A Liga dos Campeões está de regresso esta terça-feira, 22 de fevereiro, e quarta-feira, 23 de fevereiro, com a realização dos últimos quatro jogos da primeira mão dos oitavos de final. Podes apostar nestes grandes desafios no site da Betano.pt, sendo que o prato forte para os adeptos portugueses é o Benfica-Ajax. Vamos ter ainda o Chelsea-Lille, o Villarreal-Juventus e o Atlético de Madrid-Manchester United.
Apesar de jogar fora de casa, o favoritismo no site da Betano.pt recai no Ajax. Da última vez que jogaram em Lisboa, em setembro de 2021, os holandeses ganharam por 5-1 ao Sporting, mas o Benfica pode contrapor e lembrar à formação de Amesterdão que esta temporada já ganhou em casa por 3-0 ao FC Barcelona. De resto, foi a boa prestação do Benfica na Luz que lhe valeu a qualificação para os oitavos de final, pois dos oito pontos que somou na fase de grupos, seis foram na condição de anfitrião. Os encarnados terminaram em segundo lugar, atrás de um fantástico Bayern Munique, que venceu os seis jogos, mas eliminando o FC Barcelona.
O Ajax fez no grupo do Sporting o que o Bayern Munique conseguiu no grupo do Benfica, ou seja, ganhou todas as partidas e com um incrível saldo de 20 golos marcados e 5 sofridos, tendo sido a segunda formação mais concretizadora, atrás precisamente do colosso alemão, que apontou 22. De resto, o Ajax é a segunda equipa que marca mais golos entre as formações pertencentes aos dez principais campeonatos europeus. São já 108 golos em 33 partidas oficiais e melhor, só o Bayern Munique, com 108 golos em 32 encontros.
Darwin Núñez foi o melhor marcador do Benfica na fase de grupos, com três golos, e já soma 23 golos em 28 encontros oficiais na época em curso. Rafa também se destacou com algumas excelentes exibições na Champions, esperando os adeptos do Benfica que o avançado português apareça ao seu melhor nível neste jogo. No Ajax, as grandes figuras na Champions têm sido o ponta de lança costa-marfinense Sébastien Haller (já apontou dez golos e é o melhor marcador da competição) e o extremo brasileiro Antony, que somou dois golos e quatro assistências na fase de grupos e protagonizou fantásticas exibições.
Enquanto o Benfica é terceiro classificado no campeonato português (empatou no reduto do Boavista a dois golos no passado fim de semana), o Ajax lidera na Holanda, com mais cinco pontos do que o PSV Eindhoven, segundo classificado, tendo batido na última ronda o Willem II, por 1-0.
Será o oitavo jogo oficial entre Benfica e Ajax, sempre na Taça/Liga dos Campeões e a superioridade tem sido holandesa, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota, que curiosamente surgiu no primeiro jogo, em 1969. Até hoje os dois clubes encontraram-se em duas eliminatórias, com o Ajax a levar a melhor (1968/69 e 1971/72). Na fase de grupos da temporada de 2018/19 os holandeses também se superiorizaram, com uma vitória em casa e um empate na Luz. De resto, acabariam por chegar às meias-finais nessa edição, enquanto o Benfica ficou pela fase de grupos.
Poucos dias depois de ter conquistado o Mundial de Clubes, o Chelsea volta a entrar em campo para uma grande competição internacional, sendo amplamente favorito na receção ao Lille. Os “blues” terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões na segunda posição, com 13 pontos, menos dois do que a líder Juventus. E no campeonato inglês, que chegou a liderar, está agora na terceira posição, a 13 pontos do Manchester City, primeiro colocado, embora tenha menos uma partida do que a formação de Pep Guardiola. No passado sábado, venceu no reduto do Crystal Palace, por 1-0, golos de Ziyech, aos 89 minutos.
Os franceses são a equipa mais portuguesa do campeonato gaulês, contando nas suas fileiras com os centrais José Fonte (totalista nesta edição da Champions e nas 25 jornadas da Liga francesa) e Tiago Djaló (participou em cinco dos seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões) e ainda com os médios Xeka (igualmente cinco desafios) e Renato Sanches (quatro jogos). Curiosamente, nenhum dos portugueses marcou ou assistiu nos sete golos apontados pelo Lille na fase de grupos. Os atuais campeões franceses foram primeiros classificados, com 11 pontos, mais um do que o RB Salzburg. Já na Liga doméstica, encontram-se num impensável 10º lugar, depois de na temporada passada terem batido o PSG na luta pelo título.
Timo Werner, com três golos, é o melhor marcador do Chelsea nesta edição da Liga dos Campeões, mas se estendermos a análise para a totalidade dos jogos oficiais de 2021/22, a liderança cabe a Lukaku, que apesar da época mais apagada, faturou por dez ocasiões. No lado do Lille, o avançado canadiano Jonathan David é o melhor artilheiro, com 15 golos oficiais, dos quais três na Liga dos Campeões.
Será o terceiro confronto oficial entre Chelsea e Lille. Nos outros dois, os “blues” levaram a melhor, por 2-1, na fase de grupos da Champions de 2019/20.
Este é o jogo com odds mais equilibradas dos oitavos de final da Liga dos Campeões, de acordo com o site da Betano.pt, com a possibilidade de vitória para cada equipa muito aproximada. O Villarreal só conseguiu o acesso a esta edição da maior competição europeia de clubes porque foi o vencedor da Liga Europa na temporada transata, mas a verdade é que realizou excelente fase de grupos, somando 10 pontos no Grupo F, terminando em segundo lugar, a apenas um ponto do líder Manchester United, e “atirando” a Atalanta para a Liga Europa. No campeonato espanhol, ocupa o sexto lugar, mas a apenas três pontos do quarto colocado, última de acesso à Liga dos Campeões. Na última ronda, bateu o Granada por 4-1, fora de casa.
Gerard Moreno é o melhor marcador do Villarreal na época em curso, com 11 golos oficiais, mas o avançado espanhol tem estado apagado na Champions, onde só faturou numa ocasião.
A Juventus tem alternado uma magnífica Champions – terminou o seu grupo no primeiro lugar, à frente do Chelsea, com cinco vitórias e uma derrota – com um sofrível campeonato italiano (quatro lugar, a nove pontos do líder AC Milan). No entanto, é indesmentível uma assinalável melhoria da “vechia signora” nas últimas semanas, com dez vitórias, cinco empates e apenas uma derrota nos últimos 15 encontros oficiais. Para tal, muito contribuiu a subida de forma de Paulo Dybala, autor de seis golos nesse período.
O avançado argentino é o melhor marcador da Juventus na Liga dos Campeões, com três golos, e em toda a época, com 12 golos, mas não poderá defrontar o Villarreal, devido a lesão no jogo do passado fim de semana, do campeonato. Nesta última partida houve “marcha-atrás” dos “bianconeri” na melhoria de resultados, com a equipa a não ir além de uma igualdade em casa (1-1) com o Torino, rival da sua cidade. Será a primeira vez que Villarreal e Juventus vão defrontar-se. Quem levará a melhor?
Um dos jogos mais interessantes destes oitavos de final, entre duas equipas que jogam boa parte das aspirações na Liga dos Campeões, em face dos maus campeonatos nacionais que estão a realizar, encontrando-se ambos no quarto lugar. As odds do site da Betano.pt atribuem ligeiro favoritismo ao Atlético de Madrid, que vai querer aproveitar o fator-casa.
Recorde-se que o Atlético de Madrid deixou o FC Porto de fora desta fase da Liga dos Campeões, ao vencer por 3-1 no Dragão, na última jornada, o que lhes valeu a passagem no segundo lugar, atrás do Liverpool FC. O Manchester United terminou o seu grupo na primeira posição, à frente do Villarreal e da Atalanta.
Dois jogadores portugueses têm sido as grandes figuras do Manchester United nesta Champions. Bruno Fernandes já realizou seis assistências na competição, o que o coloca como líder neste item, com mais um passe para golo do que Antony (Ajax). O médio está em grande forma e foi um dos melhores em campo na vitória dos “red devils” por 4-2 em casa do Leeds United, no passado domingo, com um golo e uma assistência.
Já a Liga dos Campeões que continua a ser a praia de Cristiano Ronaldo, prova na qual é o melhor marcador em 2021/22 dos “red devils” na temporada, com seis golos. CR7 que regressou aos golos no passado dia 15 de fevereiro, na vitória por 2-0 diante do Brighton, em jogo em atraso, quebrando um jejum de seis partidas sem faturar.
Cristiano Ronaldo que, de forma indireta, não deu relevo aos alegados problemas na sua relação com o treinador Ralf Rangnick, que têm sido ventilados na imprensa inglesa. “De volta aos trilhos! Ninguém desiste e há só um caminho: trabalho duro, trabalho de equipa, trabalho sério. Todo o resto é só barulho”, escreveu nas redes sociais.
Diogo Dalot e João Félix são mais dois portugueses que podem entrar em ação na partida desta quarta-feira. O lateral do Manchester United agarrou o lugar de defesa direito com o novo treinador e tem sido titular indiscutível. Já o avançado parece de regresso à boa forma e na última jornada marcou um golo e fez uma assistência no triunfo do Atlético de Madrid por 3-0 no terreno do Osasuna. Soma quatro golos e quatro assistências nos 25 encontros que disputou esta temporada (13 foram como suplente utilizado). Antoine Griezmann é o melhor marcador do Atlético de Madrid na Champions, com quatro golos em cinco jogos, mas estará ausente, devido a lesão muscular. Curiosamente, o avançado francês tem apresentado muito melhor rendimento nas competições europeias, pois soma apenas três golos em 17 desafios na Liga espanhola. Luis Suárez, seu colega na frente de ataque, tem sido ao contrário: um golo em seis jogos na Liga dos Campeões e nove golos em 24 encontros no campeonato, um número que mesmo assim não deixa de ser modesto para a sua grande qualidade.
Atlético de Madrid e Manchester United só se defrontaram em duas ocasiões, com os espanhóis a levarem a melhor, na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1991/92: 3-0 em casa e 1-1 fora.