A 10ª jornada da I Liga portuguesa começa na sexta-feira, 3 de novembro, com o FC Porto-Estoril, destacando-se ainda a visita do Benfica a Chaves, no dia seguinte, e a receção do Sporting ao Estrela da Amadora no domingo, 5 de novembro.

Podes apostar no site da Betano.pt nos jogos dos três grandes e, como sempre, em todas as outras partidas desta ronda, com FC Porto, Sporting e Benfica a serem favoritos ao triunfo, especialmente dragões e leões, pelo facto de jogarem em casa.

FC Porto-Estoril (03/11, 20h15)

A última jornada da I Liga correu muito bem ao FC Porto, pois para além de ter vencido na deslocação ao terreno do FC Vizela (golos de Taremi e Stephen Eustáquio), viu Benfica e SC Braga empatarem. A equipa orientada por Sérgio Conceição igualou  o Benfica na segunda posição, a três pontos do líder Sporting, e passou a ter 5 pontos de avanço sobre o SC Braga, quinto colocado, e 3 sobre o Vitória SC, que se encontra na quarta posição.

Quanto ao Estoril, é o “lanterna vermelha”, com apenas 4 pontos, fruto de uma vitória, um empate e sete derrotas. Na última jornada, a equipa comandada por Vasco Seabra perdeu no terreno do Portimonense, por 0-1, tendo somado o terceiro desaire consecutivo na competição. Pelo meio, a única boa notícia foi o triunfo por 5-0 em casa do Sintrense, para a Taça de Portugal.

Evanilson tem sido uma das grandes figuras dos azuis e brancos, tendo apontado 5 golos nas últimas quatro partidas, com destaque para o “hat-trick” no triunfo por 4-1 diante do Royal Antuérpia, que levou a UEFA a considerá-lo o Jogador da Semana na Liga dos Campeões. O atacante brasileiro não teve um começo de época fácil, pois esteve algum tempo lesionado, mas parece apostado em tentar bater o seu recorde de golos numa temporada como sénior (21 em 46 partidas na temporada de 2021/22, já ao serviço do FC Porto). Para já, soma 6 golos em 7 encontros.

No lado do Estoril, um dos futebolistas que promete dar dores de cabeça à defesa portista é Alejandro Marqués, ponta de lança de 23 anos. Habitual suplente, só ganhou a titularidade nos últimos dois encontros, mas já soma 3 golos na I Liga, em apenas 304 minutos de utilização.

Iván Marcano, Wendell e Gabriel Verón são ausências certas nos dragões, aguardando-se para saber se Galeno e Iván Jaime poderão voltar a ser cartas no baralho de Sérgio Conceição. Nos “canarinhos”, Mangala é dúvida, sendo que o central não joga desde 28 de agosto, somando apenas três encontros oficiais em 2023/24. Recorde-se que o central francês passou com grande sucesso pelo FC Porto, entre 2011 e 2014.

O FC Porto procura a sétima vitória seguida frente ao Estoril, em jogos da I Liga. A última vez que os “canarinhos” saíram do Dragão com pontos ocorreu em 2013/14, tendo ganho por 1-0, e na época transata não faltou animação, num difícil triunfo dos azuis e brancos por 3-2, com golos de Marko Grujic, Taremi e André Franco.

Desportivo de Chaves-Benfica (04/11, 15h30)

O Benfica vem de dois resultados negativos no Estádio da Luz (derrota por 0-1 com a Real Sociedad, para a Champions e empate a uma bola diante do Casa Pia, para a I Liga) e certamente vai querer dar uma grande resposta no difícil terreno do Chaves. À entrada para a 10ª jornada, a equipa de Roger Schmidt ocupa o segundo lugar, com os mesmos pontos do FC Porto e a 3 do líder Sporting.

Quanto ao Desportivo de Chaves, sofreu na ronda anterior uma pesada derrota (0-5 no terreno do Vitória SC) e ocupa o 14º lugar, apenas 1 ponto acima da linha de água. Os flavienses já tinham sido derrotados pelo mesmo resultado na visita ao terreno do Sporting Farense, na terceira jornada e são, de muito longe, a defesa mais batida da competição, com 26 golos sofridos (média de 2,88 por jogo), mais 6 golos consentidos do que a segunda pior defesa, do Estoril.

Roger Schmidt debate-se com alguns problemas para formar a melhor equipa: David Neres lesionou-se com o Casa Pia e só poderá regressar à competição em 2024, enquanto Bah e Kokçu também serão baixas em Trás-os-Montes. De volta aos convocados deverá estar Petar Musa, que falhou o desafio com o Casa Pia devido a uma amigdalite.

O regresso em pleno de Di María é sem dúvida uma grande notícia para o técnico alemão. Recorde-se que o avançado argentino, melhor marcador da equipa no campeonato na temporada em curso, com 5 golos, voltou no desafio com o Casa Pia, tendo sido suplente utilizado, depois de 25 dias de ausência dos relvados, devido a lesão, preparando-se agora, tudo indica nesse sentido, para ser titular.

No Desportivo de Chaves, o treinador Moreno não poderá contar com Ygor Nogueira, expulso em Guimarães. No ataque, salvo contratempo de última hora, estará certamente Héctor Hernández, o melhor marcador do campeonato, com 7 golos, em igualdade com Simon Banza. O espanhol ficou em branco nos últimos dois encontros oficiais (Vitória SC e Canelas 2010) mas promete causar problemas aos defesas dos encarnados.

O Benfica costuma ser feliz nas visitas a casa do Desportivo de Chaves (11 vitórias, dois empates e quatro derrotas para a I Liga) mas nas duas últimas ocasiões regressou a Lisboa sem a vitória (empate 2-2 em setembro de 2018 e derrota por 0-1 em abril de 2023).

Sporting-Estrela da Amadora (05/11, 20h30)

O Sporting vai defender o primeiro lugar diante de um Estrela da Amadora que, vindo da II Liga, tem sido das boas surpresas da prova, ocupando a nona posição, com 11 pontos. Na 9ª jornada, os leões derrotaram o Boavista, no Bessa, por 2-0, com um golo de Geny Catamo e outro de Pedro Gonçalves, este último de calcanhar. Quanto aos “tricolores”, ganharam por 1-0 na receção ao Famalicão.

Pedro Gonçalves continua a ser um titular indiscutível na equipa de Rúben Amorim e a brindar-nos com frequentes lances de magia, como aconteceu no já referido lance diante do Boavista. Soma 3 golos neste campeonato, mas curiosamente, procura ainda o seu primeiro golo em Alvalade, depois de ter marcado em Braga, em Faro e no Bessa. Será diante do Estrela da Amadora?

Nos amadorenses, uma das grandes figuras é Léo Cordeiro, que já marcou por duas vezes em 2023/24, sendo uma das pedras essenciais no meio-campo da formação orientada por Ivo Vieira. O Sporting terá ainda de ter atenção ao percurso como visitante dos estrelistas neste campeonato, uma vez que a equipa só foi derrotada uma vez nessa ocasião (no Estádio da Luz, por 2-0) e com o primeiro golo a ter surgido apenas aos 79 minutos.

Entre as equipas que lutam pela permanência, o Estrela da Amadora não tem sido historicamente dos adversários mais dóceis para os leões, que ainda assim dispõem de indiscutível superioridade, com seis vitórias, três empates e uma derrota nos dez últimos confrontos. O último foi em 2008/09 e terminou com 2-1 para o Sporting.

Prémio