Domingo, dia 10 de novembro, véspera de São Martinho, o jogo Benfica-FC Porto fecha a 11ª jornada da liga portuguesa. Numa altura em que está disputado quase um terço da competição, a luta pelo título está intensa, com os três grandes bem focados na conquista de mais um troféu. Assim, sendo, o Sporting será certamente um espectador atento deste grande clássico do futebol português. Benfica e FC Porto entraram nesta época com o mesmo objetivo e isso passa por ser campeão nacional.
Por outro lado, os leões vão querer chegar ao quarto bicampeonato da sua história. No futebol português, o domínio dos três grandes tem sido avassalador ao longo dos anos, com as únicas exceções a serem os títulos do Belenenses, em 1945/46, e do Boavista, em 2000/01. Podes apostar neste grande clássico do futebol nacional no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os encarnados são favoritos à vitória.
Depois do segundo lugar na época passada no campeonato, o Benfica quer voltar a ser feliz. E o clube da Luz parece ter acertado em cheio nas contratações efetuadas. Como é o caso de Pavlidis e Aktürkoglu, só para citar os exemplos mais óbvios. No banco, Bruno Lage substituiu Roger Schmidt, mas o objetivo é o mesmo. Em resumo, ser campeão nacional. O regresso do treinador luso ao comando técnico dos encarnados teve um impacto imediato, com vitórias sucessivas no campeonato nacional, bem como na Liga dos Campeões, com o ponto alto a ser a goleada ao Atlético Madrid, por 4-0, na Luz, em partida da Champions.
No FC Porto, a época começou com a conquista da Supertaça, diante do Sporting (4-3), naquele que foi o primeiro jogo de Vítor Bruno como treinador principal dos dragões. Esta temporada as principais contratações foram o defesa Nehuén Pérez e o avançado Samu Omorodion, que não precisou de muitos jogos para demonstrar a sua veia goleadora. Além de ser candidato ao título nacional, os dragões também têm legítimas aspirações em chegar longe na Liga Europa, competição que é patrocinada pela Betano.
Até ao momento, os dois rivais defrontaram-se em 90 ocasiões, em partidas no Estádio da Luz e a contar para o campeonato, com o Benfica a registar 44 triunfos, o FC Porto 19 e houve ainda 27 empates. Apesar desta vantagem encarnada, os dragões têm encurtado a distância nos últimos anos. Nos 20 duelos mais recentes, as águias venceram cinco clássicos, os forasteiros nove e registou-se seis igualdades.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Outros dados curiosos, tendo em conta os 20 confrontos mais recentes, é que houve oito vitórias com apenas um golo apontado (quatro para cada lado), seis clássicos com apenas dois golos marcados e cinco confrontos em que se anotou pelo menos três tentos. O duelo mais produtivo foi em 2011/12, com triunfo forasteiro por 2-3, seguido por um empate a dois, em 2012/13. Em onze destes embates, uma das equipas ficou em branco e nos outros nove ambos os conjuntos marcaram.
Ninguém tem dúvidas que ambas as equipas têm jogadores que podem decidir a partida num lance. Benfica e FC Porto possuem um onze rico. Com uma mistura de jovens jogadores com outros mais experientes. Uns com vários anos de “casa” e outros acabadinhos de chegar. Uma coisa é certa, Bruno Lage e Vítor Bruno têm várias opções. Seja para o onze inicial, seja para entrarem a meio da partida e acrescentar algo à equipa naquele momento.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
No Benfica, Pavlidis e Di Maria têm estado em bom plano desde o início da temporada. Kökçü é o caso mais evidente de um jogador que subiu de forma nos últimos jogos. O outro turco da equipa, e reforço para esta temporada, Aktürkoglu, está “on fire” desde que chegou à Luz. Soma golos e assistências importantes em vários desafios. No FC Porto, a importância de Galeno já vem da temporada anterior, bem como a de Pepê. Nico González está a mostrar uma faceta mais ofensiva nesta época e o impacto de Samu Omorodion, que chegou ao Dragão há pouco tempo, está à vista de todos.