A 15ª jornada da liga portuguesa é a última antes do Natal e Sporting, Benfica e FC Porto querem, certamente, oferecer aos adeptos uma vitória como presente antecipado. Os leões vão ao Minho medir forças com o Gil Vicente, o Benfica recebe o Estoril, enquanto o FC Porto joga fora com o Moreirense. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda. E fica desde já a saber que os grandes são favoritos à vitória nos respetivos embates.
Ao cabo de 14 jornadas, o Sporting lidera com 36 pontos, mais um que Benfica e dois que FC Porto. Os leões regressam aos triunfos na 13ª ronda, quando venceram em casa o Boavista (3-2), isto depois de dois desaires consecutivos. Por seu turno, as águias acertaram o calendário a meio da semana, com triunfo fora com o Nacional (2-0), isto na sequência de empate forasteiro com o AVS (1-1). Finalmente, os portistas, que registam um empate e derrota nas cinco rondas mais recentes, bateram no Dragão o Estrela da Amadora por 2-0, antes desta difícil deslocação a Moreira de Cónegos.
O líder Sporting visita a casa do Gil Vicente, atual 10º classificado, com 16 pontos, e que nas cinco rondas mais recentes apresenta duas vitórias e três desaires. Perante os seus adeptos, os gilistas conseguiram três triunfos, duas igualdades e só perderam numa ocasião, com o Boavista (1-2). Na temporada passada, os leões golearam este adversário por 4-0 e a última derrota forasteira aconteceu em 2019/20, por 3-1.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Por seu turno, o Benfica tem, na teoria, o desafio mais fácil dos três grandes, já que recebe na Luz o Estoril, 12º, com 14 pontos e que só regista uma vitória nas cinco jornadas mais recentes. Como visitante, os estorilistas ainda não ganharam e vão com três empates e três derrotas em seis deslocações. No caso do FC Porto, este desloca-se ao estádio do Moreirense, onde já esta temporada perdeu, por 2-1, em partida da Taça de Portugal. A formação orientada por César Peixoto também já derrotou em casa o Sporting (2-1) e é atual sétimo classificado, com 20 pontos. Os minhotos ainda não perderam perante os seus adeptos e apresentam quatro triunfos e dois empates.
Sporting, Benfica e FC Porto têm vários jogadores que podem decidir um encontro num lance de génio. Nesta temporada, e no capítulo dos golos, ninguém marca mais que Gyökeres (18) nos leões e na liga. Já Trincão, com oito assistências (às quais junta ainda cinco golos), é o líder deste ranking e peça fundamental na manobra ofensiva do líder. No Benfica, Aktürkoğlu (seis golos e cinco assistências), Di Maria (seis golos e três assistências) e Pavlidis (três golos) são as principais referências ofensivas de Bruno Lage. Por fim, no FC Porto, Samu e Galeno, com dez e oito golos, respetivamente, têm sido os jogadores com a pontaria mais afinada. Enquanto Francisco Moura e Martim Fernandes, com quatro passes certeiros, são os melhores neste capítulo do jogo.