CHAMPIONS

Champions: FC Porto favorito, Benfica e Sp. Braga com deslocações complicadas

Esta semana disputa-se a quarta jornada da fase de grupos da Champions, a primeira da segunda volta. O FC Porto recebe os belgas do Antuérpia, já Benfica e SC Braga viajam até Espanha para medir forças com Real Sociedad e Real Madrid, respetivamente. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas desta ronda.

FC Porto-Antuérpia, 7 de novembro, às 20h

Ao cabo das três primeiras jornadas, o FC Porto é segundo classificado do grupo H na Champions, com seis pontos, a três do líder FC Barcelona, e à frente do Shakhtar Donetsk, com três. O Antuérpia é último, sem qualquer ponto conquistado. Até ao momento, os dragões somaram vitórias nas deslocações ao terreno dos ucranianos e dos belgas e perderam em casa com o FC Barcelona, por 0-1. 

Na primeira ronda, os pupilos de Sérgio Conceição tiveram uma primeira parte avassaladora contra o Shakhtar Donetsk, com Galeno a bisar e Taremi a fazer o terceiro para os portistas – Kelsy abriu o marcador aos 13 minutos, numa partida que acabou com triunfo forasteiro por 3-1. Seguiu-se o desaire caseiro diante do Barça e, depois, na Bélgica, a formação lusa goleou a equipa da casa por 4-1, com um hat-trick de Evanilson na segunda metade (Eustáquio apontou o outro golo do FC Porto). Quanto ao Antuérpia, além da derrota caseira diante da formação lusa, foi ainda goleada pelo FC Barcelona em Camp Nou (5-0) e averbou outro desaire diante do seu público com o Shakhtar Donetsk (2-3). 

Esta quarta jornada pode fechar praticamente as contas do apuramento para a fase a eliminar, isto caso o FC Porto vença os belgas no Dragão e os catalães derrotem fora o Shakhtar Donetsk. Se estes resultados acontecerem, o Barça somará 12 pontos e os portistas 9, sendo que os ucranianos manterão os três pontos. Desta forma, e com seis pontos ainda em jogo, ao FC Porto bastaria um empate nas duas rondas que ficarão a faltar para confirmar o apuramento para os oitavos de final – depois desta jornada, falta ir à Catalunha defrontar o Barça e recebe ainda o Shakhtar Donetsk.

O histórico do FC Porto contra equipas belgas é positivo, já que os dragões venceram 10 dos 19 duelos, empataram dois e perderam sete. Em casa, registam seis triunfos, duas igualdades e apenas um desaire. Os portistas chegam a este encontro, na sequência de uma derrota caseira (0-1, contra o Estoril), e com esse resultado caíram para a terceira posição na liga, atrás de Benfica e Sporting. Já o Antuérpia venceu em casa o Genk (3-2) e é sétimo, a oito pontos do líder. Para terminar, fica ainda a saber que os dragões são claramente favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.

Real Sociedad-Benfica, 8 de novembro, às 17h45

Na quarta-feira, há duplo confronto luso-espanhol na Champions. Primeiro, é o Benfica a entrar em ação, no País Basco, com o jogo frente a Real Sociedad a ter início às 17h45. O campeão nacional está obrigado a vencer, caso queira acalentar esperanças em terminar num dos dois primeiros lugares do grupo, os quais dão acesso aos oitavos de final da prova.

Neste momento, e ao cabo de três rondas, os encarnados são últimos, com zero pontos, já a Real Sociead lidera o grupo com sete pontos, os mesmo que o Inter Milão. Em terceiro está o Salzburgo, com três.

O Benfica começou esta campanha com uma derrota caseira diante dos austríacos, por 0-2, depois seguiu-se novo desaire, desta feita em Itália com o Inter Milão (1-0), e por fim, novo mau resultado na Luz, na terceira jornada frente aos bascos (0-1).

Até hoje, só duas equipas é conseguiram uma vaga nos oitavos, depois de perderem os três primeiros encontros da fase de grupos. Em 2002, foi o Newcastle a primeira equipa a dar a volta ao mau arranque na prova, ao vencer os três jogos da segunda volta, contra Juventus, Dinamo Kiev e Feyenoord. Os magpies, na altura treinados por Bobby Robson, terminaram na segunda posição, com nove pontos, atrás da vecchia signora, e com mais dois pontos que os ucranianos.

Dezassete anos depois, a Atalanta repetiu o feito dos ingleses e logo no seu ano de estreia na Champions. Bastaram sete pontos conquistados na segunda volta (empate com o Manchester City e vitórias diante do Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk) para os italianos rumarem aos oitavos da prova.

Os bascos chegam a este duelo, na sequência de duas vitórias forasteiras (na Luz e na Áustria, por 2-0, diante do Salzburgo), isto depois de terem empatado em casa com o Inter Milão (1-1) na primeira jornada. Se nesta quarta ronda, a Real Sociedad bater o Benfica, e os italianos fizerem o mesmo na deslocação à casa do Salzburgo, as contas do apuramento ficam fechadas, já que ambos os conjuntos chegam aos 10 pontos, o Benfica manterá os zero pontos e os austríacos os três, isto numa altura em que estarão em disputa apenas mais seis pontos. 

Em doze deslocações a Espanha, em jogos das competições europeias, o saldo do Benfica é negativo, com apenas dois triunfos, três empates e sete derrotas. As vitórias aconteceram diante do Atlético Madrid (2-1, na fase de grupos da Champions, em 2015/16) e contra o Bétis ( 2-1, na primeira eliminatória da Taça UEFA, em 1982/83, competição em que o Benfica iria chegar à final nessa época, perdendo o encontro decisivo diante do Anderlecht).

No último fim de semana, o Benfica venceu o Desportivo de Chaves, fora, por 0-2, com golos de Aursnes e João Mário, resultado que permitiu aos campeões nacionais descolar do FC Porto e ocupar agora de forma isolada o segundo lugar, atrás do Sporting. No caso da Real Sociedad, os bascos receberam e perderam contra o FC Barcelona, por 0-1, com o único golo da partida a ser apontado já no período de compensação, por Ronald Araújo. Fica ainda a saber que o conjunto da casa é favorito à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.

Real Madrid-SC Braga, 8 de novembro, às 20h

Este é o segundo duelo luso-espanhol do dia, com o Real Madrid a receber o Sporting Braga. Ao cabo das três primeiras jornadas, os merengues são líderes, com nove pontos, fruto de três vitórias, já os bracarenses são terceiros, com três pontos (um triunfo e duas derrotas). Em segundo lugar segue o Nápoles, com seis pontos, enquanto o Union Berlin é último, sem pontos.

Tal como aconteceu com o Benfica, os minhotos também perderam as duas partidas que disputaram perante o seu público. Primeiro, com o Nápoles, na primeira jornada, e depois com os merengues, na terceira ronda, e em ambos os casos o marcador final foi 1-2. Pelo meio, os pupilos de Artur Jorge venceram na Alemanha, por 3-2, isto depois de terem estado a perder por 2-0. Além do triunfo diante da equipa lusa, o Real Madrid começou por vencer, em casa, o Union Berlin, por 1-0, e depois foi a Itália derrotar o Nápoles, por 3-2. 

O Sporting Braga deixou uma boa impressão no duelo disputado no Minho, mas já sabe que não vai ter vida fácil em Madrid e, segundo as odds da Betano.pt, os blancos são claramente favoritos ao triunfo. Até agora, e em dez receções a equipas portuguesas, os merengues nunca perderam, registando nove triunfos e um empate: foram cinco vitórias e uma igualdade diante do FC Porto, três vitórias contra o Sporting e mais uma frente ao Benfica. 

Se o Real Madrid bater os minhotos, garante desde já uma vaga nos oitavos de final da Champions, enquanto uma vitória do Nápoles na receção ao Union Berlin tornará difícil o apuramento do Sporting Braga para a fase a eliminar, já que os italianos ficarão com nove pontos, ao cabo de quatro jornadas, enquanto os minhotos somarão apenas três. 

Champions: Outros jogos para seguires com atenção

Na terça-feira, há jogo grande em Itália, com o AC Milan a receber o PSG no grupo F, enquanto o Newcastle joga fora com o Borussia Dortmund. As quatro equipas lutam ainda pelo apuramento para os oitavis da Champions e nada ficará decidido nesta jornada, independentemente dos resultados. Na quarta-feira, o Manchester United, de Bruno Fernandes e Dalot, ruma à Turquia para medir forças com o Galatasaray e uma vitória forasteira permitirá aos red devils ultrapassar o adversário e subir ao segundo lugar, atrás do Bayern Munique.

Prémio
Siga-nos e Partilhe: