Esta quinta-feira, 17 de março, vão ser conhecidos os sete clubes que se juntam ao RB Leipzig nos quartos de final da Liga Europa, depois da realização dos jogos da segunda mão dos oitavos de final. Recorde-se que os alemães qualificaram-se sem jogar, pois iriam defrontar o Spartak Moscovo, que foi excluído da competição pela UEFA. O FC Porto viaja a casa do Olympique Lyon, com o objetivo de reverter o 0-1 da primeira mão e o SC Braga desloca-se ao reduto do AS Mónaco, levando vantagem de 2-0. Destacamos ainda o Galatasaray-FC Barcelona, recordando que os turcos alcançaram um surpreendente empate sem golos em Camp Nou e o Eintracht Frankfurt-Bétis, com os alemães em vantagem por 2-1.
Também esta quinta-feira jogam-se as partidas da segunda mão dos oitavos de final da Liga Conferência, com destaque para a receção da AS Roma de José Mourinho ao Vitesse. Os “giallorossi” ganharam no primeiro jogo, por 1-0. Como habitualmente, podes apostar em todos os jogos destas duas competições no site da Betano.pt.
O SC Braga viveu uma grande noite europeia na primeira mão, tendo alcançado uma importante vantagem de 2-0, com golos de Abel Luiz e Vitinha, este último num soberbo cabeceamento. De acordo com as odds do site da Betano.pt, os franceses são favoritos para este segundo desafio, mas a equipa de Braga mostrou o seu poderio na Pedreira e parece ter condições para assegurar a qualificação para os quartos de final. Até porque qualificou-se nas oito ocasiões em que ganhou a primeira mão nas competições europeias por dois golos ou mais.
Se Abel Ruiz e Vitinha foram os autores dos golos do SC Braga na primeira mão, outra das grandes figuras da partida foi o extremo Rodrigo Gomes, primeiro no corredor esquerdo e depois no direito, sempre em grande nível. Com apenas 18 anos, tem ganho cada vez mais influência na equipa arsenalista e esta quinta-feira vai querer voltar a mostrar-se à Europa do futebol. À semelhança do ocorrido na primeira mão, Gelson Martins deverá figurar no onze inicial dos franceses, tal como o ponta de lança Ben Yedder, o melhor marcador desta temporada no campeonato francês, com 15 golos, mas ainda em branco na Liga Europa. Algo que se explica, em parte, por nem sempre ter sido titular, ainda que some já 272 minutos na competição, tempo que em princípio seria suficiente para um ponta de lança da sua qualidade já ter “molhado a sopa”.
No passado fim de semana, o SC Braga escorregou no campeonato português, perdendo em casa com o Gil Vicente por 0-1, mas mantendo a quarta posição. O AS Mónaco foi derrotado por igual “score” no terreno do Estrasburgo e está em oitavo lugar, muito abaixo do que eram as expetativas dos seus responsáveis. Será a primeira vez que o AS Mónaco recebe o SC Braga em partidas oficiais.
Depois da derrota por 1-0 na primeira mão, o FC Porto está obrigado a vencer em França por mais do que um golo de diferença (ou por um golo de diferença e depois nas grandes penalidades). Recorde-se que os golos fora de casa deixaram de valer mais, pelo que qualquer triunfo dos azuis e brancos por um golo obrigará a prolongamento. O Olympique Lyon é favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt, mas por pequena margem. Mas como vai poder ler, existem três bons prenúncios que podem inspirar a formação de Sérgio Conceição.
Foi a décima vez que o FC Porto perdeu em casa na primeira mão de uma competição europeia e só numa ocasião conseguiu seguir em frente. Foi nos quartos de final da Taça UEFA de 2002/03, curiosamente também por 0-1, diante do Panathinaikos. O resto da história é conhecida: os dragões ganharam por 2-0 na Grécia e acabaram por ganhar a competição, antecessora da Liga Europa.
O FC Porto também se pode inspirar nas duas anteriores visitas a casa deste adversário. Em 1964/65 ganhou por 1-0 e passou para a segunda eliminatória da Taça das Taças, depois de já ter ganho por 3-0 na primeira mão. Foi, de resto, a primeira vez que conseguiu passar uma eliminatória nas competições europeias, algo que sucedeu à quinta tentativa. E em 2003/04 empatou 2-2 nos quatros de final da Taça dos Campeões, após vitória por 2-0 no Dragão. Precisamente na segunda e última vez época em que se sagrou campeão europeu.
Otávio é baixa de vulto para o jogo desta quinta-feira, pois estava em risco de suspensão e viu amarelo na primeira mão. Lucas Paquetá foi o marcador do único golo na primeira mão, mas em termos teóricos o principal perigo para a baliza portista será o ponta de lança Karl Toko-Ekambi, o artilheiro da equipa, com 13 golos em 29 jogos oficiais, sendo que o seu rendimento tem sido muito melhor na Liga Europa, com seis golos em sete jogos, apesar de ter ficado em branco no Dragão.
Na última jornada do campeonato, o FC Porto venceu o Tondela no Dragão por 4-0, enquanto o Olympique Lyon foi surpreendido em casa pelo Rennes, perdendo por 2-4.
Muitos esperavam uma goleada do FC Barcelona na primeira mão, em face da subida de forma dos espanhóis nas últimas semanas e do péssimo campeonato turco que o Galatasaray tem realizado (é 14º classificado). No entanto, os visitantes surpreenderam e aguentaram o 0-0 até ao final. Nada que coloque em causa o amplo favoritismo do FC Barcelona para esta eliminatória, bem visível nas odds do site da Betano.pt, mas sem dúvida que a esperança de qualificação para os turcos aumentou significativamente.
E o Galatasaray até apresenta números interessantes nas receções ao FC Barcelona nas provas uefeiras, pois só perdeu dois dos quatro jogos disputados, tendo vencido uma vez e empatado noutra ocasião. Gomis, veterano ponta de lança de 36 anos que regressou no último mercado de inverno ao Galatasaray, é uma das grandes esperanças dos adeptos turcos para fazer balançar as redes espanholas. Na primeira mão, bastaram-lhe 22 minutos em campo para fazer um golo, que acabou por ser anulado por fora de jogo. Desde o seu regresso à Turquia, soma três golos em 269 minutos de utilização.
No FC Barcelona, não falta “artilharia” pesada no centro do ataque, com Pierre Aubameyang à cabeça, seguido por Memphis Depay, Ferrán Torres e Luuk de Jong. O complicado será antever quem serão os escolhidos de Xavi Hernández para o onze inicial.
No passado fim de semana, o Galatasaray não jogou para a Liga turca , enquanto em Espanha o FC Barcelona goleou em casa o Osasuna por 4-0 e subiu ao terceiro lugar, com os mesmos pontos do quarto, Atlético de Madrid, e com menos um encontro realizado. Os “blaugrana” passam pelo melhor momento da temporada, com cinco triunfos e uma igualdade nos últimos seis desafios oficiais.
O Eintracht Frankfurt ganhou por 2-1 na primeira mão, mas numa eliminatória entre duas equipas aparentemente de nível semelhante, os espanhóis podem perfeitamente vencer na Alemanha, até porque o 1-0 permite-lhes jogar um prolongamento, em virtude dos golos fora de casa terem deixado de valer mais. Os alemães são ligeiramente favoritos, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
É uma incógnita a presença no onze inicial dos portugueses William Carvalho e Rui Silva. O médio, que há algumas semanas foi muito elogiado pelo seu treinador Manuel Pellegrini, perdeu fulgor e tem alternado a titularidade com o banco e o guarda-redes voltou à titularidade no jogo do passado domingo, mantendo a baliza inviolada na vitória caseira com o Athletic Bilbao, por 1-0. No entanto, foi o veterano Claudio Bravo o dono da baliza no desafio da primeira mão com o Eintracht Frankfurt, tendo mesmo sido o melhor em campo, com a defesa de uma grande penalidade como grande destaque.
No Eintracht Frankfurt não é expectável que Gonçalo Paciência seja titular, pois só figurou no onze inicial em dois dos 17 jogos que soma esta temporada. Ainda assim, apresenta o interessante registo de quatro golos em 319 minutos de utilização. Na última jornada da Bundesliga, os alemães ganharam por 2-1 na receção ao Bochum e encontram-se na nona posição.
Entretanto, na Liga Conferência, a AS Roma recebe o Vitesse e parece bem lançada para os quartos de final depois de ter ganho na primeira mão por 1-0. Os italianos são francamente favoritos, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Sérgio Oliveira foi a grande figura da partida nos Países Baixos, pelos melhores motivos – marcou o único golo – mas também pelos piores, pois foi expulso aos 78 minutos, por acumulação de cartões amarelos. O médio português estará assim ausente deste segundo desafio.
Ganhar em Roma não se afigura tarefa fácil para o Vitesse, que nos seis jogos que já efetuou fora de casa esta temporada para a Liga Conferência apresenta um equilíbrio total entre vitórias, empates e derrotas. Ganhou diante do Dundalk e do NS NS Mura, empatou com Anderlecht e Rennes e perdeu frente ao Tottenham e ao Rapid de Viena. A equipa orientada por José Mourinho soma três vitórias (Trabzonspor, CSKA Sofia, Zorya) e um empate (Bodo/Glimt) nas quatro partidas que efetou no seu estádio para a Liga Conferência, com um registo de 13-3 em golos.
Os dois clubes parecem gémeos siameses nas respetivas ligas domésticas. Na última jornada da Série A italiana, a AS Roma empatou a uma bola na desclocação ao reduto da Udinese e encontra-se no sexto lugar enquanto os neerlandeses também empataram (0-0 no terreno do Heracles Almelo) e ocupam a mesma posição na tabela.
Nos outros jogos desta segunda mão dos quartos de final da Liga Conferência, destaque para o Basileia-Olympique de Marselha (franceses em vantagem, por 2-1), para o Rennes-Leicester City, com os franceses a tentarem recuperar de uma desvantagem de 0-2 e para o FC Copenhaga-PSV Eindhoven, depois de um fantástico 4-4 na primeira mão.