Depois do playoff das competições europeias, é altura de virar as atenções para a liga portuguesa, cuja 23ª jornada começa na sexta e termina apenas na segunda-feira. O Benfica recebe o Boavista, o Sporting visita o AVS e o FC Porto fecha a ronda, no seu estádio, diante do Vitória SC. Ao cabo de 22 jornadas, os leões são líderes, com 52 pontos, mais dois que águias, que estão em segundo lugar, e seis que dragões. Os verdes e brancos somaram dois empates nas últimas rondas, permitindo aos rivais de Lisboa encurtar distâncias. Já os azuis e brancos regressaram aos triunfos no passado fim de semana, depois de três igualdades e um desaire. Podes apostar nestes encontros no site Betano.pt, bem como nos restantes desafios do campeonato.
Convém recordar que, desde a décima jornada, os três grandes não ganham todos na mesma ronda. Isto, claro, sem contar com as jornadas em que houve confronto direto entre eles, o que torna impossível que isto aconteça. Ou seja, nessa altura, o Sporting goleou o Estrela da Amadora (5-1), o Benfica bateu fora o Farense (1-2) e o FC Porto derrotou no Dragão o Estoril (4-0).
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
Em relação aos adversários dos três grandes nesta ronda, o Boavista é o lanterna vermelha da competição, com 12 pontos. O AVS é 16º, com 19, e o Vitória SC ocupa o sétimo posto, com 31 pontos. Na primeira volta, curiosamente, Benfica, Sporting e FC Porto bateram estas equipas pelo mesmo resultado: 3-0.
Até ao momento, o Benfica mediu forças com o Boavista em 61 ocasiões, em partidas disputadas no estádio da Luz e a contar para o campeonato. Registaram-se 45 vitórias caseiras, quatro forasteiras e 12 empates. No caso do Sporting, só há registo do jogo da primeira volta, que terminou, como já foi escrito, com o triunfo leonino. Ao mesmo tempo, o FC Porto, contra o Vitória SC no Dragão, apresenta 41 vitórias, 23 igualdades e 16 desaires.
A nível individual, Viktor Gyökeres no Sporting (22 golos), Samu (13) no FC Porto e Pavlidis (sete) no Benfica são as principais ameaças ofensivas das respetivas equipas. Já nos adversários, Miguel Reisinho no Boavista, com quatro, John Mercado no AVS, com três, e Gustavo Silva no Vitória SC, com quatro, são os nomes a destacar no que se refere a golos marcados. No capítulo das assistências, Trincão (oito), Aktürkoğlu e Francisco Moura, ambos com seis, são os melhores de Sporting, Benfica e FC Porto. Em conclusão, e sobre estes jogos, fica ainda a saber que os grandes são favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.