A Bundesliga, para muitos amantes do futebol o melhor e mais espetacular campeonato do mundo a seguir à Premier League, está de regresso esta sexta-feira, 18 de agosto, com o jogo de estreia da edição de 2023/24 a ser a deslocação do campeão Bayern Munique a casa do Werder Bremen.
Para além de apostar jogo a jogo, em todas as jornadas da competição, podes fazê-lo no mercado de longo prazo relativo ao campeão nacional. E fica a saber que o Bayern Munique é, como habitualmente, apontado como claro favorito à revalidação do cetro, ou não estivéssemos a falar do clube que conquistou as últimas 11 edições da competição.
Para não fugir à regra, o Borussia Dortmund é o segundo grande candidato, embora a larga distância dos bávaros, e depois surge o RB Leizpig, que assim se confirma como a atual terceira força do futebol germânico. Todos os outros emblemas aparecem com odds irrisórias, mostrando que, teoricamente, não são candidatos ao título de campeão.
O Bayern Munique tem 11 títulos consecutivos no bolso, mas o último foi sem dúvida dos mais difíceis de conquistar. Aliás, à entrada para a última jornada, o cenário era totalmente favorável ao Borussia Dortmund, a quem bastava um triunfo caseiro diante do Mainz para fazer a festa. No entanto, os “gelbenschwarzen” não foram além de um empate a duas bolas, enquanto o Bayern Munique venceu em casa do Colónia por 2-1, com o golo do triunfo a ser apontado apenas aos 89′, por Musiala. Contas feitas, os dois primeiros classificados terminaram com os mesmos pontos, mas o Bayern Munique registou melhor diferença de golos.
O português Raphäel Guerreiro é um dos reforços do Bayern Munique para esta temporada, vindo precisamente do Borussia Dortmund. No entanto, o defesa/médio esquerdo não poderá ser opção neste início de época, devido a uma lesão no gémeo da perna direita sofrida a 22 de julho e que, de acordo com o que foi avançado pelo clube nesse dia iria obrigar a um longo período de ausência.
Thomas Tuchel, que se mantém no comando técnico do Bayern Munique, viu ainda chegar como reforços o central sul-coreano Kim Min-jae (ex-Nápoles), que custou 50 milhões de euros e o médio austríaco Konrad Laimer, vindo a custo zero do RB Leipzig. Já o jovem médio croata Gabriel Vidovic regressou após empréstimo ao Vitesse, mas é incerta a sua permanência. E não é segredo que o grande desejado na Baviera é Harry Kane, ponta de lança do Tottenham, mas não está fácil convencer os “spurs”.
Nas saídas, destaque para o avançado Sadio Mané, que se juntou a Cristiano Ronaldo no Al Nassr, que pagou 30 milhões de euros pela transferência. O médio Marcel Sabitzer, depois de ter estado emprestado ao Manchester United na segunda metade da época transata, rumou agora ao Borussia Dortmund por 18 milhões de euros, enquanto o defesa esquerdo Lucas Hernández foi para o Paris Saint-Germain, que despendeu 45 milhões de euros. E o guarda-redes Yann Sommer juntou-se ao Inter Milão, por 6,75 milhões de euros.
Matéria prima de qualidade não falta a Thomas Tuchel num plantel em que transitam da época transata grandes figuras como os defesas Matthijs de Ligt e Alphonso Davies, os médios Joshua Kimmich e Jamal Musiala e os atacantes Kingsley Coman, Serge Gnabry e Leroy Sané. Na estreia na Bundesliga 2023/24 os bávaros são claramente favoritos na deslocação a casa do Werder Bremen, 13º classificado em 2022/23.
Depois do dramático e penoso final da época passada, o Borussia Dortmund regressa para esta temporada com três reforços: o já referido Marcel Sabitzer (ex-Bayern Munique), Felix Nmecha, outro médio, que representava o Vf Wolfsburg e chegou a troco de 30 milhões de euros, e ainda o defesa esquerdo Ramy Bensebaini, a custo zero, vindo do Borussia Mochengladbach. Já o extremo Thorgan Hazard está de regresso, após ter estado cedido ao PSV Eindhoven.
Edin Terzic, que se mantém como treinador dos “gelbenschwarzen”, viu partir a “estrela da companhia”, Jude Bellingham, que rumou ao Real Madrid por 103 milhões de euros e ainda Raphäel Guerreiro, outro jogador muito importante, ou não estivéssemos a falar do segundo jogador com mais passes para golo (12) na última Bundesliga.
O Borussia Dortmund recebe o FC Colónia na primeira ronda do campeonato, sendo claramente favorito para esta partida que se realiza no sábado, 19 de agosto.
Na temporada de 2022/23 o RB Leipzig deu mais um passo de aproximação em relação aos “gigantes” Bayern Munique e Borussia Dortmund. Ficou em terceiro lugar, a apenas cinco pontos do campeão e venceu a Taça da Alemanha, depois de derrotar na final o Eintracht Frankfurt por 2-0.
Marco Rose entra na segunda temporada no comando técnico da equipa, depois das excelentes 28 vitórias em 41 partidas oficiais que obteve em 2022/23. O alemão conta com importantes reforços nesta nova temporada, nomeadamente o médio ofensivo luso-português Fábio Carvalho, emprestado pelo Liverpool FC, mas há muitos mais entradas a registar, pois o RB Leipzig foi o emblema germânico que mais gastou neste defeso.
El Chadaille Bitshiabu, jovem central francês de 18 anos que jogava no Paris Saint-Germain custou 15 milhões de euros, Lois Openda, avançado ex-Lens chegou por 30 milhões de euros, enquanto o médio austríaco Chris Baumgartner, que representava o Hoffenheim, custou 24 milhões de euros. Nicolas Seiwald, outro austríaco para a linha média, significou um pagamento de 20 milhões de euros ao RB Salzburgo, enquanto o avançado eslovaco Benjamin Sesko (igualmente ex-RB Salzburg) custou 24 milhões de euros.
Nas saídas da Bundesliga, destaque para André Silva, que se mudou para a Real Sociedad, por empréstimo de uma temporada, e, principalmente, para a partida de três das grandes estrelas do anterior plantel: o central croata Josko Gvardiol reforçou o Manchester City por 89 milhões de euros, médio húngaro Dominik Szoboszlai mudou-se para o Liverpool FC por 70 milhões de euros e o avançado francês Christopher Nkunku para o Chelsea, por um pouco menos (60 milhões). Já o médio austríaco Konrad Laimer foi para o Bayern Munique, a custo zero.
O RB Leipzig tem um teste de fogo na abertura da Liga alemã, ao visitar o super reforçado Bayer Leverkusen, que foi buscar futebolistas de grande qualidade, como o ex-benfiquista Grimaldo e o médio suíço Granit Xhaka (ex-Arsenal). A equipa da casa é ligeiramente favorita para este encontro, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
Para além de Raphäel Guerreiro, no Bayern Munique, e de Fábio Carvalho, no RB Leipzig, há mais três futebolistas portugueses na Bundesliga. O central Diogo Leite cumpre a segunda época no Union Berlin, que comprou o seu passe, pagando 7,5 milhões de euros ao FC Porto, depois do seu excelente rendimento em 2022/23. O defesa direito Aurélio Buta também vai entrar na segunda época ao serviço do Eintracht Frankfurt, após uma boa temporada de estreia, coroada com três golos e três assistências.
Já Tiago Tomás, que estava emprestado pelo Sporting ao Vfb Estugarda, mudou-se para o Wolfsburgo, clube que pagou 9 milhões de euros aos leões para ficar com o passe do avançado.