À entrada para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Benfica, Sporting e FC Porto ocupam posições que permitem a passagem aos oitavos de final da prova, mas ainda há muito por jogar e decidir. Na terça-feira, as águias têm uma deslocação difícil ao campo do PSG, enquanto um dia depois, os leões recebem o Marselha e o os dragões visitam o terreno do Bayer Leverkusen. Como sempre, podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da Champions.
Na semana passada o Benfica recebeu e empatou com o PSG a um golo e o resultado só pode surpreender quem não viu o encontro. Se é verdade que os gauleses tiveram mais posse de bola e oportunidades de golo, também os encarnados colocaram à prova o guarda-redes Gianluigi Donnarumma. Os forasteiros adiantaram-se no marcador por Messi, aos 22 minutos, no primeiro remate que fizeram à baliza de Odisseas Vlachodimos, mas aos 41’, um autogolo de Danilo fez o resultado final.
No final do encontro, Roger Schmidt era um treinador satisfeito. “Foi um grande jogo contra uma grande equipa, tudo era possível: ganhar, empatar e perder. Queríamos jogar, queríamos acreditar em nós, estou contente com a performance. A defesa esteve incrível, a atmosfera foi fantástica. Há potencial. Com este empate dá para ver que o grupo é duro. Temos agora jogo difícil em Paris. Tudo é possível. Mas estando numa situação em que dependemos de nós, se ganhar-mos os nossos jogos, podemos passar, o que seria um grande desempenho. Pode ser um ponto muito importante. Estamos a meio, está nas nossas mãos. Sete pontos em três jogos é bom, mas ainda não garantimos a passagem”, disse o técnico alemão.
Com esta igualdade, os dois conjuntos chegam à quarta ronda empatados no primeiro lugar do grupo, com sete pontos (duas vitórias e um empate), com os franceses a terem vantagem, por enquanto, devido aos golos marcados e sofridos. A Juventus é terceira, com três pontos e o Maccabi Haifa último, sem qualquer ponto.
Apesar de não ser uma tarefa fácil, o Benfica pode desde já garantir um lugar nos oitavos de final da prova, caso vença na visita ao Parque dos Príncipes e a Juventus não pontue na deslocação a Israel para defrontar Maccabi Haifa – os italianos venceram por 3-0 este adversário em Turim.
Nos sete desafios já realizados entre Benfica e PSG, a formação lusa venceu em três ocasiões, empatou duas e perdeu outras duas, as quais aconteceram em Paris. A primeira foi em 2008, por 2-1, nos oitavos de final da Liga Europa (o Benfica viria a ganhar por 3-1, em casa, na segunda mão), e o segundo desaire registou-se em 2013, por 3-0, na fase de grupos da Champions – dessa equipa gaulesa, permanecem no plantel Marquinhos, que até marcou um golo nesse encontro, e Verratti. Até ao momento, o Benfica jogou 15 partidas em França , contra 10 adversários diferentes, e tem quatro triunfos, três empates e oito desaires.
Na jornada do fim de semana, ambos os treinadores decidiram rodar a equipa, mas com resultados diferentes. O Benfica recebeu e venceu o Rio Ave por 4-2, já os franceses não foram além de um empate a zero no campo do Reims, mas até aumentaram a distância para o Marselha, que perdeu em casa com o Ajaccio, por 2-1, e agora está a três pontos do rival.
O Benfica encontra-se na máxima força para o duelo com PSG, já Christophe Galtier tem algumas dores de cabeça. Messi saiu tocado perto do final do encontro com as águias, enquanto Nuno Mendes sofreu uma lesão muscular e vai estar de fora durante um mês. Renato Sanches e Presnel Kimpembe continuam a não estar disponíveis para dar o seu contributo à equipa. Fica ainda a saber que segundo as odds da Betano.pt, os gauleses são favoritos ao triunfo, tal como acontece com a Juventus no seu desafio com o Maccabi Haifa.
Num grupo em que o Club Brugge é a grande surpresa, sendo líder com nove pontos (três vitórias, sete golos marcados e zero sofridos), todos os pontos conquistados podem ser fundamentais na luta pelo apuramento para os oitavos de final da prova para as outras três equipas. FC Porto, Bayer Leverkusen e Atlético Madrid chegam a esta ronda todos com três pontos, fruto de um triunfo e dois desaires na primeira volta da fase de grupos, e os campeões nacionais só dependem de si para seguirem em frente na prova.
Depois de duas derrotas nas primeiras jornadas, os dragões receberam e venceram o Bayer Leverkusen, por 2-0, na terceira jornada, com golos de Zaidu e Galeno, jogadores que saltaram do banco de suplentes, e ambos os tentos surgiram na sequência de assistências de Taremi.
No fim do encontro, Sérgio Conceição elogiou o avançado iraniano. “Hoje fiz duas ou três substituições fantásticas, mas sou o mesmo que perdeu 0-4 com o Brugge. Os jogadores estão ali para interpretar o que pedimos em termos estratégicos. Não gosto de individualizar situações, mas tenho de olhar para o momento do Mehdi [Taremi] e perceber que é preciso uma maturidade acima da média perante tudo aquilo que se passa à sua volta. É preciso ser um homem com uma personalidade e carácter fortes. A prova disso são estes dois jogos: num foi considerado o melhor jogador em campo e hoje voltou a ser preponderante. É extremamente inteligente e sabe separar a vida pessoal do que anda à sua volta, focando no treino e no jogo. Há que louvar isso”, disse Sérgio Conceição no final do encontro com os germânicos.
Com este resultado, a equipa lusa viaja até à Alemanha na luta por um lugar de acesso à fase seguinte da prova. Em dezanove jogos que já realizou em solo germânico, o FC Porto venceu três, empatou cinco e perdeu onze. Em 2020, os comandados de Sérgio Conceição defrontaram este mesmo adversário, nos dezasseis avos de final da Liga Europa, e perderam por 2-1, com golos de Kai Havertz e Alario para os alemães e de Luis Diaz para o conjunto luso. A formação de Leverkusen já jogou no seu estádio nove vezes contra equipas portuguesas e o saldo é bastante positivo, com seis vitórias, um empate e duas derrotas – estas aconteceram diante do Belenenses e Benfica.
O treinador português reconheceu que este duelo é uma autêntica final para os dois conjuntos e ambos chegam ao jogo na sequência de triunfos nas ligas domésticas. O FC Porto venceu fora o Portimonense, por 2-0, já o conjunto de Leverkusen goleou em casa o Schalke 04, por 4-0, na estreia de Xabi Alonso, ex-jogador de Real Madrid e Bayern Munique, no comando técnico da equipa. No fim do encontro, o espanhol estava satisfeito, como seria natural. “Estamos contentes. Não tivemos muito tempo para treinar, mas os jogadores já compreenderam como é que queremos jogar e foi uma boa exibição em termos ofensivos e defensivos. Na quarta-feira temos o jogo com o FC Porto e ainda há muita coisa a melhorar. Vai ser um jogo extremamente importante para nós. Ainda temos hipótese de chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões, e vamos precisar dos três pontos de forma a não ficar sob muita pressão nos últimos dois jogo”, concluiu.
Se o FC Porto está em segundo na liga portuguesa, a três pontos do líder Benfica, os germânicos, por seu lado, estão a ser a principal desilusão da Bundesliga, ocupando o 14º lugar ao cabo de nove jornadas, com apenas duas vitórias, além de dois empates e cinco desaires. Pepe é o principal ausente nos dragões, enquanto nos visitados Xabi Alonso não vai poder contar com Wirtz, o talentoso médio que está a ser cobiçado por grandes clubes europeus. Fica ainda a saber que, segundo as odds da Betano.pt, o Bayer Leverkusen é favorito à conquista dos três pontos. No outro jogo do grupo, o Atlético Madrid está melhor cotado para chegar à vitória na receção aos belgas do Brugge.
Tal como seria esperado, mal o sorteio ditou as equipas que iriam fazer parte deste grupo, que o equilíbrio seria a nota dominante e, de facto, basta olhar para a classificação ao cabo de três jornadas para constatar isso mesmo. Sporting, líder com seis pontos, Tottenham e Eintracht Frankfurt, com quatro, e Marselha, com três, estão todos na luta pelo apuramento e esta quarta jornada pode ajudar a perceber quem ficará mais perto desse objetivo.
Os leões arrancam a segunda volta a jogar em casa, com o Marselha, isto depois de terem perdido em França por 4-1, num jogo que ficou marcado por uma atuação menos feliz do guarda-redes Adán – ficou ligado a dois golos e foi expulso aos 22 minutos. O Sporting até se adiantou no marcador, logo no primeiro minuto de jogo, por Trincão, mas os gauleses deram a volta ao resultado na primeira parte, com tentos de Alexis Sánchez (13’), Harit (16’) e Balerdi (28’), sendo que Mbemba, ex-FC Porto, ainda marcou aos 84’.
No fim do encontro, Rúben Amorim falou sobre a atuação do guarda-redes espanhol. “Adán continua a dar todas as garantias. Os 22 minutos não apagam os 92 jogos e os quatro títulos. Continua a ser o guarda-redes mais bem preparado. Os jogadores têm sempre a noção do que fizeram. O Adán foi o primeiro a perceber o que aconteceu. No primeiro golo ficou a pensar nisso, no segundo ficou a pensar no que fez no primeiro e não conseguiu reagir. O importante é que o jogador tem noção disso. O Adán é a meu ver indiscutível”.
O Sporting chega a este duelo com Pedro Porro, Daniel Bragança e Luís Neto no boletim clínico e na sequência do triunfo nos Açores diante do Santa Clara, por 2-1. Já o Marselha não soube aproveitar o empate do líder PSG no campo do Reims e perdeu em casa com o Ajaccio por 2-1, equipa que era lanterna vermelha da liga francesa antes deste triunfo. No fim do encontro, Igor Tudor, treinador do Marselha, não estava nada contente com o que tinha visto.
“É complicado explicar este resultado. Só jogámos durante 15 minutos. Já os tinha avisado que era importante não subestimar o adversário e fique com a sensação que não havia vontade de vencer, mesmo entre os suplentes. Agora é esperar que seja só um jogo, porque se é verdade que não esperava ficar invicto uma época inteira, muito menos esperava perder em casa contra o último classificado”, disse o técnico croata, que conta no plantel com o português Nuno Tavares, que foi alvo de grandes elogios.
“Ele é um bom rapaz e um jogador profissional. Um pouco tímido ainda fora de campo, mas não dentro de campo. É um grande jogador, mas acho que ainda pode crescer em certos detalhes. Se evoluir ainda mais, será um dos melhores do mundo”, afirmou Tudor por estes dias. Com esta derrota, o Marselha caiu para o terceiro lugar e está agora a três pontos do PSG.
Esta será a 12ª vez que o Sporting recebe uma equipa francesa e, até agora, averbou sete triunfos, dois empates e outros tantos desaires. Segundo as odds da Betano.pt, a formação lusa está melhor cotada para chegar à vitória, o mesmo acontecendo com o Tottenham no outro encontro do grupo, no qual recebe o Eintracht Frankfurt – empate a zero na Alemanha na última ronda.
Além dos jogos com as equipas portuguesas, há mais motivos de interesse nesta quarta ronda da fase de grupos da Champions e dois encontros destacam-se dos restantes. O AC Milão, de Rafael Leão, recebe o Chelsea, depois de ter perdido sem espinhas por 3-0 em Londres, enquanto o Inter Milão viaja até à Catalunha para defrontar o FC Barcelona, equipa que derrotou por 1-0 na semana passada. O campeão italiano tem quatro pontos, tantos como os blues, e está a um do RB Salzburg, líder do Grupo E. Já o Barça, com três pontos, ocupa a terceira posição no Grupo C, e tem à sua frente o Inter Milão, com seis, e o Bayern Munique, com nove.