Ainda está bem fresco na memória de todos o último duelo entre Benfica e FC Barcelona, realizado no Estádio da Luz, e a contar para a Champions. Na sétima jornada da fase de liga da prova, os catalães venceram por 4-5, numa partida épica e que ficará para sempre na história da competição. Agora, há novo confronto, nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Podes apostar neste desafio no site Betano.pt, bem como nos restantes jogos da ronda.
Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025
Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança foi na fase de grupos, a qual passou a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defrontou oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançaram para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares disputaram o play-off da fase a eliminar. O Benfica terminou a fase de liga na 16ª posição, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o FC Barcelona foi segundo, só atrás do Liverpool, com 19 pontos (seis triunfos, uma igualdade e um desaire).
No play-off de acesso aos oitavos de final, o Benfica ultrapassou o AS Mónaco. Primeiro, venceu os gauleses fora, por 0-1, com golo de Pavlidis, e depois, na Luz, arrancou um empate a três golos, com tentos de Aktürkoğlu, Pavlidis e Kökçü. Na fase de liga, o Benfica alcançou melhores resultados como equipa forasteira do que visitada. A jogar longe da Luz, as águias conseguiram três vitórias e só sofreram um desaire. Os comandados de Lage foram melhores que o Estrela Vermelha (1-2), AS Mónaco (2-3) e Juventus (0-2) e só foram derrotados pelo Bayern Munique (1-0). Na Luz, as águias golearam o Atlético Madrid (4-0), perderam com Feyenoord (1-3) e FC Barcelona (4-5) e empataram com o Bolonha (0-0).
Os catalães começaram com uma derrota na casa do AS Mónaco (2-1) e depois registaram seis vitórias consecutivas. Em casa, 5-0 ao Young Boys, 4-1 ao Bayern Munique e 3-0 ao Brest. Fora, triunfo por 2-5 com o Estrela Vermelha, 2-3 com o Borussia Dortmund e 4-5 com o Benfica. Na última ronda da fase de liga empataram a dois golos com a Atalanta, na Catalunha. Em oito jogos, os comandados de Hansi Flick apontaram 28 tentos, mais seis que o segundo melhor ataque da prova, que foi o do Borussia Dortmund.
Historicamente, e tendo em conta apenas os duelos entre os dois clubes disputados no Estádio da Luz, o Benfica venceu um duelo, o Barça dois e houve ainda duas igualdades. Em 1991/92 e 2005/06 registaram-se dois nulos, em partidas da Taça dos Campeões Europeus e Champions, respetivamente. Depois, em 2012/13, os espanhóis bateram as águias, por 0-2, na fase de grupos da prova milionária. Em 2021/22, a vitória caiu para o lado encarnado, na Liga dos Campeões, e o último confronto foi o já referido 4–5.
Lê ainda: Betano patrocina UEFA Europa League e UEFA Conference League
Neste embate, os comandados de Bruno Lage tiveram, em dois momentos, vantagem de dois golos (3-1 e 4-2), mas permitiram que os visitantes dessem a volta ao resultado, mesmo na última jogada do desafio, num lance muito polémico. Quando o marcador registava 4-4 e, na sequência de um canto favorável às águias, pediu-se grande penalidade, a qual não foi marcada pelo árbitro. No seguimento da jogada, Rapinha fez o 4-5, aos 90+6.
No Benfica, os sete golos de Pavlidis nesta competição colocam-no como o melhor marcador do clube numa só época na Champions. O grego vai em quatro jogos consecutivos a fazer o gosto ao pé, com destaque para o hat-trick que apontou diante do Barça, na referida derrota por 4-5. Do outro lado vai estar Robert Lewandowski, que tem nove tentos nesta edição da prova – o melhor marcador da competição é Guirassy, do Borussia Dortmund, com 10.
Vê ainda: AI Cards: Ganha, coleciona e partilha as tuas vitórias
Os turcos Aktürkoğlu e Kökçü (ambos com quatro golos) também têm estado em bom plano nas águias, enquanto nos forasteiros Raphinha (oito golos e quatro assistências) e Yamine Lamal (dois golos e outras tantas assistências) prometem ser dores de cabeça para a defesa encarnada. Sobre este grande jogo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.
Na quarta-feira, há mais jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Feyenoord, que eliminou no play-off o AC Milan, volta a ter pela frente outra equipa de Milão, agora o Inter. Na Baviera, há jogo grande entre o Bayern Munique e o Bayer Leverkusen, e em Paris o PSG recebe o Liverpool. Fica ainda a saber que Inter Milão, PSG e Bayern Munique são favoritos ao triunfo, nos respetivos jogos, segundo as odds da Betano.pt.