Terça e quarta-feira começam a disputar-se as segundas mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No dia 5, Bayern Munique e Real Sociedad recebem Lazio e PSG, respetivamente, e têm que dar a volta à desvantagem trazida do primeiro jogo. Um dia depois é a vez do Manchester City receber o FC Copenhaga e o Real Madrid defrontar o Leipzig em casa, sendo que ingleses e espanhóis partem em vantagem, depois de terem vencido fora no primeiro confronto. Como habitual, podes apostar nestes jogos da Champions no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão desta competição.
Na primeira mão, o Bayern Munique perdeu por 0-1 com a Lazio, em Roma, com o único golo da partida a ser apontado por Ciro Immobile, aos 69 minutos, através de uma grande penalidade. Os alemães tiveram mais posse bola, mais remates, mais passes, mais cantos, mas foram os italianos a vencer a partida e, apesar da curta vantagem, os pupilos de Maurizio Sarri têm razões para sonhar com a passagem aos quartos de final da Champions.
Esta é a quarta vez que os dois conjuntos medem forças. Antes deste eliminatória, os alemães contavam com dois triunfos em outros tantos duelos, nos oitavos de final da Champions, em 2020/21. Os bávaros arrumaram logo a questão do apuramento na primeira mão, ao golearem a Lazio, por 4-1, no Olímpico de Roma, e confirmaram a passagem aos quartos, vencendo de novo este adversário, na Baviera, por 2-1.
O Bayern já disputou 23 encontros no seu estádio contra equipas italianas e o saldo é positivo, com 13 vitórias, cinco empates e outras tantas derrotas, sendo que venceu os últimos seis duelos contra formações transalpinas – a última derrota aconteceu com o Inter Milão, por 2-3, em 2010/11. Já o conjunto laziale não tem sido muito feliz nas deslocações à Alemanha, com apenas um triunfo, isto além de três empates e cinco derrotas. A única vitória foi diante do Estugarda, por 0-2, em 2012/13, na Liga Europa.
Na fase de grupos, o Bayern Munique venceu em casa o Manchester United (4-3) e o Galatasaray (2-1) e empatou a zero com o FC Copenhaga, enquanto a Lazio, como visitante, bateu o Celtic (1-2) e foi derrotada pelo Atlético Madrid (2-0) e Feyenoord (3-1). Individualmente, o destaque vai para Harry Kane no Bayern, com quatro golos e três assistências, e para Ciro Immobile nos italianos, com quatro golos. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os alemães são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
No outro jogo da noite de dia 5 de março, a Real Sociedad terá pela frente uma tarefa difícil, mas não impossível, isto depois de perder por 2-0 com o PSG, em França. Os golos surgiram apenas na segunda parte, por Kylian Mbappé, aos 58 minutos, e por Barcola, aos 70’, isto numa partida em que Danilo Pereira e Vitinha foram titulares na formação gaulesa, o mesmo sucedendo com André Silva nos bascos.
Na fase de grupos, convém recordar que o PSG ficou em segundo no “grupo da morte”, atrás do Borussia Dortmund e à frente de AC Milan e Newcastle, já os espanhóis foram primeiros no seu grupo, à frente do Inter Milão e do Benfica. Os bascos averbaram três vitórias e outros tantos empates (dois em casa, diante do Inter Milão e do Salzburgo) na primeira parte da competição, enquanto os parisienses somaram dois triunfos, dois empates e duas derrotas (fora com o Newcastle, por 4-1, e em Itália, com o AC Milan, por 2-1).
Até ao momento, a Real Sociedad só conta com três duelos diante formações francesas, quando atua como equipa visitada, e regista uma vitória, um empate e uma derrota. No total de confrontos, e já contando com o desaire da primeira mão, o saldo basco é negativo, com dois triunfos, uma igualdade e quatro derrotas. No caso do PSG, há um histórico bem maior contra adversários espanhóis para analisar: 15 vitórias, nove empates e 13 derrotas no total de confrontos, mas se só tivermos em linha de conta os embates do PSG como equipa forasteira, aí são nove desaires, três empates e apenas cinco triunfos.
Individualmente, Kylian Mbappé, com quatro golos, é o melhor marcador dos gauleses, já na Real Sociedad, que vale muito pelo seu coletivo, o destaque vai para Brais Méndez (três golos e uma assistência) e para o capitão Mikel Oyarzabal (dois golos). Sobre este encontro, fica ainda a saber que os bascos são ligeiramente favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt.
Na quarta-feira, dia 6, entram em campo o Manchester City e o Real Madrid, que defrontam, em casa, FC Copenhaga e RB Leipzig, respetivamente. Os citizens venceram na primeira mão por 1-3, com golos de Kevin De Bruyne, Bernardo Silva e Phil Foden, enquanto os merengues derrotaram os germânicos por 0-1, com tento de Brahim Diaz.
Ingleses e espanhóis fizeram o pleno na fase de grupos, com seis vitórias noutros tantos jogos, sendo que atrás do City ficou o RB Leipzig, já no grupo dos merengues a outra equipa apurada para esta fase foi o Nápoles – o SC Braga ficou em terceiro. Em relação à formação de Copenhaga, que conta no plantel com o português Diogo Gonçalves, esta foi a grande surpresa do grupo A, ao ficar sem segundo lugar, à frente de Galatasaray e Manchester United.
Nesta edição da prova, o FC Copenhaga já sabe o que é ganhar a uma equipa de Manchester, já que bateu em casa o United por 4-3, num jogo em que esteve a perder por 0-2 e por 2-3, mas nos últimos minutos da partida os dinamarqueses deram a volta ao marcador – Diogo Gonçalves apontou um dos golos da sua equipa.
Excluindo o jogo da primeira mão, Manchester City e FC Copenhaga já se defrontaram em quatro ocasiões, com duas vitórias britânicas e dois empates. Na época passada, mediram forças na fase de grupos da Champions, com os citizens a golearem por 5-0 em Manchester e em Copenhaga registou-se um nulo. Em 2008/09, e em encontros da Liga Europa, os ingleses derrotaram o adversário no Etihad Stadium, por 2-1, e novo empate na Dinamarca, agora a dois golos.
No City, Erling Haaland, com cinco golos, e Julián Álvarez, com quatro, são os melhores marcadores da equipa, enquanto no FC Copenhaga Lerarger, com três, Diogo Gonçalves e Elyounoussi, ambos com dois, têm sido os mais certeiros. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os ingleses são claramente favoritos, segundo as odds da Betano.pt.
À mesma hora, em Espanha, joga-se o Real Madrid-RB Leipzig, uma partida na teoria mais complicada para os merengues do que no outro encontro da noite para o Manchester City, isto apesar da vitória forasteira por 0-1 na primeira mão. Antes desta eliminatória, estes dois conjuntos só se defrontaram em duas ocasiões, na fase de grupos da época passada, e cada um venceu o respetivo jogo em casa. Na Alemanha, o RB Leipzig ganhou por 3-2, enquanto no Bernabéu os merengues vingaram-se e derrotaram o adversário por 2-0, mas os golos só surgiram nos últimos dez minutos da partida (Valverde, aos 80’, e Vini JR. aos 90´).
O Real Madrid já defrontou equipas alemãs em 37 ocasiões no Bernabéu, com 28 vitórias, seis empates e apenas três derrotas, sendo que o último desaire aconteceu diante do FC Schalke 04 (3-4), em 2014/15. No caso do Leipzig, só há registo de seis embates com formações espanholas (três vitórias, um empate e duas derrotas) número que desce para dois, se só tivermos em conta os jogos disputados na condição de visitante: uma vitória (1-3 com a Real Sociedad) e uma derrota (2-0 frente ao Real Madrid).
As principais figuras do Real Madrid nesta edição da Champions têm sido Jude Bellingham (quatro golos e três assistências) e Rodrygo (três golos e duas assistências), enquanto no RB Leipzig o destaque vai para Openda, com quatro golos. Sobre este encontro, fica ainda a saber que os espanhóis são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.