Agora já não há volta a dar. Estas vão ser mesmo as contas finais da Série A brasileira, cuja última jornada se realiza na madrugada de quarta para quinta-feira (00h30, horas portuguesas). Três clubes disputam ainda o título de campeão do Brasileirão, mas só uma catástrofe poderá retirar o cetro ao Palmeiras de Abel Ferreira. O “verdão” tem mais 3 pontos do que Atlético Mineiro e Flamengo e, adicionalmente, possui grande vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos sobre ambos, sendo esse o segundo fator de desempate, a seguir ao número de vitórias em toda a competição. De referir que, neste momento, o Palmeiras tem mais uma vitória do que Atlético Mineiro e Flamengo.
Caso o Palmeiras vença ou empate na deslocação ao terreno do Cruzeiro, revalidará o título de campeão, mas mesmo que perca, será difícil aos seus oponentes roubaram-lhe o bicampeonato, pois a formação de Abel Ferreira tem 31 golos a favor na diferença entre marcados e sofridos, o Atlético Mineiro 23 o Flamengo 15. Ou seja, imaginando que o Palmeiras perde por 0-2 com o Cruzeiro, o Atlético Mineiro terá de bater o Bahia, fora de casa, por seis tentos de diferença, de modo a ficar com a mesma diferença de golos do “verdão”, o que lhe permitiria ficar em vantagem, pois levou a melhor no confronto direto, o terceiro critério de desempate: o Atlético de Mineiro ganhou um jogo e empatou o outro nesta edição da Série A. Quanto ao Flamengo, embora no papel possa ser campeão, essa missão é praticamente impossível, pois no mesmo cenário de derrota por 0-2 do Palmeiras, teria de bater o São Paulo FC, fora de casa, por 14 golos de diferença.
No que diz respeito à disputa pelos lugares de acesso à Taça dos Libertadores, já está decidido quem serão os representantes “canarinhos”, existindo algumas dúvidas sobre os que vão aceder de imediato à fase de grupos e sobre os que irão disputar as pré-eliminatórias. Recorde-se que os quatro primeiros classificados da Série A qualificam-se para a fase de grupos, enquanto o quinto e sexto colocados seguem para as pré-eliminatórias. Os outros dois representantes, já qualificados para a fase de grupos, são o São Paulo FC (vencedor da Copa do Brasil) e o Fluminense (vencedor da Taça dos Libertadores).
O Palmeiras já garantiu o acesso direto, havendo quatro clubes que disputam as restantes três entradas para a fase de grupos: Atlético Mineiro e Flamengo (66 pontos), Grémio (65 pontos) e Botafogo (64 pontos). O Bragantino de Pedro Caixinha (62 pontos) já sabe que vai entrar nas pré-eliminatórias.
Há ainda seis emblemas que se qualificam para a Copa Sul-Americana. Em teoria, seriam os clubes classificados entre o 7º e o 12º lugar, mas como o Fluminense e o São Paulo FC, que já garantiram a Taça dos Libertadores, vão terminar entre esses lugares, o 13º e o 14º colocados também conseguirão o acesso. Neste momento, já não há dúvidas quanto a essas seis vagas, que serão ocupadas por Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá (treinado pelo português António Oliveira), Corinthians e Cruzeiro. Finalmente, na luta pela permanência, Santos (43 pontos), Vasco da Gama (42 pontos) e Bahia (41 pontos, mas a melhor diferença de golos entre os três) disputam as duas vagas em aberto. Como sempre, podes apostar em todos os desafios da jornada no site a Betano.pt.
Há dez jornadas, o Palmeiras estava a 14 pontos do líder Botafogo, mas uma excelente ponta final do “porco” e uma inacreditável série de derrotas do “alvinegro carioca” levaram à situação atual, muito confortável para a equipa de Abel Ferreira.
No passado domingo, 3 de novembro, o Palmeiras venceu em casa o Fluminense por 1-0 (golo de Breno Lopes) e deu passo de gigante rumo à revalidação do título. Na última jornada, desloca-se a casa do Cruzeiro, 14º classificado, sendo francamente favorito ao triunfo, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Cruzeiro que vem de um empate sem golos no terreno do Botafogo, resultado que afastou o “fogão” da muito remota possibilidade que ainda tinha de chegar ao título.
No Palmeiras, o central Luan está completamente recuperado da lesão e poderá ser opção para a última jornada, tendo aliás já ficado no banco diante do Fluminense. Gabriel Menino, Dudu e Rony, todos com problemas físicos de longa duração, serão ausências certas. Sem um grande goleador no plantel, Abel Ferreira poderá contar com o médio ofensivo Raphael Veiga, melhor marcador da equipa esta temporada, com 18 golos em 59 jogos. E com 9 golos e 7 assistências, é o médio com mais participação direta em golos no campeonato.
Apesar de estar próximo de conquistar mais um campeonato no Palmeiras, Abel Ferreira, no final da partida com o Fluminense, não deu a continuidade como garantida na próxima época. “Ainda não defini se fico e vocês [jornalistas] sabem que eu não defini. Já disse outras vezes que estou de ‘saco cheio’ e isso não é mentira nenhuma. É difícil fazer jogos e viagens a cada três dias e vejo entidades do futebol brasileiro que me chamam ‘disso’ ou ‘daquilo’. Acham que é fácil? São três anos, não três dias. Todos os anos, chego ao final da temporada com um relatório pronto do que pedi no ano anterior e sobre o que aconteceu e o que eu penso que será o clube no futuro”, referiu.
O Cruzeiro, orientado por Paulo Autuori, um velho conhecido do futebol português, garantiu a permanência na jornada do passado domingo, 3 de dezembro, no já referido nulo com o Botafogo. Para esta derradeira ronda poderá contar com William, regressado de suspensão. Já Filipe Machado e Matheus Jussa, com lesões musculares, encontram-se em dúvida, enquanto Wesley e Ramiro estão fora de hipótese. Em campo deverá estar o avançado Bruno Rodrigues, melhor marcador da sua equipa na época em curso, com 13 golos em 48 encontros oficiais.
O estádio do Cruzeiro tem sido o “Cabo das Tormentas” para o Palmeiras, se analisarmos os jogos referentes à Série A. É certo que ganhou lá na temporada passada, mas nos oito anteriores perdeu seis e empatou dois.
O Atlético Mineiro, equipa patrocinada pela Betano e treinada por Luiz Felipe Scolari, sabe que a missão de chegar ao título é quase impossível, mas certamente tudo irá fazer para cumprir a sua parte, tentando obter uma grande goleada no terreno do Bahia, primeiro clube abaixo da linha de água e que necessita de vencer e esperar que Vasco da Gama ou Santos não ganhem, respetivamente, a Bragantino (em casa) e Fortaleza (igualmente no seu terreno).
O Atlético Mineiro (favorito ao triunfo na Bahia, de acordo com as odds do site da Betano.pt) vem de um importante triunfo caseiro diante do São Paulo, por 2-1, com golos dos inevitáveis Hulk e Paulinho, este último apontado aos 90’+4 e com assistência do antigo atacante do FC Porto. Os dois avançados são os melhores marcadores da equipa, com 30 golos em partidas oficiais.
Jemerson poderá voltar ao centro da defesa do Atlético Mineiro, depois de ter cumprido um jogo de castigo, por acumulação de cartões amarelos, enquanto o central Maurício Lemos e o lateral-direito Saravia estão em dúvida.
Sublinhe-se que o Atlético Mineiro é a equipa em melhor forma no Brasileirão, tendo obtido quatro vitórias nos últimos quatro jogos e não perdendo há dez. Já o Bahia, treinado por Rogério Ceni, poderá ter deitado tudo a perder nas contas da permanência com a derrota por 3-2 no terreno do América Mineiro, o “lanterna vermelha” e isto depois de ter estado em vantagem, por 1-0, com golo do veterano ponta de lança Everaldo, melhor marcador da equipa na época em curso, com 20 golos em 60 desafios.
Regra geral, os jogos entre Bahia e Atlético Mineiro têm terminado empatados, tendo sido esse o resultado em sete épocas consecutivas, antes do triunfo dos visitados em outubro de 2020 e da vitória do “galo” em dezembro de 2021. De referir que em algumas temporadas não houve confronto, pois o Bahia estava no segundo escalão.
São Paulo FC-Flamengo
Como já dissemos, o Flamengo é, em teoria, candidato ao título, mas na prática tem praticamente zero possibilidades de ser campeão. Na última ronda, desloca-se ao terreno do São Paulo FC, 11º classificado, sendo favorito ao triunfo, de acordo com as odds do site da Betano.pt, mas por pequena margem.
Na penúltima ronda da competição o “rubro-negro carioca” venceu em casa o Cuiabá de António Oliveira, por 2-1, com golos de Luiz Araújo e Pedro, este último o melhor marcador da equipa esta temporada, com 35 golos em 60 encontros.
Salvo contratempo de última hora, Tite terá todo o plantel disponível para esta derradeira jornada da Série A, na qual enfrentará um São Paulo FC cujos dois melhores marcadores em 2023/24 são os atacantes Luciano e Jonathan Calleri, ambos com 14 golos em jogos oficiais.
O Flamengo venceu os dois últimos desafios diante do São Paulo FC na condição de visitante a contar para o Brasileirão, mas antes tinha passado por um largo jejum (cinco desaires e quatro igualdades).