Sporting Braga e Vitória Guimarães jogam esta quinta-feira na 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa, em busca de um lugar no Playoff que dê, depois, acesso à fase de grupos da competição. As duas equipas minhotas têm obstáculos de diferente grau de dificuldade pela frente, mas dois bons resultados nesta primeira-mão, fora de casa, deixam ambas as equipas com boas perspectivas para a fase seguinte.
O Sporting Braga desloca-se a Copenhaga, na Dinamarca, para defrontar o Brondby pela primeira vez na história, equipa que terminou a liga dinamarquesa 2018/19 em quarto lugar, o mesmo dos minhotos. A equipa da casa, porém, tem tido vida difícil na Europa na última década, não conseguindo chegar à fase de grupos desde 2009. As pré-eliminatórias e os playoff da competição têm deitado por terra o sonho europeu dos históricos dinamarqueses, algo que contrasta com o Sporting Braga, presença assídua na fase de grupos da competição, excepção às épocas 2014/15 e 2018/19.
Brondby e Braga estão numa fase diferente da época. Os minhotos ainda não arrancaram com os jogos oficiais, tendo somado apenas minutos em jogos de pré-temporada. Foram nove as partidas realizadas pelo SC Braga, com quatro vitória, três empates e duas derrotas, numa lista em que incluem jogos com o FC Porto, Lille e Mónaco. A equipa de Sá Pinto está há quatro jogos sem vencer, número que não belisca sem por um segundo as hipóteses do SC Braga sair do Brondby Stadion com um resultado positivo.
Os dinamarqueses, por seu lado, já levam 8 jogos oficiais, metade deles na Liga Europa. Com 4 vitórias e três derrotas no somatório, ocupam o terceiro lugar no campeonato, mas não tiveram tarefa fácil para chegarem a esta 3ª pré-eliminatória. Ultrapassaram o Inter Turku por apenas um golo e, frente ao Légia Gdansk, só no prolongamento superaram o adversário.
Para o Ventspils, da Letónia, o duelo com o V. Guimarães será o 27º jogo oficial desta época que já vai avançada. O atual terceiro classificado na liga, soma 10 vitória, oito empates e oito derrotas no total de partidas realizadas, com um saldo de 42 golos marcados e 37 sofridos. A defesa é, assim, o calcanhar de Aquiles desta equipa que, para chegar a esta 3ª Pré Eliminatória, teve de ultrapassar Teuta (3-0 e 0-1) e o Gzira United (4-0 e 2-2).
O V. Guimarães, agora orientado por Ivo Vieira, leva já três jogos oficiais, com vitórias em todos eles. Juntando a pré-epoca, os minhotos já somam seis vitórias consecutivas e sem sofrer golos nos últimos jogos. Só uma derrota na pré-temporada deixa o V. Guimarães com boas perspectivas para o primeiro confronto de sempre com o Ventspils.
A história na UEFA também coloca a equipa portuguesa à frente do adversário desta pré-eliminatória. O Vitória leva várias participações na Liga Europa, a última das quais em 2017/18, altura em que discutiu o Grupo I com RB Salzburgo, Marselha e Konyaspor. O Ventspils, por seu lado, desde 2009/10 que não atinge a fase de grupos, tendo até defrontado o Sporting na altura, tendo perdido em casa (1-2) e empatado em Alvalade (1-1).