Os campeonatos páram e dá-se o lugar às seleções. Portugal entra duas vezes em campo, com um jogo a contar para o apuramento para o Mundial de 2022. Mas o destaque da agenda da semana vai para a Liga das Nações.
A semana arranca de forma mais lenta, com pouco futebol. Os principais campeonato estão parados, mas é possível encontrar alguma ação nas ligas sul-americanas ou asiáticas.
Noutros campos, destaque para o arranque do Indian Wells Masters, um dos torneios de ténis mais importantes do ano, sendo mesmo conhecido como o “quinto Grand Slam”. Sem Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal presentes, a grande questão é quem vence este torneio? Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev são os principais nomes do quadro masculino.
A NBA está a chegar, mas para já é altura de Pre Season. As principais equipas vão afinando as estratégias para que esteja tudo a postos para o arranque da temporada, a 19 de outubro.
Quem sucederá a Portugal como novo campeão da Liga das Nações? Itália, Espanha, Bélgica e França são as seleções em competição e as Odds são bastante equilibradas, com diferença de apenas 0.60 pontos entre as quatro equipas.
A Itália parte como favorita, ou não fosse campeã da Europa, mas para chegar à final terá de começar por derrotar um dos adversários mais complicados, a Espanha, a quem só conseguiu vencer por uma vez nos últimos 10 anos.
Ainda nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, há Brasileirão, com muitas equipas em campo. Destaque na agenda para o encontro entre extremos, com o Atlético Mineiro, líder incontestado, a visitar o terreno da Chapecoense, que só venceu um dos 23 jogos do campeonato.
Dia de segunda meia-final da Liga das Nações, um Bélgica-França, um duelo entre vizinhos sempre interessante, ou não se tivessem estas duas seleções defrontado por 75 ocasiões na história, com 25 vitórias para os franceses e 30 para os belgas.
No Brasil, continua a jornada do campeonato, com o Palmeiras, de Abel Ferreira, a visitar o terreno do América de Minas Gerais.
Nesta sexta-feira, 8 de outubro, arranca mais uma jornada de qualificação para o Mundial de 2022. Portugal não entra em campo neste dia, mas há muito futebol para ver, como destaque para o Alemanha-Roménia ou o Rep. Checa-País de Gales.
Na zona americana, o Uruguai recebe uma Colômbia a precisar de pontos para entrar na zona de apuramento e há um Paraguai-Argentina, sempre emotivo. O Brasil visita a Venezuela no jogo teoricamente mais fácil da jornada, ou não estivessem os canarinhos em primeiro, só com vitórias, e a Venezuela em último.
Mais uma ronda de jogos rumo ao Mundial, ainda que sem grandes jogos no calendário. Destaque para o Escócia-Israel e o Suíça-Irlanda do Norte.
Portugal também joga, mas um particular frente ao Catar. Pouco mais de um mês depois de um primeiro encontro entre as duas seleções, que acabou com a vitória de Portugal por 1-3, as duas equipas voltam a defrontar-se, num duelo que deve ser ideal para Fernando Santos testar mais alguns jogadores, com vista ao jogo a sério, com o Luxemburgo, três dias depois.
Domingo reservado na agenda para os jogos finais da Liga das Nações, que se disputa em Itália. Às 14h00, em Turim, entram em campo as equipas derrotadas nas meias-finais, para o jogo do 3º e 4º lugar, e às 19h45, no San Siro, em Milão, joga-se a grande final.