O Sporting dá o pontapé de saída da sétima jornada, na sexta-feira, dia 27 de setembro, no campo do Estoril. Os leões vão atrás da sétima vitória consecutiva. Sábado é a vez do Benfica ir a jogo, quando receber o Gil Vicente. Já o FC Porto entra em ação no domingo, em casa, diante do Arouca. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda. Ao cabo de seis jornadas, o Sporting lidera a competição com 18 pontos e com um registo 100 porcento vitorioso. Em segundo lugar está o FC Porto, com 15, e em terceiro encontra-se o Benfica, com 13. De acordo com as odds da Betano.pt, os três grandes são claramente favoritos à vitória nos respetivos desafios.
São 22 golos apontados e apenas dois sofridos, em seis jogos até agora realizados pelo Sporting. Isto para uma média superior a 3,5 marcados por partida. Viktor Gyökeres, com 10 golos, é o melhor marcador da equipa e da prova. Já Pote, com quatro golos e três assistências, tem sido a outra figura em destaque no onze leonino. Na última jornada, o campeão bateu em casa o AVS, por 3-0, com estreia de sonho para Harder. Registou um golo e uma assistência, numa partida em que Gyökeres bisou. Já o Estoril, 13º, com seis pontos (uma vitória, três empates e duas derrotas na liga), arrancou uma igualdade a dois golos no campo do Rio Ave. Alejandro Marqués, com dois golos, tem sido o mais certeiro dos canarinhos.
Historicamente, os leões levam vantagem nestes duelos realizados na casa do adversário. São 19 vitórias, 7 empates e apenas três derrotas, em 29 deslocações. Nas dez visitas mais recentes, o Sporting regista seis triunfos, dois empates e outros tantos desaires. O último aconteceu em 2017/18 (2-0), mas desde então que os forasteiros levam três triunfos consecutivos, sem sofrer golos: duas vezes 0-1 e na outra 0-2. Aliás, nos 20 duelos mais recentes, só por seis vezes é que houve pelo menos três golos marcados e em sete deles apontou-se no máximo um tento.
Desde que Bruno Lage voltou ao comando técnico dos encarnados, o registo é de três triunfos em outros tantos encontros. Dois deles na liga portuguesa (4-1 ao Santa Clara em casa e 0-3 fora diante do Boavista) e um na Liga dos Campeões (1-2 no terreno do Estrela Vermelha). O Gil Vicente, por seu turno, chega à Luz na sequência de quatro empates consecutivos, somando atualmente sete pontos – é nono classificado.
Lê ainda: Três grandes prometem luta intensa pelo título
No Benfica, Orkun Kökçü (dois golos e três assistências) atravessa um excelente momento. Pavlidis (dois golos e uma assistência) e Kerem Aktürkoglu (um golo e duas assistências) têm acompanhado as exibições do número 10 encarnado. Nos forasteiros, o destaque vai todo para Kanya Fujimoto, com quatro golos e uma assistência. No total de confrontos, quando disputados na Luz e a contar para o campeonato, o Benfica apresenta 17 vitórias, dois empates e quatro derrotas. Mas duas delas foram bem recentes, seguidas e pelo mesmo resultado: 1-2, em 2020/21 e em 2021/22. De realçar que nos 14 últimos confrontos não houve empates, com 11 triunfos caseiros e três minhotos. E em nove deles apontou-se pelo menos três golos.
Domingo é a vez do FC Porto entrar em ação, ao receber o Arouca, no Dragão. Os pupilos de Vítor Bruno chegam a esta ronda na sequência de uma vitória folgada no terreno do Vitória de Guimarães, por 3-0. Samu Omorodion estreou-se a titular e logo com dois golos – o outro foi da autoria de Pepê. Já o Arouca bateu fora o Farense, por 0-1. O FC Porto leva cinco triunfos e um desaire (com o Sporting, por 2-0) na liga até ao momento, enquanto os visitantes apresentam dois triunfos e quatro derrotas, para um total de seis pontos e consequente 14º posto.
Vê também: Manchester City atrás do penta, mas a concorrência é forte
Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em sete ocasiões no Dragão, em partidas da liga. Sâo cinco vitórias caseiras, uma forasteira e houve ainda um empate, este na última época (1-1). O triunfo visitante aconteceu em 2015/16, por 1-2. Em cinco destes sete confrontos apontou-se pelo menos três golos e dois deles acabaram em goleada: 5-1 em 2022/23 e 4-1 em 2013/14. No FC Porto, Galeno (quatro), Samu (três) e Iván Jaime (dois) são os jogadores com pontaria mais acertada até ao momento. Já nos forasteiros há três futebolistas com um golo apontado. No capítulo das assistências, Francisco Moura e Iván Jaime, ambos com duas, são os melhores nos visitados – Yalçin regista um passe certeiro no Arouca.