? Os atacantes Tammy Abraham e Paolo Dybala e o médio ofensivo Lorenzo Pellegrini continuam a ser as grandes estrelas do plantel.
Na Salernitana chegaram nos últimos dias vários reforços para Paulo Sousa: Chukwubuikem Ikwuemesi, Trivante Stewart e o polaco Mateusz Legowski. Nos próximos dias os italianos devem ainda oficializar as contratações do argentino Martegano (San Lorenzo), González (Juventus) e Mohamed Bayo (Lille).
Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em dez ocasiões a contar para a Serie A, com os romanos a registarem oito vitórias, um empate e uma derrota. Nas cinco duelos disputados na capital, os giallorossi venceram quatro e empataram um, sendo que esta igualdade, a dois golos, aconteceu na temporada transata. Para finalizar fica a saber que os romanos são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.