O Sporting viaja até Londres para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, depois de ter empatado em casa com o Arsenal, a dois golos. Com este resultado, os leões estão obrigados a vencer a partida, para garantir o apuramento para os quartos da prova. Outro empate leva a decisão para o prolongamento e, no limite, para a marcação de grandes penalidades. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da eliminatória, e fica desde já a saber que os gunners são favoritos à vitória.
Na primeira mão, os leões realizaram uma excelente exibição e o empate sabe a pouco, tendo em conta a performance dos comandados de Rúben Amorim. Os londrinos adiantaram-se no marcador aos 22 minutos, por Saliba, mas pouco depois Gonçalo Inácio restabeleceu a igualdade. Aos 61’, Paulinho deu vantagem ao Sporting, mas um autogolo de Morita fez o resultado final. Esta foi a primeira vez que os leões marcaram diante dos gunners, algo que não conseguiram fazer nos anteriores quatro embates: em 1969/1970, na Taça das Cidades com Feira e, em 2018/2019, na Liga Europa.
Ambos os conjuntos chegam a este duelo da segunda mão na sequência de vitórias por 3-0: os londrinos fora diante do Fulham, de Marco Silva, já os leões bateram em casa o Boavista pelo mesmo resultado. O Arsenal é primeiro, com 66 pontos, mais cinco que o Manchester City, enquanto o Sporting é quarto classificado, com 50, menos 15 que o líder Benfica.
Esta temporada, o Sporting já jogou em Londres, contra o Tottenham, em partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, e os leões saíram da capital inglesa com um empate a um golo. Já o Arsenal, nos três encontros realizados como equipa visitada na Liga Europa, venceu os três e não sofreu qualquer golo. Para este encontro, Rúben Amorim não pode contar com Coates e Morita, suspensos por acumulação de cartões amarelos, enquanto Bellerin falha o reencontro com a antiga equipa. Nos visitados, Arteta tem ao seu dispor as suas principais armas.
O Sporting pode inspirar-se no seu registo contra clubes ingleses em eliminatórias da Liga Europa e Taça UEFA disputados este século. O ponto mais alto foi a eliminação do Manchester City, formação que também liderava a Premier League e, curiosamente, essa eliminatória da temporada de 2011/12 ocorreu igualmente em março e também nos oitavos de final da Liga Europa. Depois de uma vitória por 1-0 em Alvalade, com o célebre golo de calcanhar de Xandão, os verdes e brancos perderam por 2-3 em Manchester, tendo valido a regra dos golos fora, que na altura ainda vigorava.
Dois anos antes, em 2009/10, o Sporting eliminara o Everton nos 16 avos-de-final da Liga Europa (derrota fora por 1-2 e triunfo em Portugal por 3-0) e em 2007/08 tinha deixado pelo caminho o Bolton, nos oitavos de final da Liga Europa (1-1 fora e 1-0 em Alvalade). Já em 2004/05, na caminhada até à final da Taça UEFA, eliminou o Middlesbrough nos oitavos de final (triunfo por 3-2 fora e por 1-0 em casa) e o Newcastle nos quartos de final (derrota por 0-1 em Inglaterra e vitória por 4-1 em Lisboa). Ou seja, nas cinco eliminatórias com emblemas britânicos que disputou no século XXI na Liga Europa/Taça UEFA, o Sporting seguiu sempre em frente.
O histórico global das eliminatórias diante de ingleses em todas as competições europeias é também amplamente favorável ao Sporting, com oito passagens em 11 confrontos. Curiosamente, o Arsenal foi uma das exceções negativas, tendo eliminado os verdes e brancos em 1969/70, na Taça das Cidades com Feiras (0-0 em Alvalade e 3-0 em Londres).
Mais recentemente, Sporting e Arsenal encontraram-se na fase de grupos da Liga Europa de 2017/18, com vitória inglesa em Lisboa por 1-0 e empate sem golos no Emirates, tendo ambas as equipas seguido em frente na competição. Ao todo, nos cinco desafios oficiais que disputaram até hoje, houve dois triunfos dos britânicos e três empates.
Nos outros jogos dos oitavos de final da Liga Europa, destaque para as deslocações de Manchester United e AS Roma aos campos do Bétis de Sevilha e da Real Sociedad, respetivamente. Ingleses e italianos partem para este segundo confronto com vantagens confortáveis, mas não decisivas. Bruno Fernandes e companhia venceram por 4-1 na primeira mão, enquanto os pupilos de José Mourinho bateram em casa os bascos por 2-0. Segundo as odds da Betano.pt, red devils e Real Sociedad são favoritos ao triunfo, assim como é o Fenerbahçe na receção ao Sevilha, sendo que os turcos têm uma tarefa difícil, já que perderam por 2-0 em Espanha, a semana passada. Na Liga Conferência, os jogos de maior cartaz são o Az Alkmaar-Lazio, o Sivasspor-Fiorentina e o Anderlecht-Villarreal e em todos os eles os conjuntos da casa estão melhor cotados para chegar ao triunfo.