É o clássico mais mediático da Bundesliga nos últimos anos e sábado, dia 6 de março, às 17h30, vai ter mais um capítulo e com muitos craques em ação. Separados na classificação por quatro posições e 13 pontos, os jogos entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund costumam ser grandes espetáculos. Pode ver e Apostar ao Vivo neste jogo com o LiveStream da Betano e saiba desde já que os bávaros são favoritos nas odds

Habituado a destruir os adversários, o Bayern Munique tem perdido mais pontos do que é normal nesta edição da liga alemã, mas ainda assim ocupa o primeiro lugar, com apenas mais dois pontos que o Leipzig. Já o Borussia Dortmund está, mais uma vez, arredado de uma eventual discussão do título, quedando-se pela quinta posição. Os dois clubes dividem entre si os últimos 11 títulos de campeão, sendo que o conjunto da Baviera vai atrás do nono consecutivo. A hegemonia do Bayern só não é maior, porque o rival venceu a Bundesliga em 2010/11 e 2011/12.

Jogo com muitos golos em vista

Na primeira volta, os campeões foram a Dortmund vencer por 3-2 e, se olharmos para os confrontos mais recentes entre os dois rivais, chega-se à conclusão que é normal haver muitos golos nestes duelos. No início da temporada disputaram a Supertaça e, mais uma vez, o resultado foi 3-2 favorável aos comandados de Hans Flick. Nas últimas cinco vezes que se defrontaram para a liga alemã, em Munique, houve outras tantas goleadas e todas a favor da formação caseira. 4-0, 5-0, 6-0, 4-1 e 5-1 foram os resultados desses jogos.

craques livestream

Além deste histórico, de referir ainda que nas últimas cinco partidas a atuar como equipa visitada na liga alemã, o Bayern venceu quatro e empatou uma, sendo que em quatro desses jogos marcou pelo menos três golos e sofreu golos em todos eles. Já o Borussia Dortmund, nas últimas cinco saídas, ganhou apenas dois jogos e averbou três desaires, sendo que nessas cinco partidas houve sempre, pelo menos, três golos.

Os craques do futuro

Jadon Sancho era, até à chegada de Erling Haaland à liga alemã, o nome mais sonante entre os novos craques que brilham na Bundesliga. Aos 20 anos, o extremo inglês rumou a Dortmund há três épocas, vindo do Manchester City. Cobiçado por vários clubes, vale 100 milhões de euros e lidera a nova geração de jogadores que fazem parte do plantel da equipa. A seu lado no ataque, tem o possante avançado norueguês Haaland, de 20 anos, que trocou o Red Bull Salzburgo pelo Borussia Dortmund, ao serviço de quem cumpre a segunda temporada. Apresenta esta época 26 golos em 27 jogos. 

Não tão mediáticos como Sancho e Haaland, mas ainda assim com presença regular no onze inicial da equipa de Dortmund, encontramos Renier, o brasileiro de 19 anos ex-Flamengo que foi contratado pelo Real Madrid por 30 milhões e emprestado ao conjunto alemão, o norte-americano Giovanni Reyna, de 18 anos, e que é habitual titular, e o jovem prodígio Youssoufa Moukoko, de 16 anos, que se tornou o mais novo de sempre a marcar na Bundeslisga. Aconteceu na derrota do Borussia Dortmund com o Union Berlim (2-1), na 13.ª jornada, em dezembro de 2020. Além destes, destaque ainda para Bellingham, que aos 17 anos tornou-se o mais jovem jogador inglês de sempre a atuar na Liga dos Campeões. 

Se esta aposta em jovens craques pelo Borussia Dortmund já é sobejamente conhecida, nos últimos tempos o Bayern Munique tem seguido a mesma estratégia. Renato Sanches foi, provavelmente, a primeira tentativa, a qual não correu bem. Depois, seguiu-se a contratação do canadiano Alphonso Davies, de 20 anos, e que desde a temporada passada ganhou um papel de destaque no onze inicial dos bávaros, tendo sido peça fundamental na caminhada triunfante na Liga dos Campeões de 2019/2020.

A nova jovem estrela dos bávaros, nesta temporada, tem sido Jamal Musiala, médio ofensivo de 18 anos que recentemente se tornou no jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Bayern Munique na Liga dos Campeões. Segundo o “The Athletic”, o Benfica tentou garantir a contratação do jogador, antes de este rumar à Alemanha. Quem se estreou na Bundesliga na última ronda, foi o português Tiago Dantas, que rumou ao Bayern por empréstimo das águias, sendo que os alemães têm opção de compra, caso queiram adquirir em definitivo o futebolista luso. O médio entrou perto do fim na vitória dos campeões alemães frente ao Colónia, por 5-1. Para a próxima temporada, o clube já adquiriu mais um diamante por lapidar, o médio austríaco Emilian Metu, de 17 anos, proveniente do St. Polten. No sábado, quais serão os jovens jogadores a fazer a festa: os do Bayern ou os do Borussia?