O Fluminense recebe o Atlético Mineiro, dois clubes patrocinados pela Betano, na noite desta quarta-feira (01h30 da madrugada de quinta-feira em Portugal Continental), no jogo grande da 11ª jornada Brasileirão. Podes apostar neste desafio no site da Betano.pt e fica a saber que a equipa da casa é ligeiramente favorita.
Recorde-se que Luiz Felipe Scolari foi anunciado como novo treinador do “galo” no passado sábado, 17 de junho, substituindo Eduardo Coudet, mas ainda não vai orientar a nova equipa esta quarta-feira. O “Flu” é o atual quinto classificado, encontrando-se a sete pontos do líder Botafogo, mas a apenas dois pontos do terceiro colocado, Flamengo. Já o Atlético Mineiro é quarto, com mais um ponto do que o seu rival desta ronda.
Fluminense passa por um momento menos bom, tendo ganho apenas uma das últimas oito partidas oficiais, enquanto o Atlético Mineiro vem de um empate caseiro (1-1) diante do Red Bull Bragantino, para o campeonato, mas tinha vencido os dois desafios anteriores, ambos por 1-0, em casa do Cruzeiro (igualmente para a Série A) e do Allianz Lima, para a Taça dos Libertadores.
Aos 74 anos, Luiz Felipe Scolari decidiu abraçar um novo desafio, tendo assinado pelo Atlético de Mineiro até dezembro de 2024, depois de conseguir a desvinculação do Athletico Paranaense. O antigo selecionador de Portugal faz-se acompanhar do adjunto Carlos Pracidelli, que também deixou a formação de Curitiba. Ainda não vai orientar o Atlético Mineiro neste próximo jogo, pois ainda não deu qualquer treino, mas assistirá à partida no estádio.
Ganhar o campeonato brasileiro e a Taça dos Libertadores é o objetivo assumido pelo “galo”. Nas redes sociais do clube, Scolari deixou mensagem de confiança na sua apresentação aos adeptos. “Estaremos juntos na empreitada para conseguir os objetivos traçados por todos nós. Nós, da parte técnica, a torcida e os nossos atletas, comissão técnica e todas as pessoas envolvidas no nosso projeto. Fiquei muito feliz pelo convite do Galo e irei participar ativamente nesse ano e meio. A torcida do Galo terá em mim, em nós, aquilo que sempre esperou: vibração e vontade, e tudo mais. Tudo aqui que vocês proporcionam para nós, dentro de campo, torcida do Galo, nós iremos devolver a vocês jogando futebol. Um abraço, e tudo de bom. Estarei aí com vocês”, escreveu.
Os números das duas equipas sugerem uma partida muito equilibrada. Em 34 jogos realizados na temporada, o Fluminense marcou 63 golos, tendo o quarto melhor ataque do Brasileirão, com 16 golos em dez jornadas. Em termos defensivos, sofreu 27 golos, 11 dos quais foram consentidos no Brasileirão, apresentando a sétima melhor defesa da competição, em igualdade com Flamengo e São Paulo FC.
Quanto ao Atlético Mineiro, marcou 53 golos em 35 partidas oficiais (números ligeiramente abaixo do rival), tendo sofrido os mesmos 27 golos. Se analisarmos unicamente a prestação na Série A brasileira, apresenta um saldo de 14-8.
O melhor marcador do Fluminense esta época é Germán Cano, experiente atacante argentino de 35 anos que marcou 25 golos oficiais em 31 jogos, com destaque para os 16 golos em 13 encontros no campeonato carioca. Cano perdeu um pouco de influência nas últimas semanas, mas regressou aos golos no último jogo (empate a dois com o Góias). Na atual edição do Brasileirão soma 3 golos em 10 encontros.
No Atlético Mineiro, é outro veterano o principal artilheiro, o nosso bem conhecido Hulk, de 36 anos, que já faturou por 20 vezes em 31 desafios este ano, tendo 5 golos em nove jogos na Série A. O antigo avançado do FC Porto está em forma e marcou os dois golos que valeram as vitórias por 1-0 nos dois últimos encontros que disputou, com o Cruzeiro e diante do Alianza Lima.
Refira-se que Hulk reencontra Luiz Felipe Scolari, que o orientou na seleção brasileira, entre fevereiro de 2013 e julho de 2014, até à fatídica derrota por 7-1 no Mineirão, diante da Alemanha, no Mundial de 2014. “Hulk foi fantástico esse ano, em tudo. Sei das atitudes dele fora de campo, de apoiar e intervir a favor dos seus colegas. Dentro de campo, atuou numa posição central e rendeu muito mais. É um jogador que deveria ser mais bem visto pela seleção brasileira”, referiu em entrevista, em dezembro de 2021.
No Fluminense, Marcelo, Ganso e Nino, três jogadores importantes na estratégia do treinador Fernando Diniz, devem recuperar a tempo desta importante partida, enquanto o ex-benfiquista Alan Kardec é a única baixa no Atlético Mineiro. O ponta de lança regressou aos treinos sem limitações no passado domingo, 18 de junho, mas precisa de recuperar ritmo competitivo, pois não joga desde outubro de 2022, devido a duas graves lesões (fratura de stress no pé e hérnia discal).
Refira-se que o Fluminense tem demonstrado superioridade nas receções ao Atlético Mineiro referentes ao Brasileirão. Nas últimas dez partidas, ganhou quatro e perdeu apenas uma, tendo-se verificado cinco empates. Na temporada passada, o jogo foi espetacular e terminou com 5-3 favorável aos visitados.