O Sporting viaja até Itália para defrontar a Atalanta, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa, já o Sturm Graz recebe em casa o Raków. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da ronda, e fica desde já a saber que italianos e austríacos são favoritos à vitória nos respetivos encontros.
À entrada para a quinta jornada, a Atalanta lidera o grupo D, com dez pontos, à frente do Sporting, com sete, do Sturm Graz, com quatro, e do Raków, com apenas um. Se os leões vencerem em Bérgamo, colam-se aos italianos no topo da classificação, mas se em contrapartida perderem, podem ser apanhados pelo Sturm Graz, sendo que estes dois conjuntos irão medir forças em Alvalade, na última ronda, partida que pode ser uma autêntica final no que se refere a quem termina no segundo lugar, posição que garante a passagem à fase a eliminar da competição.
Na primeira jornada, o Sporting arrecadou uma importante vitória no terreno do Sturm Graz, por 2-1, com a reviravolta no marcador a acontecer nos últimos quinze minutos de jogo: Gyökeres (76’) e Diomande (84’) garantiram o triunfo português. Na segunda ronda, os leões receberam em Alvalade a Atalanta e perderam por 1-2. Scalvini e Ruggeri abriram uma vantagem de dois golos para os forasteiros, mas Gyökeres ainda reduziu aos 76 minutos.
Na terceira jornada, os leões defrontaram o Raków na Polónia, equipa que até esse momento registava dois desaires (fora com a Atalanta (2-0) e em casa diante do Sturm Graz (0-1). A partida ficou marcada pela expulsão de Gyökeres, logo aos oito minutos, o que fez com que o avançado falhasse o jogo a seguir da prova. Ainda assim, os leões adiantaram-se no marcador por Coates, aos 14’, e conseguiram resistir até aos 79’, altura em que os visitados empataram.
Nesta terceira ronda, enquanto o Sporting empatava na Polónia, o Sturm Graz fazia o mesmo em casa frente à Atalanta (2-2), num jogo em que estiveram a perder por 2-1 até aos 80 minutos. Na jornada anterior, os pupilos de Rúben Amorim receberam e venceram o Raków, por 2-1, com bis de Pote, já a Atalanta bateu no seu estádio os austríacos por 1-0 – golo do defesa Djimsiti, no arranque da segunda parte.
Os dois conjuntos já se defrontaram em seis ocasiões, com o saldo a ser positivo para a formação transalpina: três vitórias contra duas do Sporting e registou-se ainda um empate. O último triunfo dos leões data de 1963, quando derrotou este adversário por 3-1, nas Taças das Taças, competição que viria a conquistar nessa época. Em 16 deslocações a Itália, o Sporting ainda não conquistou qualquer triunfo – foram quatro empates e 12 derrotas.
Para este importante embate, Amorim tem ao seu dispor os seus habituais titulares, já Gasperini, além de ter perdido em casa no último fim de semana diante do Nápoles (1-2), viu ainda a lista de lesionados da equipa aumentar. Zappacosta e Kolasinac saíram dessa partida lesionados, juntando-se desta forma aos centrais Rafael Tolói e José Palomino, que se encontram a recuperar de lesões musculares.
No Grupo A, West Ham e Friburgo, que lideram com nove pontos, podem garantir desde já a passagem à próxima fase, caso vencem o Topola e o Olympiakos, respetivamente. No B, Marselha, com oito, e Brighton, com sete, também podem se juntar aos qualificados, isto em caso de triunfos diante de AEK e Ajax.
No C, o Sparta Praga, terceiro, com quatro pontos, recebe o líder Bétis, com nove, e, caso queira sonhar com a qualificação, terá que vencer e esperar uma escorregadela do Rangers, segundo, com sete pontos, diante do Aris Limassol. No E, Liverpool e Toulouse só dependem deles para terminar nos dois primeiros lugares, o mesmo acontecendo com Rennes e Villarreal no F.
No G, Slavia Praga e AS Roma, ambos com nove, estão na luta pelo primeiro lugar, mas os checos têm vantagem no confronto direto com a equipa de Mourinho, por isso, os romanos esperam um deslize do adversário no terreno do Sheriff, enquanto tentam vencer fora o Servette, na Suíça. No grupo H, o Bayern Leverkusen, a única equipa com registo 100% vitorioso até ao momento, está confortável na liderança, enquanto Qarabag e Molde, ambos com seis pontos, disputam o segundo posto.
Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com nove triunfos – Sevilha (5), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintracht Frankfurt), com um troféu cada. A Liga Europa tem ainda o aliciante de garantir uma vaga na Liga dos Campeões para o vencedor da prova.