O fim de semana de 25 e 26 de novembro promete muitas emoções no Brasileirão, com a realização da 35ª jornada da competição, após a qual ficarão a faltar apenas três rondas para o final. É certo que nada ficará decidido, tal a escassa diferença pontual de 5 pontos entre os seis primeiros da tabela, mas muito poderá ficar mais claro.

Para já, o Palmeiras lidera, com mais 1 ponto do que o Botafogo, 2 de vantagem sobre o Flamengo, 3 sobre Grémio e Bragantino e 5 a mais do que o Atlético Mineiro. Como de costume, podes apostar em todos os desafios da 35ª jornada no site da Betano.pt.

Atlético Mineiro-Grémio (domingo, 26 de novembro, 19h00)

No grande jogo da jornada do Brasileirão, o Atlético Mineiro, sexto classificado e equipa patrocinada pela Betano, recebe o quarto, Grémio. A formação da casa tem odds bastante favoráveis para a conquista dos três pontos, de acordo com o site da Betano.pt.

O “galo”, que está a 6 pontos do líder Palmeiras, venceu o Goiás por 2-1 na 34ª jornada, antes da pausa para os trabalhos das seleções nacionais, com Hulk e Guilherme Arana a serem os autores dos golos. O antigo futebolista do FC Porto continua a ser uma das grandes estrelas da equipa, mas esta época tem tido a companhia de Paulinho, seu parceiro na frente de ataque: os dois são os melhores marcadores da formação de Belo Horizonte, com 28 golos apontados em partidas oficiais. No entanto, se nos cingirmos ao Brasileirão, a vantagem é de Paulinho, com 17 golos marcados (é o melhor artilheiro da competição), contra 13 de Hulk.

O Atlético Mineiro, que apresenta a melhor defesa desta edição da Série A, com 27 golos sofridos, terá pela frente o melhor ataque, Grémio, equipa que já apontou 57 golos mas que na última jornada sofreu comprometedora derrota caseira com o Corinthians (0-1). Em destaque na equipa de Porto Alegre na hora de acertar na baliza adversária tem estado o veterano Luis Suárez, autor de 26 golos em 50 encontros oficiais, dos quais 14 foram apontados no campeonato. Ele que, apesar dos 36 anos, é o futebolista mais utilizado por Renato Gaúcho na época em curso, num total de 4374 minutos.

Bruno Alves e Villasanti, castigados, serão ausências certas no Grémio, enquanto Rodrigo Ely e Pepê estão em dúvida. Já Geromel e João Pedro Galvão, futebolistas que passaram pelo futebol português, continuarão de fora, devido a lesão. No lado do Atlético Mineiro, o técnico Luiz Felipe Scolari tem todo o grupo à disposição, salvo algum contratempo de última hora.

O equilíbrio tem sido a nota dominante nas receções do Atlético Mineiro ao Grémio referentes ao Brasileirão, com quatro vitórias para cada lado e duas igualdades nos últimos dez anos. No entanto, nas duas últimas temporadas, o “galo” não facilitou e levou a melhor.

Botafogo-Santos (domingo, 26 de novembro, 19h00)

O Botafogo tem vindo a perder gás neste Brasileirão e na passada quinta-feira, 23 de novembro, voltou a não ganhar, tendo empatado 2-2 em casa do Fortaleza, com os golos do segundo classificado apontados por Danilo Barbosa e por um defesa da formação da casa, na própria baliza. Foi um jogo que marcou a estreia de Tiago Nunes no comando técnico do “alvinegro carioca”, sendo o quinto treinador da equipa na época em curso. O “fogão” atravessa uma incrível crise de resultados, com dois empates, que se seguiram a quatro derrotas consecutivas. 

Caso tivesse derrotado o Fortaleza, teria saltado para a liderança, com mais 1 ponto do que o Palmeiras. Tido como o “vencedor antecipado” da Série A 2023/24, pois chegou a liderar com 16 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Botafogo recebe o Santos, 14º classificado e uma das grandes desilusões da prova.

Tiquinho Soares, antigo atacante do Vitória de Guimarães e do FC Porto é, a larga distância, o melhor marcador da sua equipa esta temporada, com 28 golos em 50 desafios (16 apontados na Série A). Refira-se que o defesa Rafael e o médio Patrick de Paula, lesionados, não poderão defrontar o Santos.

Quanto ao Santos, está longe dos tempos de glória, com o atual 14º lugar a constituir uma grande desilusão para a sua fiel massa associativa. O “peixe” atravessa no entanto a melhor fase da temporada, não tendo perdido nos últimos seis jogos do campeonato (três vitórias e três empates). Marcos Leonardo, que chegou a ser dado como possível reforço de Sporting e Benfica, é o melhor marcador do Santos em 2023/24, com 21 golos em 45 partidas oficiais (13 golos no Brasileirão). O médio Tomás Rincón, lesionado, vai falhar a partida com o Botafogo, sendo Rodrigo Fernández o seu provável substituto. O central João Basso também deverá ficar de fora, pois ainda não está 100 por cento recuperado do seu problema físico, mas Dodô, outro central, está de regresso.

Tem sido equilibrada a história recente dos jogos do campeonato entre Botafogo e Santos com o primeiro como anfitrião: cinco vitórias da equipa da casa, três triunfos dos visitantes e dois empates.

Fortaleza-Palmeiras (domingo,26 de novembro, 21h30)

O Palmeiras, líder do Brasileirão, desloca-se ao estádio do Fortaleza, sendo claro favorito (ainda e sempre de acordo com as odds do site da Betano.pt) para o confronto diante do 11º classificado. A equipa de Abel Ferreira é aquela com melhor série de resultados na competição, com seis vitórias e uma derrota nos últimos sete jogos, que lhe permitiram subir à liderança, aproveitando os sucessivos deslizes do Botafogo. 

Abel Ferreira não conta com um grande goleador no atual plantel – o artilheiro é o médio Raphael Veiga, com 17 golos em 56 encontros oficiais – mas não faltam candidatos a desequilibrar, como o próprio Raphael Veiga, Rony ou Endrick, o craque de 17 anos que já assinou pelo Real Madrid. No Fortaleza, muitas das esperanças na obtenção de um bom resultado passam pela pontaria do atacante argentino Juan Martín Lucero, melhor marcador da equipa esta época, com 23 golos em 59 jogos, mas apenas 1 nas últimas seis partidas.

Os atletas do Palmeiras Gustavo Gómez, Richard Ríos, Raphael Veiga e Endrick jogaram pelas suas seleções nacionais na terça-feira, 21 de novembro, mais do que a tempo de serem opção para a deslocação a Fortaleza. De fora, garantidamente, ficarão Gabriel Menino e Dudu, enquanto Luan e Piquerez estão em dúvida.

O Palmeiras vem de uma sequência de três épocas sem vencer no reduto do Fortaleza (duas vitórias dos visitados e um empate) e olhando para o histórico total, percebe-se que este não é um terreno nada fácil para o “verdão”, pois só lá venceu uma vez, em    nove confrontos para o campeonato, com três triunfos do Fortaleza e cinco igualdades.

Internacional-Red Bull Bragantino (domingo, 26 de novembro, 21h30)

Quem diria que a quatro jornadas do fim, o Red Bull Bragantino teria hipóteses de se sagrar campeão brasileiro? A verdade é que, de mansinho, a equipa orientada por Pedro Caixinha foi subindo na tabela e, não fossem os recentes resultados (derrota com o São Paulo FC, empate com o Botafogo e desaire no estádio do Flamengo por 0-1, este na passada quinta-feira, 23 de novembro) e a equipa poderia mesmo estar a liderar o Brasileirão. 

Atual quinto classificado, a 3 pontos do líder, está de visita ao terreno do Internacional, 13º colocado, no confronto com odds mais equilibradas da 35ª ronda da prova, com ligeiro favoritismo dos visitantes. O desaire com o Flamengo na passada quinta-feira deixou as contas do Red Bull Bragantino mais complicadas, mas já se viram tantas reviravoltas e resultados inesperados neste Brasileirão que é melhor esperarmos pelas últimas jornadas antes de fazermos qualquer prognóstico.

Num plantel do Red Bull Bragantino sem grande estrelas, o jovem uruguaio Thiago Borbas, de 21 anos, tem ganho protagonismo nas últimas semanas, tendo bisado no recente empate a duas bolas com o Botafogo. Borbas tem 13 golos em 48 jogos (já é o segundo melhor marcador da equipa), mas o registo é bem melhor do que parece à primeira vista, pois só foi titular em 12 ocasiões. No entanto, será baixa de peso nesta jornada, pois foi expulso frente ao Flamengo.

O Internacional tem em Alan Patrick, médio de 32 anos, o seu esteio, pois estamos a falar do jogador mais utilizado esta temporada e do melhor marcador da equipa, com 15 golos em 60 jogos oficiais. O lateral Hugo Mello, recuperado de lesão, pode voltar à equipa, enquanto Johnny e Enner Valencia encontram-se em dúvida. Já Renê, Dalbert e Matheus Dias continuarão garantidamente de fora, lesionados, tal como o castigado Charles Aránguiz. No Red Bull Bragantino, a grande novidade é o regresso do central Léo Realpe, depois de ter cumprido castigo com o Flamengo.

Esta será a décima vez que o Internacional vai receber o Red Bull Bragantino em jogos do campeonato e o resultado mais habitual tem sido o empate, que se verificou por cinco vezes, com três triunfos dos anfitriões e um dos visitantes.

América Mineiro-Flamengo (domingo, 26 de novembro, 21h30)

O Flamengo é o atual terceiro classificado do Brasileirão, a 2 pontos do líder, depois da importante vitória por 1-0 diante do Red Bull Bragantino, com golo apontado por De Arrascaeta. Nesta 35ª jornada, poderá ter tarefa facilitada, pelo menos no papel, pois visita o terreno do América Mineiro, o “lanterna vermelha” e, como não poderia deixar de ser, é amplamente favorito, segundo as odds da Betano.pt.

O ponta de lança Pedro tem sido a grande figura do “rubo negro carioca” e já marcou 33 golos em 57 encontros oficiais em 2023/24, 4 deles nos últimos cinco jogos. Já Gabriel Barbosa, seu companheiro no ataque, tem estado bem mais apagado e,    inclusivamente, perdeu a titularidade. Suplente utilizado com o Fluminense, viu o vermelho direto e ficou de fora com o Red Bull Bragantino. Nada de novo, pois é o futebolista que mais cartões viu nos últimos quatro anos no futebol brasileiro, ou seja, desde chegou ao Flamengo: 76 amarelos e nove vermelhos.

Tite tem todo o plantel à disposição para mais esta “final”, diante de um América-MG que já está virtualmente despromovido e que é a pior defesa da competição, com 71 golos sofridos (segue-se o Coritiba, com 67). Tradicionalmente, o estádio do América Mineiro não é fácil para o Flamengo, que só lá ganhou três dos sete jogos que disputou para a Série A, tendo-registado três empates e um triunfo dos locais.

Fluminese-Coritiba (madrugada de 25 para 26 de novembro, às 00h00)

O Fluminense, clube patrocinado pela Betano, atual oitavo classificado no Brasileirão, está fora das contas do título e a missão de terminar num dos seis primeiros lugares, que dão acesso à Taça dos Libertadores (os quatro primeiros entram diretamente), também se afigura muitíssimo complicada. No entanto, como é sabido, já assegurou vaga na próxima edição, pois é o atual campeão em título. Nesta 35ª jornada, o Flu, ainda em festa pela recente conquista da competição internacional, é super favorito na receção ao Coritiba, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

Na noite da passada quarta-feira, o Fluminense bateu em casa o São Paulo FC por 1-0, jogo que estava em atraso da 32ª ronda, com golos do inevitável Germán Cano . O veterano atacante de 35 anos, tem sido o “abono de família” do tricolor das Laranjeiras, tendo impressionantes 38 golos em 56 partidas oficiais na época em curso.

Quanto ao Coritiba, está com a “corda no pescoço”, ocupando a penúltima posição na tabela e qualquer resultado que não seja a vitória praticamente significará a despromoção. Para este jogo decisivo, os visitantes não poderão contar com os castigados Marcelino Moreno, Robson e Reynaldo, enquanto Henrique e o nosso velho conhecido Islam Slimani estão lesionados e em dúvida. Na equipa da casa,    Nino e John Kennedy estão de regresso, depois de terem cumprido castigo no desafio com o São Paulo FC.

Refira-se que Fluminense tem demonstrado grande superioridade nas receções ao Coritiba para o campeonato, tendo ganho cinco vezes e empatado quatro nos últimos nove encontros. O último triunfo dos visitantes ocorreu há dez jogos, em agosto de 2009.

Prémio