Era difícil pedir mais nos desafios da primeira mão dos quartos de final da Champions. Quatro jogos, 18 golos e ficou tudo por decidir para os segundos encontros das eliminatórias: FC Barcelona-PSG, Borussia Dortmund-Atlético Madrid, Bayern Munique-Arsenal e Manchester City-Real Madrid vão certamente ter muita emoção do princípio ao fim e podes apostar nestas partidas no site da Betano.pt, bem como nos favoritos para vencer a competição.

Seis golos na receção do Real Madrid ao Manchester City, quatro no embate entre Arsenal e Bayern Munique em Londres, mais cinco no duelo entre PSG e FC Barcelona em França e três no confronto entre Atlético Madrid e Borussia Dortmund, na capital espanhola. Foi assim a primeira mão dos quartos e o total de 18 golos apontados em quatro partidas igualou o melhor registo alcançado na competição, que aconteceu em 2011.

FC Barcelona-PSG, 16 de abril, às 20h

Os jogos entre estes dois clubes raramente têm sido aborrecidos nos últimos anos e nesta eliminatória tudo pode acontecer, como se viu pelo encontro da primeira mão, em que o FC Barcelona derrotou o PSG, em França, por 2-3. Aos 37 minutos, Raphinha deu vantagem aos forasteiros, mas golos de Dembélé, aos 48’, e de Vitinha, aos 50’, consumaram a reviravolta no marcador. Outro tento de Raphinha deu empate aos 62’ e, aos 77’, Andreas Christensen fez o resultado final.

Antes do primeiro encontro desta eliminatória, os dois conjuntos tinham-se defrontado em 12 ocasiões, na Liga dos Campeões, e o equilíbrio era total, com quatro vitórias para cada um, isto além de outros tantos empates. Com o triunfo no primeiro jogo desta eliminatória, os catalães ganharam vantagem neste histórico. Fora da Champions, houve ainda outro confronto, em 1996/97, com espanhóis e gauleses a medirem forças na final da Taça das Taças, tendo o troféu ido para o museu culé, depois de triunfo por 1-0.

Recentemente, PSG e FC Barcelona apanharam-se nos oitavos de final da Champions, em 2020/21, com os franceses a golearem fora a formação blaugrana, por 4-1, na primeira mão, e no segundo jogo houve empate em Paris, a um golo. Nos oitavos de 2016/17 assistiu-se a uma das maiores recuperações de sempre da prova: o PSG venceu primeiro, em França, por 4-0, mas na visita à Catalunha perdeu por 6-1, resultado que permitiu a qualificação dos espanhóis para a fase seguinte da competição.

Se tivermos em linha de conta apenas as partidas realizadas na Catalunha, a formação culé leva vantagem, com três vitórias, dois empates e um desaire. Para chegarem aos quartos da prova, os pupilos de Luis Enrique, antigo treinador do Barça, bateram nos oitavos a Real Sociedad (2-0 em casa e 1-2 fora), enquanto os comandados de Xavi ultrapassaram o Nápoles (1-1 em Itália e 3-1 em Cam Nou).

No Barça, há três jogadores com três golos apontados, são eles Lewandowski, João Félix e Ferrán Torres, enquanto nos parisienses Kylian Mbappé, com seis, surge destacado dos restantes colegas de equipa. No capítulo das assistências, Félix e Torres voltam a ter que ser mencionados, já que cada um já leva três passes certeiros, tal como Warren Zaïre-Emery no PSG, o melhor dos forasteiros neste parâmetro.

Nesta eliminatória há vários internacionais portugueses em ambos os conjuntos: no PSG, Nuno Mendes, Vitinha, Danilo e Gonçalo Ramos vão tentar ajudar os gauleses a ultrapassar os catalães e ir atrás da primeira “orelhuda” na história do clube, já na formação culé João Félix e João Cancelo têm sido peças importantes no onze de Xavi. Sobre esta segunda mão fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.

Borussia Dortmund-Atlético Madrid, 16 de abril, às 20h

É o duelo dos quartos menos mediático, mas ainda assim, estamos perante duas equipas que sabem o que é chegar ao jogo decisivo: os colchoneros foram finalistas em 2014 e 2016, já os germânicos venceram a competição, em 1996/97. Quem seguir em frente, apanha nas meias-finais o FC Barcelona ou PSG, equipas que ambos conhecem bem.

Na primeira mão, em Madrid, o Atlético rapidamente alcançou uma vantagem de dois golos, por intermédio de De Paul (4’) e Lino (32’), mas aos 81 minutos Haller fez o 2-1 final, resultado que deixa tudo em aberto para este segundo confronto.

Até ao encontro da semana passada, os dois conjuntos já se tinham defrontado em seis ocasiões, com dois triunfos para os colchoneros, três para os alemães e houve ainda um empate. A última vez tinha sido em 2018/19, na fase de grupos da Champions, com o Atlético Madrid a vencer em casa, por 2-0, mas foi goleado fora por 4-0.

Nos oitavos de final da Champions, o Atlético Madrid superiorizou-se ao Inter Milão, mas foi preciso desempatar a eliminatória através da marcação de grande penalidades, isto depois dos italianos terem vencido a primeira mão, em casa, por 1-0, enquanto os espanhóis fizeram o mesmo em Madrid, mas por 2-1. No caso da formação de Dortmund, esta levou a melhor diante do PSV: empate a um golo nos Países Baixos e triunfo na Alemanha, por 2-0.

Na formação de Dortmund, destaque para os dois golos de Reus e Adeyemi e para as três assistências de Sabitzer, já nos forasteiros os nomes a reter são Griezmann (seis golos), Morata (cinco golos)

e Samuel Lino (três golos e outras tantas assistências). Sobre este duelo fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.

Bayern Munique-Arsenal, 17 de abril, às 20h

O Bayern Munique sobreviveu na primeira mão graças a alguma sorte na primeira parte frente ao Arsenal, mas depois até justificou o empate no resto da partida. Os gunners entraram fortes e aos 12 minutos Saka deu vantagem aos visitados, só que aos 18’ Gnabry restabeleceu a igualdade, num lance em que a defesa londrina facilitou. Aos 32’, Kane fez o 1-2, através da marcação de uma grande penalidade, conquistada por Sané, em que o quarteto recuado inglês voltou a não ficar bem na fotografia. Aos 76’, Trossard impediu os bávaros de saírem de Londres com a vitória na bagagem.

Arsenal e Bayern Munique chegam aos quartos de final da prova, depois de ultrapassarem o FC Porto e a Lazio nos oitavos. Os londrinos só conseguiram eliminar os azuis e brancos no desempate por grandes penalidades, isto depois de nos dois jogos se terem registado vitórias caseiras por 1-0. No caso dos bávaros, estes sentiram menos dificuldades em superar a Lazio e venceram em casa os italianos por 3-0, dando assim volta ao desaire consentido em Roma, por 0-1, na primeira mão.

Se em Inglaterra o Arsenal está na luta pelo título, juntamente com Liverpool e Manchester City, na Alemanha o Bayern Munique vai ver a sequência de 11 títulos chegar ao fim e a única hipótese de sucesso nesta época é vencer a Champions. E se é um facto que tem pela frente um adversário que historicamente lhe é favorável, também é verdade que estes gunners são diferentes daqueles que levaram 5-1 dos bávaros nos últimos três confrontos antes desta eliminatória: em 2014/15, na fase de grupos, e depois nas duas mãos dos oitavos de final, em 2016/17. No total, já mediram forças em 13 ocasiões, com sete triunfos germânicos, três ingleses e houve ainda três empates.

A nível individual, Saka (quatro golos e outras tantas assistências), Gabriel Jesus (quatro golos e duas assistências) e Trossard (quatro golos e uma assistência) têm sido os mais perigosos do Arsenal para as balizas contrárias, nesta edição da Champions. Do lado bávaro, o destaque maior vai para Harry Kane, que tinha no Arsenal uma das suas vítimas preferidas quando era jogador do Tottenham, e que conta com sete golos e três assistências na competição. Sobre este jogo fica ainda a saber que os alemães são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Manchester City-Real Madrid, 17 de abril, às 20h00

A primeira mão foi um duelo incrível, com Real Madrid e Manchester City e empatarem a três no Santiago Bernabéu, com duas reviravoltas no marcador, uma para cada lado. Bernardo Silva (2’), Foden (66’) e Gvadol (71’) marcaram para os ingleses, autogolo de Rúben Dias (12’) e golos de Rodrygo e Valverde mantém os merengues na luta pela passagem às meias-finais da competição.

Frente a frente estão dois colossos que têm na conquista da Champions o principal objetivo nas últimas temporadas. Se os citizens conquistaram a primeira orelhuda apenas na última época, já os blancos são a formação com mais troféus no museu: 14. Para chegarem a esta fase da prova, os pupilos de Carlo Ancelotti derrotaram nos oitavos de final o Leipzig (0-1 fora e 1-1 em casa), já os comandados de Guardiola aplicaram um duplo 3-1 ao FC Copenhaga.

Espanhóis e ingleses já se conhecem bem, ou não se tivessem defrontado nas últimas edições. Em 2022/23, apanharam-se nas meias-finais, com o Manchester City a arrancar um empate a um golo, na primeira mão, em Madrid, para depois em casa golear o adversário, por 4-0. Na época anterior a essa, novo duelo nas “meias”, naquela foi uma das eliminatórias mais incríveis da prova até hoje.

Os citizens começaram por ganhar em casa por 4-3, mas depois no segundo encontro perderam fora por 1-3, após prolongamento, mas aos 90 minutos tinham o passaporte para a final na mão, já que venciam por 0-1. Um bis de Rodrygo na compensação levou a eliminatória para o prolongamento e, nessa fase, Benzema marcou o golo que garantiu a qualificação blanca para a partida decisiva. No total, os dois conjuntos já se defrontaram em 11 ocasiões, com quatro vitórias inglesas, três espanholas e quatro empates.

Os blancos não vão ter vida fácil em Manchester, já que têm pela frente uma equipa que não perde em casa desde 2018, quando foi derrotada pelo Lyon, por 1-3, nos quartos de final da Champions. Além disso, os citizens levam 13 triunfos consecutivos no seu estádio e a última vez que não venceram foi diante do Sporting (0-0), em 2021/22.

Jude Bellingham e Rodygo, ambos com quatro golos, e Vinicius Junior, com três, são as principais armas ofensivas do Real Madrid, enquanto no City o destaque vai para Erling Haaland (seis golos), Julián Álvarez e Phil Foden, ambos com cinco. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.