O FC Porto joga a sua continuidade nesta edição da Liga dos Campeões, no dia 12 de março, terça-feira, em Londres, contra o Arsenal, na segunda mão dos oitavos de final da prova. À mesma hora, o FC Barcelona recebe o Nápoles e na quarta-feira é a vez dos duelos Atlético Madrid-Inter Milão e Borussia Dortmund-PSV. Podes apostar nestes grandes duelos no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão da prova.

O FC Porto apurou-se para esta fase com todo o mérito, ao terminar em segundo lugar no grupo H, com os mesmos 12 pontos que o líder FC Barcelona, e com 15 golos apontados e oito sofridos. No Dragão, o FC Porto perdeu com os catalães (0-1) e bateu o Antuérpia (2-1) e Shakhtar Donetsk (5-3). Como visitante, triunfou nos terrenos dos belgas (1-4) e ucranianos (1-3) e foi derrotado pelo Barça, por 2-1.

No casos dos gunners, estes venceram o grupo B, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), à frente do PSV, que terminou com nove pontos, do Lens, com oito, e do Sevilha, com apenas dois. Em Londres, o Arsenal venceu PSV (4-0), Sevilha (2-0) e Lens (6-0), enquanto como equipa forasteira perdeu em França (2-1), empatou nos Países Baixos (1-1) e derrotou o Sevilha em Espanha, por 1-2.

FC Porto atrás de resultado inédito em Londres

Os azuis e brancos são a única equipa portuguesa ainda em prova e têm pela frente um duro teste nesta segunda mão dos oitavos de final da Champions, diante do Arsenal, isto depois de terem derrotado os londrinos, no Dragão, por 1-0, com golo de Galeno, aos 90+4.

Até ao momento, FC Porto e Arsenal defrontaram-se em sete ocasiões, com cada equipa a registar três triunfos e houve ainda um empate. Em 2006/07, os gunners venceram em casa por 2-0 e registaram um nulo no Dragão, isto em partidas da fase de grupos da Champions.

Em 2008/09, e novamente nesta ronda da prova, mediram forças com o Arsenal e a formação londrina venceu por 4-0 no Emirates Stadium, mas no Porto, os azuis e brancos foram melhores e derrotaram este adversário por 2-0. Em 2009/10, e nos oitavos de final da prova milionária, os pupilos de Jesualdo Ferreira venceram a primeira mão por 2-1, com golos de Falcao e Varela (Sol Campbell marcou para os visitantes), mas no segundo jogo foram goleados em Londres, por 5-0.

Ou seja, em três jogos disputados na casa do Arsenal, os dragões registaram outras tantas derrotas, sofreram 11 golos e não balançaram as redes do adversário. Posto isto, e para rumarem aos quartos de final da prova, o FC Porto terá que conseguir um resultado inédito e isso passa por vencer, ou empatar. Em caso de derrota, e com diferença de um golo, será necessário disputar um prolongamento e, depois, em caso de necessidade, recorrer ao desempate através da marcação de grandes penalidades.

Em 23 deslocações a estádios ingleses, os azuis e brancos registam uma vitória, três empates e 19 derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu em 2020/21, diante do Chelsea (0-1), com o único golo da partida a ser apontado por Mehdi Taremi, aos 90+4. Já o Arsenal, em dez duelos diante formações lusas, como equipa visitada, apresenta sete triunfos, duas igualdades e um desaire, este diante do Benfica, após prolongamento, e por 1-3, em 1991/92.

A título individual, destaque para os cinco golos de Galeno e os quatro de Evanilson na competição, enquanto no capítulo das assistências os nomes a reter são Galeno (três) e Pepê, este com dois passes certeiros. Nos forasteiros, as principais ameaças para a baliza de Diogo Costa são Gabriel Jesus (quatro golos e duas assistências) e Saka, com três golos e quatro assistências. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.

Os outros jogos da ronda

Na terça, dia 12, além do já referido FC Porto-Arsenal, o FC Barcelona recebe o Nápoles, naquela que é apenas a terceira eliminatória entre os dois conjuntos, a segunda desde que Diego Maradona nos deixou, ele que foi idolatrado em Nápoles e uma das maiores estrelas que passou pelos culé. Na primeira mão, em Nápoles, registou-se um empate a um golo, com Robert Lewandoski dar vantagem aos catalães, aos 60 minutos, mas aos 75’, Victor Osimhen fez o resultado final.

Em 2019/20, meses antes do falecimento de El Pibe, registaram-se os primeiros duelos entre espanhóis e italianos, nos oitavos de final da Champions: empate a um golo no Sao Paolo e vitória catalã em casa por 3-1. Em 2021/202, agora na Liga Europa, o Barça voltou a ser superior e, apesar do empate na Catalunha (1-1) na primeira mão, a formação blaugrana deu a volta à eliminatória no segundo duelo, com triunfo forasteiro por 4-2. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os pupilos de Xavi partem como favoritos, segundo as odds da Betano.pt.

Na quarta-feira, o Inter Milão, líder da Serie A, desloca-se a Espanha para medir forças com o Atlético Madrid e é favorito à vitória nesta segunda mão dos oitavos de final, segundo as odds da Betano.pt. Esta partida marca o reencontro de Diego Simeone com o seu antigo clube, ele que representou os nerazzurri duas temporadas (1997/98 e 1998/99), depois de três épocas ao serviço dos colchoneros. Os italianos vão defender a magra vantagem trazida da primeira mão, partida em que venceram por 1-0, com golo de Marko Arnautovic, aos 79 minutos. No outro encontro da noite, o Borussia Dortmund parte como favorito para a receção ao PSV, isto depois de um empate a um golo registado no primeiro jogo, nos Países Baixos.