O Palmeiras recebe o Botafogo este domingo, 25 de junho, às 20h00 (horário de Portugal Continental), no jogo grande da 12ª jornada da Série A brasileira, partida que coloca frente a frente os dois primeiros da tabela e dois treinadores portugueses. À entrada para esta ronda, o Botafogo, orientado por Luís Castro, lidera, com 27 pontos, seguido do Palmeiras de Abel Ferreira, com 22. Podes apostar neste grande duelo no site da Betano.pt e fica a saber que a equipa da casa é francamente favorita.
No futebol, tudo pode mudar de um momento para o outro e depois da sua continuidade no Botafogo ter estado em causa, após uma temporada de 2022 sofrível, Luís Castro levou o “alvinegro carioca” a um arranque de grande nível em 2023, com 9 vitórias e duas derrotas nas primeiras 11 rondas da Série A. E foi eleito o melhor treinador de maio do Brasileirão, depois de alcançar quatro vitórias e uma derrota na prova. Na passada quinta-feira, 22 de junho, o Botafogo confirmou o excelente momento e ganhou em casa do Cuiabá por 1-0, com golo do ex-portista Tiquinho Soares, de grande penalidade.
Já o Palmeiras sofreu a primeira derrota no Brasileirão na noite da passada quarta-feira, 21 de junho. O desaire aconteceu no terreno do Bahia, com o único golo da partida a ser apontado mesmo no final, no segundo minuto do tempo de compensações. Fruto deste resultado, a formação de Abel Ferreira viu aumentar a distância para o líder Botafogo de 2 para 5 pontos.
Há alguns dias foi noticiado que o Al Nassr, equipa saudita onde atua Cristiano Ronaldo, estava interessado em Luís Castro e o acordo chegou a ser dado como certo por alguns órgãos de comunicação social, mas o técnico chutou a bola para bem longe. “Não vou fazer comentários a esse respeito. Quero paz. Estou focado o meu caminho neste momento é o Botafogo”, garantiu. Entretanto, nas redes sociais do clube, centenas de adeptos têm pedido a sua continuidade.
Se no campeonato, as coisas não têm corrido muito bem ao Palmeiras, nas outras competições tudo tem corrido sobre rodas. Já se qualificou para os quatros de final da Taça do Brasil, fase em que vai defrontar o São Paulo FC, tendo igualmente garantido o acesso aos oitavos de final da Taça dos Libertadores, quando ainda falta jogar uma ronda da fase de grupos. E, recorde-se, o “verdão” começou a temporada a vencer a Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista.
Weverton, Raphael Veiga e Rony, que falharam o último jogo do Palmeiras com o Bahia por terem estado ao serviço da seleção brasileira que derrotou o Senegal no Estádio José Alvalade, estão de regresso e podem ser opção para Abel Ferreira. Tal como Piquerez, que representou a seleção do Uruguai.
Abel Ferreira lamentou não ter podido utilizar os jogadores que estavam ao serviço das seleções nacionais. “Os treinadores gostam de ter todos disponíveis para poder escolher, o que não foi o caso hoje. Acho justo que os jogadores sejam chamados, acho justíssimo. Mas não me parece justo que quem paga o salário dos jogadores não possa ter tempo suficiente para utilizá-los”, referiu. De fora do encontro com o Botafogo, por lesão, ficarão Marcos Rocha e Atuesta.
No Botafogo, os médios Danilo Barbosa e Gabriel Pires estão completamente recuperados dos problemas físicos, após ausências, respetivamente, de um mês e meio e três semanas.
Não faltam grandes jogadores nos dois plantéis, capazes de resolver um jogo. No Palmeiras, salta à vista Raphael Veiga, que apesar de ser médio, é o artilheiro do futebol brasileiro em 2023, com 25 golos em 31 jogos. No Botafogo é incontornável falar de Tiquinho Soares, antigo ponta de lança do FC Porto e Vitória SC, que soma 20 golos e seis assistências em 29 jogos na época em curso.
Abel Ferreira e Luís Castro têm uma boa relação e recentemente, o primeiro até recordou os tempos em que era apanha-bolas do Penafiel quando Castro era o treinador da equipa.
É longo o historial de jogos entre eles, tendo-se defrontado em dez ocasiões no papel de treinadores, com grande vantagem para o atual técnico do Palmeiras, que alcançou sete vitórias e um empate, tendo sido derrotado apenas em duas ocasiões.
Foi a 8 de dezembro de 2013 que se defrontaram pela primeira vez, num duelo entre as equipas B de FC Porto e Sporting e essa foi uma das raras ocasiões em que Luís Castro foi superior, liderando os dragões num triunfo caseiro por 2-1. Os três desafios seguintes voltaram a ser ao serviço de equipas B, com Luís Castro a manter-se na equipa secundária do FC Porto, enquanto Abel Ferreira estava no SC Braga B. Este último ganhou por duas vezes e perdeu uma.
Ao serviço de equipas A, a superioridade de Abel Ferreira é manifesta (cinco triunfos e uma igualdade). Começou por liderar o SC Braga numa vitória por 4-1 em casa do Desportivo de Chaves e depois verificou-se um empate 1-1 no Vitória SC-SC Braga. Por fim, seguiram-se três ocasiões em que o atual treinador do Palmeiras saiu vencedor: SC Braga, 1-Vitória SC, 0; Palmeiras-4-Botafogo, 0 e Botafogo, 1-Palmeiras, 3. Estes dois últimos desafios foram referentes ao Brasileirão da época passada, competição que consagrou o Palmeiras como grande vencedor.
Por outro lado, o “porco” não tem dado grandes hipóteses ao “alvinegro carioca”: ganhou cinco vezes e empatou uma vez nas últimas seis receções para o campeonato brasileiro e se estendermos a análise aos últimos dez anos, foram sete triunfos, duas igualdades e um desaire. Como será desta vez?