Terça e quarta-feira joga-se a segunda mão do play-off de acesso à  Liga dos Campeões. Seis jogos, 12 equipas e muitos milhões em jogo. O Benfica chega aos Países Baixos com uma vantagem mínima e, em caso de qualificação, junta-se a FC Porto e Sporting na fase de grupos da prova milionária, cujo sorteio será na quinta-feira. Podes apostar nestes jogos do play-off da Champions no site da Betano.pt.

Na primeira mão, no Estádio da Luz,, o Benfica venceu em casa o PSV, por 2-1. Rafa abriu o marcador aos 10 minutos e Julien Weigl fez o 2-0 perto do intervalo, aos 42 minutos. Na segunda parte os forasteiros entraram melhor e reduziram para 2-1, aos 51 minutos, através de Cody Gakpo.  Se é verdade que o Benfica vai começar a segunda mão com uma vantagem mínima, também é um facto que um 2-1 é melhor esta temporada do que foi até agora. A razão? A UEFA acabou com a regra que ditava que os golos fora de casa contavam a dobrar nas suas competições. 

Fim da regra dos golos fora “ajuda” Benfica

“Com esta decisão de remover esta regra, as eliminatórias em que as duas equipas marcarem o mesmo número de golos nos jogos das duas mãos não serão decididas pelo número de golos marcados fora de casa, sendo assim disputado um prolongamento e, no caso de as equipas marcarem o mesmo número de golos nesse tempo extra ou não marcarem qualquer golo, serão os pontapés da marca de grande penalidade a determinar a equipa apurada para a ronda seguinte da competição”, explicou a UEFA em comunicado.

O organismo revelou ainda que esta decisão assentou numa análise feita à estatística. “As estatísticas de meados da década de 1970 até agora mostram uma tendência clara de redução contínua na diferença entre o número de vitórias em casa e em casa (de 61% / 19% para 47% / 30%) e da média de golos por jogo marcados em casa e fora (de 2,02 / 0,95 para 1,58 / 1,15) nas competições masculinas, enquanto desde 2009/10 o número médio de golos por jogo se manteve relativamente estável na Liga dos Campeões Feminina, com uma média geral de 1,92 para as equipas da casa e 1,6 para as equipas visitantes”.

Com esta mudança na regra, os benfiquistas sabem que mesmo no caso de uma derrota por 1-0, que esse resultado, ao contrário do que acontecia até agora, não significa eliminação, mas sim prolongamento. Ainda assim, estamos seguros que os comandados de Jorge Jesus quererão resolver a eliminatória nos 90 minutos e para isso bastará um empate ou uma vitória. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica a saber que o PSV é considerado favorito. 

Golaço de Pedrinho e Sheriff quase a fazer história

Analisando o que aconteceu nos jogos da primeira mão das outras cinco eliminatórias deste play-off da Liga dos Campeões, salta à vista a vitória forasteira do Shakhtar Donetsk no campo do AS Mónaco e o triunfo folgado do Sheriff em casa frente ao Dinamo Zagreb. 

Em França, um golaço do ex-benfiquista Pedrinho foi suficiente para derrotar a equipa onde atua o português Gelson Martins. Neste momento, os monegascos devem estar a pensar que pelo menos já não há a regra dos golos fora valerem a dobrar. Posto isto, uma vitória do Mónaco pelo mesmo resultado manda a decisão da eliminatória para o prolongamento. De acordo com as odds da Betano.pt, este será um jogo equilibrado, havendo no entanto um ligeiro favoritismo para os ucranianos.

Quem está perto de fazer história é o Sheriff, que se arrisca a ser o primeiro clube da República da Moldávia a participar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na primeira mão, venceram por 3-0 o Dinamo Zagreb, com dois golos de Traoré e um de Kolovos. Na segunda mão, os croatas vão ter que dar tudo, caso queiram seguir em frente na prova milionária. De acordo com a Betano.pt, o conjunto da casa é claramente favorito a vencer o jogo, mas terá de fazê-lo por três golos de diferença, pelo menos.

Equipas da casa com tarefa difícil nesta segunda mão

Na Áustria, o Salzburgo recebeu e venceu o Brøndby por 2-1, mas foram os forasteiros a abrir o marcador, logo aos 4 minutos, através de Uhre. O empate chegou aos 56 minutos, por  Adeyemi, e Aaronson fez o resultado final, favorável aos da casa, em cima do minuto 90. Para a segunda mão está tudo em aberto e, segundo a Betano.pt, o Salzburgo está melhor colocado para garantir a vitória no encontro.

Noutro jogo dos play-off da Champions, os suecos do Malmö garantiram uma vantagem interessante na primeira mão, ao vencerem o Ludogorets, por 2-0, com golos de Birmančević e Berget. Na segunda mão, o campeão búlgaro, que vai atrás do 11º título consecutivo e que conta no plantel com o defesa português Josué Sá, terá tarefa difícil, como demonstram as odds da Betano, as quais primam pelo equilíbrio neste duelo. 

Por último, o Ferencváros recebe nesta segunda mão o Young Boys, depois de ter perdido no primeiro jogo por 3-2. Até foram os húngaros os primeiros a marcarem, através de Boli, aos 14 minutos, mas a vantagem só durou dois minutos, já que Elia restabeleceu a igualdade. Ainda na primeira parte, Sierro deu vantagem para os suíços, a qual foi dilatada por Garcia aos 65 minutos. Em cima do apito final, Boli bisou e fixou o resultado final. Apesar de jogar em casa, o Ferencváros não é favorito à vitória nesta segunda mão, isto segundo as odds da Betano.pt.

Calendário dos jogos da segunda mão do play-off da Liga dos Campeões:

Terça-feira, 24 de Agosto

Ferencváros – Young Boys

Ludogorets – Malmö

PSV Eindhoven – Benfica

Quarta-feira, 25 de Agosto

Brøndby – Salzburgo

Dinamo Zagreb – Sheriff

Shakhtar Donetsk – AS Mónaco

Todos os jogos têm início marcado para as 20h.

Quem rumará à fase de grupos da Champions e quem cai para a Liga Europa?