O Arsenal venceu facilmente na deslocação ao terreno do Leeds United, por 4-1, em jogo da 18ª jornada da Premier League e que teve a participação dos portugueses Cédric Soares e Nuno Tavares. Com este resultado, os comandados de Mikel Arteta garantem o 4º lugar no campeonato até ao Natal, posição que permite disputar a próxima edição da Liga dos Campeões, que é o principal objetivo dos londrinos esta época.

É a primeira vez, desde o Wimbledon em1996/97, que uma equipa chega ao Natal nesta posição, depois de ter perdido os primeiros três jogos da liga. De facto, os gunners entraram com o pé esquerdo na edição deste ano do melhor campeonato do mundo. Na jornada inaugural perderam fora com o recém-promovido Brentford (0-2), depois seguiu-se uma derrota caseira frente aos rivais do Chelsea, outra vez por 0-2, mas o pior ainda estava por vir. Na terceira ronda, levaram 5-0 do Manchester City, no Etihad Stadium. Isto deu um total de nove golos sofridos e nenhum marcado nas três primeiras jornadas da Premier League.

Jogo com Leeds entra na história da liga inglesa

Por esta altura, só se falava no mais que certo despedimento de Mikel Arteta e fazia-se piadas sobre a contratação de Aaron Ramsdale, por 35 milhões. É que o guarda-redes inglês tinha descido de divisão nas duas temporadas anteriores, com clubes diferentes: Bournemouth e Sheffield United. Seria o Arsenal a próxima vítima da “maldição” de Ramsdale? 

Seguiram-se três vitórias consecutivas, uma delas frente ao maior rival, o Tottenham, e depois dois empates. Em novembro, após mais uma sequência de três triunfos, outra goleada sofrida: 4-0 frente ao Liverpool. Nos últimos cinco jogos na liga inglesa, o Arsenal apresenta três vitórias e dois desaires, para um total de 10 vitórias, dois empates e seis derrotas no campeonato, 27 golos marcados e 23 sofridos.

A aposta de Mikel Arteta na juventude está a dar os seus frutos, como se viu, por exemplo, frente ao Leeds. Pela primeira na história da liga inglesa, três jogadores com 21 anos, ou menos, marcaram no mesmo encontro.  Falamos de Gabriel Martinelli (20), Bukayo Saka (20) e Emile Smith Rowe (21). Além disto, 50 por cento dos golos marcados pelos londrinos na liga foram da autoria de futebolistas com 21 anos ou menos – 13 em 26 -, algo que não se via na competição desde o Leeds, de 1999/00, nessa altura com 65 por cento.

Custaram milhões ao Arsenal, mas não contam para Arteta

Esta goleada frente ao Leeds, que na última jornada tinha levado sete do Manchester City, permitiu ainda ao Arsenal chegar aos sete mil golos na Premier League, feito que só Everton e Liverpool já tinham alcançado. Os bons resultados da equipa não podem ser dissociados ao facto de Arteta ter, pelos vistos, encontrado o seu onze inicial. É que há seis anos que os gunners não repetiam os mesmos futebolistas em quatro jogos seguidos, como aconteceu agora. 

E isto tudo está a acontecer numa altura em que a contratação mais cara da história do Arsenal não sai do banco de suplentes (Nicolas Pépé custou 80 milhões) e Pierre-Emerick Aubameyang (contratado por 60 milhões ao Borussia Dortmund, em 2018) foi afastado da equipa por problemas disciplinares. Aliás, desde o início da última temporada que os londrinos venceram mais jogos sem ele (58%), do que com o gabonês na equipa (47%).