11 e 12 de março disputam-se as segundas mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Benfica é a única equipa portuguesa ainda em prova e tem um tarefa difícil, mas não impossível, quando defrontar o FC Barcelona neste novo duelo, agora na Catalunha. Podes apostar em todos os desafios da eliminatória no site Betano.pt.

Vê ainda: AI Cards: Ganha, coleciona e partilha as tuas vitórias

Na primeira mão, na Luz, o Benfica perdeu com o Barça, por 0-1. Isto numa partida que ficou marcada pela expulsão de Cubarsi, aos 22 minutos- Além de diversas oportunidades falhadas pelos pupilos de Bruno Lage. Aos 61’, Rapinha fez o único golo da partida, ele que já tinha marcado o tento decisivo no triunfo catalão, por 4-5, na fase de liga da prova. Uma vitória portuguesa nesta segunda mão, pela margem mínima, irá levar a decisão da eliminatória para o prolongamento. Qualquer outro resultado, que não seja o triunfo forasteiro, isso significará que as águias serão eliminadas da Champions.

Benfica com melhores resultados fora de casa

Até ao momento, e incluindo a fase de liga e o play-off de acesso aos oitavos de final, o Benfica tem conseguido melhores resultados fora de casa do que na Luz. A jogar como visitantes, as águias conseguiram quatro vitórias e só sofreram um desaire. Os comandados de Lage foram melhores que o Estrela Vermelha (1-2), AS Mónaco (2-3) e Juventus (0-2). E só foram derrotados pelo Bayern Munique (1-0), isto na fase de liga. Na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos, novo triunfo diante do AS Mónaco, agora por 0-1.

Catalães têm o melhor ataque da prova

Os catalães começaram com uma derrota na casa do AS Mónaco (2-1) e depois registaram seis vitórias consecutivas. Em casa, 5-0 ao Young Boys, 4-1 ao Bayern Munique e 3-0 ao Brest. Fora, triunfo por 2-5 com o Estrela Vermelha, 2-3 com o Borussia Dortmund e 4-5 com o Benfica. Na última ronda da fase de liga empataram a dois golos com a Atalanta, na Catalunha, isto antes de derrotarem o Benfica, em Lisboa, por 0-1. Em nove jogos, os comandados de Hansi Flick apontaram 29 tentos. Ou seja, mais cinco que os segundos melhores ataques da prova, que são o do Arsenal, Borussia Dortmund e Bayern Munique.

Águias atrás da primeira vitória na casa do Barça

Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em quatro ocasiões na Catalunha, com duas vitórias para os espanhóis, isto além de outros dois empates, os quais aconteceram nos duelos mais recentes e ambos terminaram com um nulo. Em 13 deslocações a estádios no país vizinho, o Benfica regista dois triunfos, três igualdades e oito desaires. As vitórias aconteceram diante do Atlético Madrid (1-2, em 2015/16, na Liga dos Campeões) e do Bétis (1-2, na Taça UEFA, em 1982/83).

Duelo de avançados, mas não só

No Benfica, os sete golos de Pavlidis nesta competição colocam-no como o melhor marcador do clube numa só época na Champions. O grego ia em quatro jogos consecutivos a fazer o gosto ao pé, com destaque para o hat-trick que apontou diante do Barça, na referida derrota por 4-5. Isto antes de ficar em branco neste último duelo com os catalães. Do outro lado vai estar Robert Lewandowski, que tem nove tentos nesta edição da prova. O melhor marcador da competição é Guirassy, do Borussia Dortmund, com 10.

Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025

Os turcos Aktürkoğlu e Kökçü (ambos com quatro golos) também têm estado em bom plano nas águias. Enquanto nos forasteiros Raphinha (nove golos e quatro assistências) e Yamine Lamal (dois golos e outras tantas assistências) prometem ser dores de cabeça para a defesa encarnada. Sobre este grande jogo, marcado para dia 11 de março, às 17h45, fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.

Os outros duelos da ronda

Na terça-feira, dia 11 de março, o Liverpool recebe o PSG, depois de ter vencido na primeira mão, por 0-1. O Inter Milão joga em casa com o Feyenoord, com uma vantagem confortável de dois golos (0-2) trazida dos Países Baixos. Na Alemanha, o Bayer Leverkusen terá tarefa complicada frente ao rival Bayern Munique, que na Baviera venceu o adversário por 3-0.

Na quarta-feira, dia 12 de março, o Lille só depende de si para passar o Borussia Dortmund, depois do empate (1-1) que alcançou em terras germânicas. Arsenal e Aston Villa, por sua vez, só precisam de gerir as vantagens que conseguiram na primeira mão (1-7 com o PSV e 1-3 com o Club Brugge, respetivamente). Por fim, o grande jogo da noite é o dérbi de Madrid, com o Atlético a receber o Real. No Bernabéu os merengues bateram os colchoneros por 2-1.