O Benfica recebe terça-feira, dia 11 de abril, o Inter Milão, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e vai tentar pela primeira vez chegar às meias da Champions, enquanto os italianos regressaram a esta fase da prova, depois de um interregno de 12 anos. Este é o único duelo desta fase da competição sem que qualquer um dos conjuntos ostente o estatuto de campeão nacional, sendo que o vencedor da eliminatória apanha nas meias-finais o Nápoles ou o AC Milan. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.
Apesar de ambos os clubes serem presença assídua nas competições europeias ao longo dos anos, esta é apenas a quarta vez que águias e nerazzurri medem forças, com o saldo a ser positivo para os forasteiros, com dois triunfos e um empate. O primeiro duelo aconteceu na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1964/65, e os interistas venceram por 1-0, e foi preciso esperar pela época 2004/05 para haver novo confronto, desta feita na Taça UEFA: empate a zero em Lisboa e triunfo caseiro por 4-3 em Milão.
Benfica e Inter Milão chegam a este jogo na sequência de resultados negativos: os encarnados perderam em casa com o FC Porto, por 1-2, já os italianos empataram fora com a Salernitana, treinada por Paulo Sousa, que curiosamente representou águias e nerazzurri. Apesar do desaire, os pupilos de Roger Schmidt têm uma vantagem confortável de sete pontos para os portistas, enquanto os comandados de Simone Inzaghi, técnico cada vez mais contestado pelos adeptos, caíram para o quinto lugar e estão neste momento fora dos lugares de acesso à próxima edição da prova milionária.
Nos oitavos, o Benfica eliminou o Club Brugge, já o Inter Milão ultrapassou o FC Porto, em dois jogos em que os dragões não foram inferiores ao emblema italiano. Esta é a segunda vez consecutiva que os encarnados chegam aos quartos de final, sendo que perdeu nas outras cinco ocasiões em que alcançou esta fase da prova. O Inter, por seu lado, não fazia parte do leque das últimas oito equipas da Champions, desde 2010/11, quando foi afastado pelo Schalke 04. O registo do Benfica nos quartos da competição é de oito vitórias e dez derrotas, enquanto o dos italianos está em oito triunfos e quatro desaires. Os pupilos de Roger Schmidt são o segundo melhor ataque da competição, com 23 golos, menos dois que o Nápoles, já os italianos vivem uma crise de pontaria: nos seis jogos mais recentes, remataram 110 vezes, 34 deles foram enquadrados, mas só apontaram três golos.
De recordar que o Benfica está ainda invencível nesta edição da Champions, já que ganhou quatro dos seis encontros da fase de grupos, tendo empatado os outros dois, e nos oitavos superiorizou-se ao Brugge nos dois desafios. A derrota com o Liverpool, na primeira mão dos quartos da época passada, é uma das três únicas nos últimos 25 jogos europeus do Benfica no seu estádio, isto além de 16 triunfos e seis empates.
Até ao momento, as águias disputaram 33 jogos contra clubes italianos e o registo é de onze vitórias, cinco empates e 17 derrotas, e na condição de visitado apresenta sete triunfos, quatro igualdades e três desaires. A última vez que a formação lusa teve pela frente um adversário italiano na fase a eliminar de uma competição europeia foi em 2013/14, quando bateu a Juventus nas meias-finais da Liga Europa (vitória em casa por 2-1 e empate a zero em Turim). Antes disso, os encarnados levavam sete eliminações consecutivas.
João Mário, antigo médio do Inter Milão, marcou golos nos últimos cinco jogos do Benfica na Champions League, quatro deles de grande penalidade, e é uma das principais figuras da equipa nesta temporada, tal como Gonçalo Ramos e Rafa. Para este encontro, há duas baixas de peso na defesa encarnada: Otamendi, castigado, e Bah, lesionado, vão falhar a primeira mão.
O Benfica quer aproveitar o mau momento do Inter Milão, para alcançar um resultado positivo em casa, isto diante de um adversário que perdeu quatro das suas seis participações nos quartos da prova. Na temporada transata, a equipa de Simone Inzaghi encerrou uma série de três eliminações consecutivas na fase de grupos, mas caiu logo nos oitavos aos pés do Liverpool. Esta temporada ficou atrás de Bayern Munique e à frente do FC Barcelona na primeira etapa da competição, relegando os catalães para a Liga Europa.
Nas últimas 16 deslocações na Liga dos Campeões, os nerazzurri alcançaram cinco triunfos, aos quais se junta quatro empates e sete derrotas. Os italianos já realizaram dez partidas em Portugal e só venceram por uma vez, em 1996, no Bessa, diante do Boavista. Nas restantes partidas averbam cinco igualdades e quatro desaires. No total de confrontos contra formações lusas, os interistas têm um saldo positivo, com 11 triunfos, seis empates e quatro derrotas.
Do lado italiano, as principais dúvidas são Hakan Çalhanoglu e Milan Skriniar, que têm falhado os encontros mais recentes por lesão, mas podem recuperar a tempo para o jogo da primeira mão. Na frente de ataque, Lukaku deve ser titular, em vez de Lautaro Martinez, já no meio-campo Barella é a principal figura da equipa. Para terminar, fica a saber que o Benfica é favorito à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
Os outros jogos
Entre as equipas presentes nos quartos de final da prova, seis já foram campeãs europeias (Real Madrid, 14 vezes, AC Milan, sete, Bayern Munique, seis, Inter Milão, três, Benfica, duas, e Chelsea, uma vez), enquanto Manchester City e Nápoles ainda procuram conquistar a primeira “orelhuda”.
De destacar ainda que Itália é o país mais representado nesta fase da competição, com três conjuntos (os dois rivais de Milão mais o Nápoles), algo que não acontecia desde 2005/06. Segue-se Inglaterra, com duas equipas (Chelsea e Manchester City) e depois Alemanha (Bayern Munique), Espanha (Real Madrid) e Portugal (Benfica) com um representante cada.
Nos “quartos”, há uma final antecipada, entre Manchester City e Bayern Munique, que são também as duas equipas melhor cotadas para vencerem a competição. A eliminatória entre Real Madrid e Chelsea coloca frente a frente os dois últimos campeões europeus e, por fim, há ainda um confronto entre dois rivais do mesmo país, o AC Milão, atual campeão italiano, e Nápoles, mais que provável futuro sucessor dos rossoneri.
Nestes três encontros dos quartos da Champions, só em um é que o favorito é a equipa forasteira, isto de acordo com a cotação da Betano.pt. É o caso do Nápoles, que visita San Siro no dia 12, de abril para medir forças com o AC Milan. No duelo entre Manchester City e Bayern Munique, que vai ter lugar em Inglaterra, os citizens estão com uma odd mais favorável, o mesmo sucedendo para o Real Madrid na receção ao Chelsea.