A I Liga portuguesa regressou há cerca de duas semanas e já foram realizados 18 jogos, de duas jornadas, o suficiente para analisar alguns números e tendências.

Mudanças no topo; tudo na mesma na zona de despromoção

Antes de analisar as estatísticas, é importante olhar para o aspecto prático destas duas jornadas. O FC Porto continua líder, apesar da derrota em Famalicão, agora com uma vantagem de apenas um ponto para o Benfica, que ainda não venceu. Quem também ainda não venceu foi o SC Braga, que soma duas derrotas e tem agora a companhia do Sporting no terceiro lugar. O maior salto no topo foi dado pelo Famalicão que somou seis pontos e passou do 7º para o 5º lugar. No fundo da tabela, o Aves continua em último lugar, com os mesmos 13 pontos, enquanto o Portimonense, 17º classificado, já somou quatro pontos desde a retoma, mas continua a cinco dos primeiros emblemas acima da da linha de água, o Paços de Ferreira e o Marítimo.

Duas jornadas em números

Olhando para os 18 jogos que já foram realizados desde 3 de junho, relativos à 25ª e 26ª jornada, vemos que o número de vitórias em casa, vitórias fora de casa e empates foi dividido de forma perfeita: seis vitórias das equipas da casa, seis vitórias para quem joga fora e seis empates.

I Liga

Em termos de percentagem, e comparando com a restantes 24 jornadas antes da paragem, a percentagem de vitórias em casa desceu de 39,8% para 33,3%; as vitórias fora de casa também desceram, mas menos, de 34,3% para 33,3%. Quem “ganhou” com tudo isto foram os empates que viram a percentagem subir bastante, de 25,9%, antes da paragem da I Liga, para 33,3% nestas duas jornadas.

Em termos de golos também há alterações. Há menos golos em casa – 1,28 vs 1,17 – e mais golos das equipas de jogam como visitante – 1,13 vs 1,22. Em geral a diferença é mínima, mas ainda assim há uma diminuição no número médio de golos: 2.42 por jogo entre a jornada 1 e a jornada 24, e 2,39 golos nas jornadas 25 e 26.

I Liga: jornada 27 a começar

A 27ª jornada da I Liga arranca já esta segunda-feira e estende-se até sexta-feira, dia 19. Marítimo e Gil Vicente abrem as hostilidades, com os madeirense a precisarem de uma vitória para consolidarem uma posição tranquila na tabela.

Seguem-se Santa Clara e Portimonense e o Desp. Aves – FC Porto, na terça-feira. Na quarta-feira tem lugar um dos jogos grandes da jornada, com o Rio Ave a receber o Benfica, sedento de quebrar uma série negativa. O Sporting entra em campo na quinta-feira, frente ao Tondela, e para sexta-feira está reservado outro grande confronto, com o Famalicão a receber o SC Braga.