Este domingo, 24 de julho, promete ser dia de muitas emoções no campeonato brasileiro, com a realização de dois grandes jogos que vão opor quatro candidatos ao título, separados apenas por seis pontos. Às 20h00 o líder do Brasileirão, Palmeiras, recebe o Internacional de Porto Alegre, que apesar de estar na sexta posição se encontra a apenas 6 pontos da equipa de Abel Ferreira, ou seja, em caso de vitória, conseguirá uma importante aproximação. E às 22h00, o Corinthians de Vítor Pereira (segundo colocado, a quatro pontos do líder) visita o Atlético Mineiro, equipa patrocinada pela Betano, que é terceira classificada, mas com os mesmos pontos do segundo. Podes apostar nestes dois grandes desafios do Brasileirão no site da Betano.pt e fica a saber que os clubes visitados são francamente favoritos à vitória.
O Palmeiras vem de uma vitória em casa do América-MG por 1-0, reentrando nos eixos depois de alguns jogos abaixo do habitual. Na ronda anterior ganhara com muita dificuldade, em casa, ao Cuibá (1-0), depois três encontros consecutivos na Série A sem vitórias: primeiro, igualdade a duas bolas no reduto do Avaí, tendo-se seguido derrota por 0-2 em casa com o Athlético Paranaense e empate sem golos no terreno do Fortaleza. E pelo meio foi eliminado pelo São Paulo da Taça do Brasil.
Gabriel Verón, novo reforço do FC Porto, já não poderá ser opção para Abel Ferreira neste Palmeiras-Internacional de Porto Alegre, com a transferência a render 10,2 milhões de euros ao “verdão”. Refira-se no entanto que o extremo de 19 anos estava longe de ser um titular indiscutível, tendo somado 35 desafios oficiais esta temporada, mas apenas 18 como titular.
O ponta de lança Rony (18 golos em 43 jogos em 2022/23) deverá continuar ausente, em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, bem como o lateral-esquerdo Jorge e o atacante Rafael Navarro. Piquerez, que sentiu desconforto muscular no jogo com o Cuiabá e não defrontou o América-MG, deverá estar de volta aos eleitos. Finalmente com a documentação regularizada, os avançados José Manuel López e Miguel Merentiel estrearam-se na última jornada do Brasileirão, depois de se terem treinado com o grupo cerca de um mês, sem conseguirem jogar.
O Internacional de Porto Alegre apresenta-se no Allianz Parque sob o signo do empate – três nas últimas quatro jornadas do campeonato – sendo que o último foi um espetacular 3-3 na receção ao São Paulo FC. Um desafio em que Pedro Henrique, experiente extremo de 32 anos, esteve em destaque com um bis.
Entretanto, o “colorado” ficou desfalcado em ambos os lados da defesa: o lateral esquerdo Moisés acordou a transferência para o CSKA Moscovo e o lateral direito Heitor está de saída para o Cercle Brugge. Ambos foram titulares na última partida com o São Paulo FC no Brasileirão.
Tem sido esmagadora a superioridade do Palmeiras nas recepções ao Internacional de Porto Alegre, com sete vitórias e um empate nos últimos oito desafios. Curiosamente, imediatamente antes deste registo, os visitantes tinham conseguido três triunfos e um empate em quatro encontros.
Mano Menezes é treinador do Internacional de Porto Alegre há cerca de três meses, tendo perdido apenas por duas vezes em 22 desafios (e só numa ocasião para o campeonato), mas a verdade é que só ganhou dez jogos, tendo somado o mesmo número de empates.
Recorde-se que Abel Ferreira e Mano Menezes entraram em confronto em maio deste ano, pelo que é aguardado com alguma expetativa o seu encontro neste domingo. “Eu achava que exagerava com os árbitros [nos protestos], mas depois vi o Abel Ferreira do Palmeiras e percebi que ainda sou um juvenil em termos de comparação. Mas como a tolerância é maior com quem vem de fora, seguimos”, referiu.
Abel Ferreira, como habitualmente, não se ficou. “Eu não sou experiente na matéria. Tenho 43 anos e sou ainda juvenil nisso. Alguém é nível sénior, alguém que já tem 60 anos. Ainda tenho muito para aprender, crescer com o futebol brasileiro e para melhorar”, referiu.
O Atlético Mineiro é o campeão do Brasileirão em título e apesar de alguma irregularidade de resultados, mantém intactas as aspirações de revalidação do título. Na passada quinta-feira, empatou a uma bola em casa do Cuiabá, isto depois de ter obtido um excelente triunfo por 1-0 no reduto do Botafogo, na ronda anterior.
Nas últimas semanas, o técnico Antônio Mohamed viu com agrado a chegada de quatro reforços ao plantel – Pavón, Jemerson (conceituado central que teve bastante sucesso no AS Mónaco) e dois ex-Benfica. Um deles é o médio ofensivo/extremo Pedrinho, que jogou nos encarnados em 2020/21 e está Nas últimas semanas, chegaram quatro reforços ao plantel – Pavón, Jemerson (conceituado central que teve bastante sucesso no AS Mónaco) e dois ex-Benfica. Um deles é o médio ofensivo/extremo Pedrinho, que jogou nos encarnados em 2020/21 e está cedido pelo Shakhtar Donetsk, tendo já feito a estreia no novo clube na última quinta-feira, entrando aos 56 minutos diante do Cuiabá. O outro é Alan Kardec, veterano ponta de lança de 33 anos que passou pelas águias em 2011 e 2013 (em 2012 esteve emprestado ao Santos).
Kardec também fez a estreia com o Cuiabá, tendo entrado aos 77′ e aos 90’+4 marcou aquele que certamente pensaria ser o golo do triunfo. Só que aos 90’+9 a formação visitada chegou à igualdade. O ponta de lança que representou o Benfica confessa-se nas nuvens com este novo desafio. “Foi um acordo muito rápido e tranquilo, pois desde o primeiro contacto me despertou aquela vontade de defender uma equipa que nos últimos anos tem conquistado coisas muito importantes, por exemplo o triplete na última temporada, o que por si só eleva o nível de exigência. É um projeto único e a oportunidade de defender uma equipa que vai lutar por títulos e tem grandes jogadores”, afirmou. O atacante passou os últimos cinco anos e meio no campeonato chinês, onde demonstrou bom rendimento, ao apontar 67 golos em 126 jogos, média ligeiramente superior a meio golo por partida.
O Corinthians visita o Mineirão depois de na última quarta-feira ter somado três importantes pontos na receção ao Coritiba (3-1), deitando para trás das costas uma sequência de uma vitória, um empate e três derrotas em partidas oficiais. Vítor Pereira, de regresso ao banco depois de cumprir castigo de dois jogos, parece ter razões para sorrir, pois tem finalmente a “enfermaria” com poucos clientes. Chegaram a ser mais de dez jogadores, mas atualmente os únicos impossibilitados de alinhar são o médio Renato Augusto e o avançado Júnior Moraes.
Entretanto, o “timão” anunciou o substituto do central João Víctor, que se mudou para o Benfica. Trata-se do paraguaio Fabián Balbuena, de 30 anos, depois de ter rescindido com o Dínamo de Moscovo. É a sua segunda passagem pelo Corinthians, depois de três temporadas de sucesso, com um título de campeão brasileiro em 2017 e dois troféus de campeão paulista (2017 e 18), tendo somado um total de 136 jogos, com 11 golos marcados. Outro reforço, Yuri Alberto, estreou-se na partida com o Coritiba e logo como titular. O avançado, emprestado pelo Zenit, não faturou, mas esteve em bom plano e foi muito elogiado por Filipe Almeida, adjunto de Vítor Pereira.
O Atlético Mineiro ganhou os últimos quatro encontros em que recebeu o Corinthians, depois de seis desafios com equilíbrio total (duas vitórias para cada lado e dois empates). Como será desta vez?