A primeira edição da Champions com fase de liga foi um tremendo sucesso. Agora, chegou a vez do playoff de acesso aos oitavos de final e Sporting e Benfica vão a jogo. Os leões têm pela frente o Borussia Dortmund, já as águias reencontram o AS Mónaco. Podes apostar em todos os jogos da Liga dos Campeões no site Betano.pt.
Vê também: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Em caso de apuramento, o Sporting já sabe que vai apanhar o Aston Villa ou o Lille, já o Benfica tem tarefa mais difícil, uma vez que ficou emparelhado com Liverpool ou FC Barcelona. Se leões e águias passarem com sucesso o playoff e, depois, eliminarem os respetivos adversários nos oitavos de final, isso quer dizer que haverá dérbi de Lisboa nos “quartos” da competição.
Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança é na fase de grupos, a qual passou a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defrontou oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançaram para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares vão agora disputar o play-off da fase a eliminar. Depois, os vencedores rumam para os oitavos e, a partir daí, a competição será a eliminar. O Benfica terminou a fase de liga na 16ª posição, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o Sporting foi 23º, com 11 pontos (três triunfos, duas igualdades e três desaires).
Os pupilos de Bruno Lage entram em campo na quarta-feira e medem forças com o AS Mónaco. Ou seja, um conjunto que defrontaram, neste mesmo estádio, na fase de liga da Champions. Os gauleses terminaram com os mesmos pontos que os encarnados: 13, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Nessa altura, os encarnados venceram por 3-2, com golos de Pavlidis (48 minutos), Arthur Cabral (84’) e Amdouni (88’). Para os monegascos marcaram Seghir (13’) e Magassa (67’).
Lê ainda: Betano patrocina UEFA Europa League e UEFA Conference League
Na fase de liga, o Benfica alcançou melhores resultados como equipa forasteira do que visitada. A jogar longe da Luz, as águias conseguiram três vitórias e só sofreram um desaire. Além do triunfo diante do AS Mónaco, os comandados de Lage foram melhores que o Estrela Vermelha (1-2) e Juventus (0-2) e só foram derrotados pelo Bayern Munique (1-0).
Por seu turno, a formação gaulesa, em casa, só perdeu com as águias, e alcançou três vitórias: 2-1 com o FC Barcelona, 5-1 diante do Estrela Vermelha e 1-0 contra o Aston Villa. Além do embate desta época, lusos e franceses já tinham se defrontado em outras duas ocasiões. Neste caso, na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2014/15. O Benfica arrancou um nulo na visita ao Mónaco, enquanto em Lisboa venceu por 1-0, com golo de Talisca. Posto isto, em três duelos, os encarnados registam dois triunfos e um empate diante deste adversário.
Nesta edição da Champions, Pavlidis (cinco golos) e os turcos Aktürkoğlu e Kökçü (ambos, com três) têm sido os jogadores com pontaria mais afinada no Benfica. Aos quais se junta Di Maria, com um golo e duas assistências, e cujo importância na equipa vai além dos números. Por outro lado, nos visitados, há um trio que tem dois tentos apontados: Singo, Minamino e Akliouche. Embolo e Vanderson levam duas assistências e são os melhores neste capítulo. Sobre este jogo fica ainda a saber que os visitados são ligeiramente favoritos, segundo as odds da Betano.pt.
Além do duelo entre AS Mónaco e Benfica, o dia fica ainda marcado pelos jogos Club Brugge-Atalanta, Celtic-Bayern Munique e o embate entre Feyenoord e AC Milan, de Sérgio Conceição, Rafael Leão e João Félix.