A emoção da Liga dos Campeões está de regresso, com a realização dos primeiros quatro jogos dos oitavos de final, os quais se disputam dia 13 e 14 de fevereiro. Em campo vão estar quatro dos principais candidatos à conquista da Champions, são eles Manchester City, atual campeão europeu, Real Madrid, Bayern Munique e PSG. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão desta competição.
Na terça-feira, dia 13 de fevereiro, entram em campo o Manchester City e o Real Madrid, que defrontam, fora, FC Copenhaga e RB Leipzig, respetivamente. Ingleses e espanhóis fizeram o pleno na fase de grupos, com seis vitórias noutros tantos jogos, sendo que atrás do City ficou o RB Leipzig, já no grupo dos merengues a outra equipa apurada para esta fase foi o Nápoles – o SC Braga ficou em terceiro. Em relação à formação de Copenhaga, que conta no plantel com o português Diogo Gonçalves, esta foi a grande surpresa do grupo A, ao ficar sem segundo lugar, à frente de Galatasaray e Manchester United.
Nesta edição da prova, o FC Copenhaga já sabe o que é ganhar a uma equipa de Manchester, já que bateu em casa o United por 4-3, num jogo em que esteve a perder por 0-2 e por 2-3, mas nos últimos minutos da partida os dinamarqueses deram a volta ao marcador – Diogo Gonçalves apontou um dos golos da sua equipa. Nas restantes partidas disputadas como formação visitada, nesta fase de grupos, o FC Copenhaga derrotou o Galatasaray, por 1-0, e perdeu com o Bayern Munique, por 1-2.
No caso do Manchester City, que conta no plantel com os portugueses Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes, a fase de grupos foi um passeio para o atual campeão, que em média apontou três golos por partida, e tem o melhor ataque da competição até agora. Como equipa forasteira, os pupilos de Guardiola venceram o RB Leipzig e o Young Boys por 1-3 e o Estrela Vermelha por 2-3.
Os dois conjuntos já se defrontaram em quatro ocasiões, com duas vitórias britânicas e dois empates. Na época passada, mediram forças na fase de grupos da Champions, com os citizens a golearem por 5-0 em Manchester e em Copenhaga registou-se um nulo. Em 2008/09, e em encontros da Liga Europa, os ingleses derrotaram o adversário no Etihad Stadium, por 2-1, e novo empate na Dinamarca, agora a dois golos.
No City, Erling Haaland, com cinco golos, e Julián Álvarez, com quatro, são os melhores marcadores da equipa, enquanto no FC Copenhaga Lerarger, com três, Diogo Gonçalves e Elyounoussi, ambos com dois, têm sido os mais certeiros. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os forasteiros são claramente favoritos, segundo as odds da Betano.pt.
À mesma hora, mas na Alemanha, joga-se o RB Leipzig-Real Madrid, uma partida na teoria mais complicada para os merengues do que no outro encontro da noite para o Manchester City. Os pupilos de Carlo Ancelotti não deram hipótese na fase de grupos e esta será a segunda vez que jogam na Alemanha, depois da vitória diante do Union Berlin, por 2-3. Nas outras deslocações, os blancos bateram o Nápoles, também por 2-3, e o SC Braga, por 1-2. No caso dos germânicos, segundos com 12 pontos (quatro vitórias e duas derrotas), atrás do Manchester City, perderam contra os ingleses em casa, por 1-3, e depois venceram o Estrela Vermelha (3-1) e o Young Boys (2-1).
Até ao momento, estes dois conjuntos só se defrontaram em duas ocasiões, na fase de grupos da época passada, e cada um venceu o respetivo jogo em casa. Na Alemanha, o RB Leipzig ganhou por 3-2, enquanto no Bernabéu os merengues vingaram-se e derrotaram o adversário por 2-0, mas os golos só surgiram nos últimos dez minutos da partida (Valverde, aos 80’, e Vini JR. aos 90´). O saldo espanhol nas deslocações à Alemanha é negativo, com oito vitórias, oito empates e 21 derrotas, em 37 encontros.
As principais figuras do Real Madrid nesta edição da Champions têm sido Jude Bellingham (quatro golos e três assistências) e Rodrygo (três golos e duas assistências), enquanto no RB Leipzig o destaque vai para Openda, com quatro golos. Sobre este encontro, fica ainda a saber que os espanhóis são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.
Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, é a vez dos candidatos ao título Bayern Munique e PSG entrarem em ação. Os alemães visitam Roma, para jogar com a Lazio, já os gauleses recebem em Paris a Real Sociedad. Os bávaros não fizeram o pleno na fase de grupos, porque empataram em casa com o FC Copenhaga, já o PSG ficou em segundo no “grupo da morte”, atrás do Borussia Dortmund e à frente de AC Milan e Newcastle. No caso dos bascos, estes foram primeiros no seu grupo, à frente do Inter Milão e do Benfica, enquanto os italianos terminaram na segunda posição, atrás do Atlético Madrid.
Começando pela viagem do Bayern a Itália, esta vai ser a terceira vez que estes conjuntos se defrontam, com os bávaros a terem vencido as outras duas partidas, nos oitavos de final da Champions, em 2020/21. Os alemães arrumaram logo a questão do apuramento na primeira mão, ao golearem a Lazio, por 4-1, no Olímpico de Roma, e confirmaram a passagem aos quartos, vencendo de novo este adversário, na Baviera, por 2-1.
Os alemães não se tem dado mal nas viagens até Itália e, em 23 deslocações, perderam 10, empataram 4 e ganharam nove. Se analisarmos apenas partidas da Champions, nesse caso, venceram sete, perderam outras tantas e empataram em quatro delas. Da perspetiva laziale, o histórico contra equipas alemães, em jogos disputados em Roma, até lhes agrada, com seis vitórias, um empate e duas derrotas -estas contra o Bayern Munique (1-4) e Eintracht Frankfurt (1-2).
Na fase de grupos, o Bayern Munqiue venceu as três deslocações que teve ( 1-2 contra o FC Copenhaga, 1-3 diante do Galatasaray e 0-1 na casa do Mancheester United), já a Lazio perdeu no seu estádio com o Atlético Madrid (1-2), mas venceu o Feyernoord (1-0) e o Celtic (2-0). Individualmente, o destaque vai para Harry Kane no Bayern, com quatro golos e três assistências, e para Ciro Immobile, com três golos, nos italianos. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
No outro jogo da noite, o PSG recebe a Real Sociedad, equipa que venceu de forma surpreendente o seu grupo, à frente de Inter Milão e Benfica. Já os gauleses, chegaram a estar fora dos lugares de acesso à fase eliminar da prova, mas acabaram por terminar em segundo lugar, atrás do Borussia Dortmund.
Os bascos averbaram três vitórias e outros tantos empates na primeira parte da competição, enquanto os parisienses somaram dois triunfos, dois empates e duas derrotas (fora com o Newcastle, por 4-1, e em Itália, com o AC Milan, por 2-1). Fora de casa, os espanhóis venceram o Salzburgo (0-2) e o Benfica (0-1) e empataram em Milão com Inter (0-0). Em relação ao PSG, a equipa que conta com vários portugueses derrotou o Borussia Dortmund (2-0), o AC Milan (3-0) e empatou com o Newcastle (1-1).
Esta é a primeira vez que os dois conjuntos se defrontam, o que também não é alheio o facto dos bascos não jogarem esta competição há dez anos e, antes disso, serem os gauleses que não eram presença assídua nas competições europeias. Ainda assim, o PSG já tem um longo histórico de confrontos com equipas espanholas e, nos 18 duelos disputados em França, os gauleses venceram nove, empataram seis e perderam apenas três (contra Real Madrid, FC Barcelona e Deportivo da Corunha). Por outro lado, a Real Sociedad contabiliza três deslocações a estádios franceses e regista uma vitória (0-2 diante do Lyon), e duas derrotas (1-2 com o AS Mónaco e 0-1 com o Lyon).
Como já se referiu, a fase de grupos do PSG não foi famosa e isso reflete-se nos números individuais das suas principais figuras, com o melhor a ser Kylian Mbappé, com três golos, e depois há vários jogadores com apenas um tento apontado. Na Real Sociedad, que vale muito pelo seu coletivo, o destaque vai para Brais Méndez (três golos e uma assistência) e para o capitão Mikel Oyarzabal (dois golos). Para terminar, fica ainda a saber que o PSG é favorito à vitória.