Marca na tua agenda. 9 de abril é o dia em que arranca mais uma edição do principal escalão do campeonato brasileiro de futebol, o Brasileirão, esta época com grandes motivos de interesse para os portugueses, em virtude da presença de quatro treinadores lusos: Abel Ferreira, no Palmeiras, Paulo Sousa, no Flamengo, Vítor Pereira, no Corinthians e Luís Castro, no Botafogo. A Série A brasileira passa assim a ser a segunda Liga com mais técnicos lusos, a seguir à portuguesa. 

Em termos teóricos são cinco os grandes candidatos ao título: Atlético de Maneiro (atual campeão), Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Internacional de Porto Alegre. Quatro equipas subiram da Série B: Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí. No final do campeonato, os seis primeiros qualificam-se para a Copa Libertadores de 2023, os seis clubes subsequentes para a Copa Sul-Americana de 2023 e os quatro últimos descem para a Série B. Introduzido em 2019 no Brasil, todos os jogos continuarão a ter VAR.

Hulk é a figura do atual campeão

O Atlético de Mineiro – equipa patrocinada pela Betano – é o campeão em título e parte para a nova época como um dos grandes candidatos à conquista do Brasileirão. Para já, começou a época da melhor forma, pois a 20 de fevereiro ganhou a Supertaça, ao derrotar o Flamengo, no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a duas bolas no final dos 90 minutos.

Aos 35 anos, o ex-portista Hulk continua a ser a grande figura do plantel, depois de ter realizado uma fantástico ano de 2021, com 68 partidas oficiais realizadas, nas quais apontou 36 golos e fez 13 assistências. E foi eleito o melhor jogador do campeonato, tendo ainda sido o melhor marcador, com 19 golos. Os médios Jair e Nacho Fernández são outros jogadores muito importantes para o novo treinador, o argentino Antônio Mohamed, que substituiu Cuca, depois de este ter saído no fim de dezembro, alegando problemas familiares.

No plantel do “galo”, destaque para as chegadas de Fábio Gomes, ponta de lança proveniente do Ny Red Bulls, da MLS, de Ademir, outro atacante, contratado ao América-MG, e do experiente central Diego Godin, de 36 anos, que rescindiu com o Cagliari e que substitui Júnior Alonso, que se transferiu para os russos do Krasnodar.

Paulo Sousa conta com plantel de luxo

O Flamengo “de” Paulo Sousa é para muitos analistas o grande candidato a concorrer com o Atlético de Mineiro. O início não foi famoso, ao perder a Supertaça, mas o treinador tem tido um constante discurso de confiança nas qualidades do grupo que dirige. O ataque apresenta um trio de respeito, com Gabigol – que passou sem sucesso pelo Benfica – Pedro e Evérton Ribeiro, todos jogadores habitualmente convocados para a seleção brasileira. Destaque ainda para o médio ofensivo Arrascaeta, para o central David Luiz (outro ex-benfiquista) e para o médio Andreas Pereira, que durante muitos anos jogou no Manchester United, e ainda para outro avançado, Bruno Henrique, que ultimamente perdeu alguma aura, mas pode ressurgir a qualquer momento. O central Fabrício Bruno, ex-Red Bull Bragantino, e o atacante Marinho, ex-Santos, foram as contratações de maior monta.

Palmeiras de Abel Ferreira coleciona taças

No Palmeiras desde 30 de outubro de 2010, Abel Ferreira tem sido um autêntico “papa-taças” – conquistou duas Taças dos Libertadores, uma Taça do Brasil e uma Recopa sul-americana – mas falta-lhe ainda ganhar o Brasileirão.

Num plantel que não tem tantas estrelas como por exemplo o do Flamengo, merecem destaque os médios Danilo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Gabriel Menino, o guarda-redes Weverton, o central Gustavo Gomez e os avançados Dudu, Rony e Gabriel Veron. Referência ainda para o jovem ponta de lança de 21 anos Rafael Navarro, proveniente do Botafogo e sobre o qual Abel Ferreira tem proferido recorrentes elogios públicos. O médio Eduard Atuesta (ex-Los Angeles FC) foi outra aquisição de realce. 

Vítor Pereira tem veteranos na espinha dorsal do  Corinthians

Depois de deixar os turcos do Fenerbahçe, Vítor Pereira aceitou o desafio de treinar o Corinthians, um dos maiores emblemas brasileiros, mas que não parece reunir plantel tão rico como Palmeiras e, principalmente, Flamengo. A base da equipa assenta nos veteranos Willian (a grande estrela), Fágner, Paulinho e Renato Augusto, destacando-se ainda o defesa central João Victor, do qual a imprensa brasileira afirma ser o “Lucas Veríssimo II” e que já foi dado como estando nos planos do Benfica. O extremo Roger Guedes e o veterano ponta de lança Jô, de 34 anos e que chegou a jogar no Manchester City, são outras das figuras.

O Internacional de Porto Alegre foi uma das equipas que mais mexeu no plantel, em busca de um título de campeão do Brasileirão que lhe escapa desde 1979. O experiente médio Gabriel (ex-Corinthians), o lateral direito argentino Fabrício Bustos (ex-Independiente), o médio D’Alessandro – de regresso a casa aos 40 anos depois de uma curta experiência nos uruguaios do Nacional – e os atacantes David (ex-Fortaleza) e Wesley Moraes, emprestado pelo Aston Villa, foram aquisições de destaque. Taison, experiente extremo de 34 anos, continua a ser a grande estrela. O uruguaio Alexander Medina é o novo técnico, em substituição do compatriota Diego Aguirre.

Botafogo gera expetativa com Luís Castro no comando

Existe ainda muita curiosidade para ver o que conseguirá o Botafogo, histórico do futebol brasileiro recém-promovido da Série B e treinado por Luís Castro. Recorde-se que o seu novo dono é John Textor, empresário norte-americano que traz grande capacidade de investimento. Até ao momento, destacam-se as aquisições dos médios Lucas Piazon (ex-SC Braga), Breno e Fabinho, dos avançados Erison e Vinicius Lopes e ainda dos centrais Philipe Sampaio (passou por Feirense e Tondela) e Klaus. E Matheus Nascimento, avançado de 22 anos formado no Botafogo, é apelidado de “novo Cavani” e parece ter tudo para ser um dos destaques do Brasileirão.

Históricos em busca da glória perdida

Três clubes que não estiveram em grande plano na época passada encaram esta temporada com esperanças renovadas, embora não se assumam como candidatos ao título do Brasileirão: Fluminense, Santos e São Paulo.

O Fluminense, clube patrocinado pela Betano, foi sétimo classificado em 2021 e reforçou-se com o médio veterano de 38 anos Felipe Melo, o médio ofensivo Nathan, o atacante Willian Bigode, o lateral esquerdo Mario Pineida e o central David Duarte. Por outro lado, o defesa esquerdo Marlon regressou após empréstimo ao Trabzonspor. No Santos, décimo colocado no ano passado e agora treinado por Fabián Bustos, antigo treinador do Barcelona de Guayaqui, destaque para a chegada de Maicon, central ex-FC Porto. E no São Paulo, 13º classificado em 2021, a contratação mais mediática foi o veterano defesa Rafinha, de 36 anos, vindo do Grémio de Porto Alegre.