Quem vê um jogo de ténis dá como adquirido o amarelo das bolas que voam de um lado para o outro dos courts. São assim em todo o lado, sem excepção. Mas sempre foram amarelas? Na verdade… não!
O ténis tem séculos de história. Diz-se que o primeiro jogo aconteceu no Séc. XIV, mas na altura a troca de bolas era feita com a palma das mãos. As raques só foram introduzidas na equação 200 anos depois, mas o primeiro jogo terá acontecido ainda mais tarde, por volta de 1874. Por essa altura, as bolas era brancas ou pretas.
Foi em 1967 que tudo mudou. A BBC transmitiu, pela primeira vez, o torneio de Wimbledon a cores, com bolas brancas em campo. Haveriam de mudar de cor em poucos anos, seguindo uma sugestão de Sir David Attenborough.
O historiador e funcionário da BBC desde os anos 50, agora com 93 anos de idade, era controlador da BBC2 no final dos anos 60, quando a televisão a cores chegou. Foi ele o primeiro a reparar que era difícil ver a bola na televisão, principalmente quando elas caiam junto das linhas, tendo sugerido a mudança das bolas para um amarelo fluorescente, que se destacasse nas câmaras.
Só em 1972 a Federação Internacional de Ténis aprovou a introdução do amarelo para cor das bolas, mantendo a opção de haver bolas brancas. Havia algumas hipóteses em cima da mesa, mas a decisão seguiu mesmo a sugestão de Sir David Attenborough. Porém, só 14 anos depois, em 1986, Wimbledon decidiu alterar as bolas para amarelo.