Na madrugada de terça para quarta-feira joga-se o maior clássico da América do Sul e um dos mais mediáticos do futebol mundial. O Brasil recebe a Argentina, em partida da fase de qualificação para o Mundial de 2026. Podes apostar neste encontro, bem como nas restantes partidas desta ronda, no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos à vitória.
A América do Sul foi a primeira confederação a dar o pontapé de saída para a qualificação do próximo campeonato do mundo, o qual será disputado em três países: EUA, México e Canadá. Este será o maior Mundial disputado até agora, com 48 equipas, e cuja final está prevista para 19 de julho de 2026.
A qualificação arrancou em setembro e prolonga-se até outubro de 2025. As primeiras seis classificadas garantem vaga na fase final e a sétima posicionada disputará um play-off de acesso. As dez seleções jogam todas umas contra as outras, para um total de 18 jornadas e 90 partidas. Uma das grandes dúvidas sobre o Mundial 2026 é se Messi, com 39 anos, ainda marcará presença na competição.
Ao cabo de cinco jornadas disputadas, a Argentina lidera com 12 pontos, seguida do Uruguai, com 10, da Colômbia, com nove, e da Venezuela, com oito. O Brasil só surge na quinta posição, com sete pontos.
Os dois rivais da América do Sul chegam a este duelo na sequência de derrotas. O Brasil perdeu na deslocação à Colômbia, por 2-1, mas até conseguiu adiantar-se no marcador logo no início da partida, através de Gabriel Martinelli, aos quatro minutos. Foi já no último quarto de hora do encontro que a formação da casa virou o resultado, com um bis de Luis Diaz (75’ e 79’). Com este triunfo, a Colômbia estreou-se a vencer a canarinha em eliminatórias de acesso ao Mundial e é agora a única seleção invicta em prova. Já no caso dos visitantes, este foi o segundo desaire seguido, depois de terem perdido na jornada anterior diante do Uruguai (2-0), algo que acontece pela primeira vez numa qualificação. Estas duas derrotas surgem depois de um surpreendente empate do escrete diante da Venezuela, em casa a um golo, o que quer dizer que os pupilos de Fernando Diniz não vencem há três partidas.
No caso da Argentina, a derrota aconteceu no La Bombonera, em Buenos Aires, diante do rival Uruguai, por 2-0, seleção que é agora treinada pelo carismático treinador argentino Marcelo Bielsa. Os forasteiros não venciam o adversário fora de casa desde 1989, sendo que a Argentina não perdia há quase um ano, quando foi derrotada pela Arábia Saudita na primeira jornada do Mundial de 2022. Depois disso, foram oito jogos e outras tantas vitórias e sem qualquer golo sofrido. Golos de Ronald Araújo, aos 41 minutos, e do ex-benfiquista Darwin Núñez, aos 87’, fizeram o resultado final.
Até ao momento, os dois rivais já se defrontaram em 41 ocasiões com os brasileiros como anfitriões, e o escrete venceu 23 duelos, contra 11 dos argentinos – houve ainda sete empates. No entanto, convém recordar que no último jogo oficial entre as duas seleções, e realizado no Brasil, os forasteiros levaram a melhor. Foi na final da Copa América de 2021, com um golo de Angel Dí Maria a dar a vitória às pampas e consequente troféu.
Messi, a principal figura da Argentina, não tem no Brasil um adversário fácil, já que ainda não fez o gosto ao pé, nem conseguiu qualquer assistência, nas sete partidas oficiais que leva contra este rival. Em relação aos resultados, o panorama também lhe é desfavorável, com apenas um triunfo, dois empates e quatro derrotas, sendo que a única vitória diante do Brasil valeu o primeiro título de seleções para o astro, que foi a Copa América de 2021.