A quinta jornada da fase de grupos da Champions pode desde já decidir qual o futuro das três equipas portuguesas nas competições europeias. O FC Porto é o primeiro a entrar em ação, na terça-feira, ao medir forças com o FC Barcelona na Catalunha. Um dia depois, o Benfica recebe o Inter Milão, já o Sporting Braga defronta em casa o Union Berlin. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes jogos da ronda da prova milionária.
Os dois clubes entram em campo, já sabendo o resultado da outra partida do grupo, a qual começa às 17h45 e coloca frente a frente o Shakhtar Donetsk ao Antuérpia. Se os belgas, atualmente últimos, com zero pontos, vencerem fora os ucranianos, que são terceiros, com seis, isso quer dizer que basta um empate no duelo entre FC Barcelona e FC Porto para ambos os conjuntos garantirem a passagem aos oitavos de final da Champions, já que chegarão aos 10 pontos, mais quatro que o Shakhtar Donetsk.
No entanto, e segundo as odds da Betano.pt, os ucranianos são favoritos à vitória, e se de facto provarem em campo essa teórica superioridade, o caso muda de figura, porque chegarão aos nove pontos, os mesmo que catalães e portistas têm à entrada para a última penúltima jornada. Se o Barça bater o FC Porto e o Shakhtar fizer o mesmo frente aos belgas, portugueses e ucranianos vão decidir quem acompanha a formação culé rumo aos oitavos na última ronda e aí os pupilos de Sérgio Conceição recebem em casa o adversário e só dependem de si para se qualificarem para a próxima fase.
Barça e FC Porto somam até ao momento três vitórias e uma derrota, com os catalães a perderem fora com os ucranianos na jornada anterior, por 1-0, já no caso do conjunto luso o desaire aconteceu na receção aos espanhóis (0-1). Os catalães venceram ainda o Antuérpia em casa por 5-0 e o Shakhtar por 2-1, enquanto os azuis e brancos arrancaram esta campanha com triunfo forasteiro diante da formação de Donetsk (1-3) e derrotaram por duas vezes o Antuérpia (1-4 na Bélgica e 2-0 no Dragão).
Este vai ser o décimo confronto entre Barça e FC Porto e até agora não houve empates: os espanhóis venceram em seis ocasiões e os portugueses triunfaram em três, sendo que a formação culé foi superior nos cinco duelos mais recentes. O histórico dos catalães contra equipas lusas, quando atua em casa, é claramente favorável aos pupilos de Xavi, com 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota (esta, contra o FC Porto, em 1972, por 0-1). No caso do FC Porto, enquanto equipa forasteira e contra formações espanholas, os dragões venceram apenas seis das 24 deslocações, empataram três encontros e saíram derrotados em outras 15 ocasiões. Para terminar, fica ainda a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
Depois do brilharete alcançado na temporada passada, em que o Benfica chegou aos quartos de final da Champions, caindo aos pés deste mesmo Inter Milão (5-3 no agregado), esta época os encarnados têm sido uma desilusão até ao momento. Ao cabo de quatro jornadas, somam outras tantas derrotas e o melhor a que podem ambicionar neste momento é garantirem o terceiro lugar final, o qual dá acesso ao playoff da Liga Europa.
Neste momento, Inter Milão e Real Sociedad dividem a liderança do grupo, com 10 pontos (três triunfos e um empate para cada), o Salzburgo é terceiro com três pontos (venceu na Luz por 2-0) e as águias são últimas, com zero pontos. Na última jornada, o Benfica perdeu fora com a Real Sociedad, por 3-1, já os austríacos foram derrotados em casa pelos italianos, por 1-0.
Mesmo que o Benfica ganhe ou empate com o Inter Milão na Luz, e os austríacos percam com a Real Sociedad, os encarnados estão obrigados a vencer na Áustria, no entanto, bastará uma vitória pela margem mínima para terminarem em terceiro lugar. Os italianos não serão certamente adversário fácil para as águias, que nunca lhes conseguiu ganhar. Em seis confrontos anteriores, o Inter venceu quatro e empatou dois. Na última temporada, nos quartos de final da prova, os comandados de Simone Inzaghi venceram na Luz por 0-2 na primeira mão e, em casa, empataram a três golos com os encarnados. Na primeira volta, um golo de Thuram, aos 62 minutos, foi suficiente para garantir os três pontos da vitória. Em casa, o Benfica tem saldo positivo contra equipas transalpinas, com sete triunfos, quatro empates e outros tantos desaires, já o Inter só venceu duas das onze deslocações que realizou ao nosso País – empatou cinco e perdeu noutras quatro.
A derrota da época passada do Benfica contra o Inter no seu estádio, colocou fim a uma série de seis jogos sem perder das águias em casa nas competições europeias. Esta temporada, com os desaires diante do Salzburgo e da Real Sociedad, o emblema da capital perdeu três vezes seguidas na Luz, o que sucede pela primeira vez desde 2017.Por seu lado, os nerazzurri apenas venceram oito dos últimos 20 jogos fora na Champions, embora tenham ganho seis dos 11 mais recentes. Para terminar, fica a saber que a Betano.pt dá ligeiro favoritismo aos forasteiros nesta partida.
À entrada para a quinta jornada, o Real Madrid lidera o grupo com 12 pontos, seguido do Nápoles, com sete, do SC Braga, com três, e do Union Berlin, com apenas um ponto. Na última ronda, os minhotos perderam na casa dos merengues, por 3-0, já os alemães alcançaram o seu primeiro ponto na história da prova e que pode ser fundamental na luta pelo terceiro lugar, que garante acesso à Liga Europa.
Posto isto, percebe-se que este duelo no Minho é uma autêntica final para os dois conjuntos. Se os pupilos de Artur Jorge vencerem, garantem desde logo continuação nas competições europeias, ficando por saber se é na Champions, ou na segunda prova mais importante da UEFA. É que à mesma hora os blancos recebem o Nápoles e, se baterem os italianos, estes ficarão com sete pontos, mais um apenas que os minhotos, isto caso estes derrotem o Union Berlin. Com este cenário, na última ronda o segundo lugar vai estar em disputa quando napolitanos e minhotos medirem forças no Estádio Diego Armando Maradona.
O SC Braga perdeu os dois jogos que disputou no seu estádio (1-2 com Nápoles e o mesmo resultado diante do Real Madrid), mas alcançou um triunfo épico na capital alemã, ao dar a volta a uma desvantagem de dois golos, para acabar por triunfar por 3-2. Já os germânicos, além do desaire com a formação lusa, perderam em Madrid diante do Real, por 1-0, em casa com o Nápoles, outra vez por 0-1, e empataram a um golo na deslocação a Itália.
Esta época está longe de correr de feição para o Union Berlin, que é o atual lanterna vermelha da Bundesliga. Devido aos maus resultados, o clube alemão anunciou a saída do treinador Urs Fischer, que estava no comando desde 2018. Marco Grote deixou o cargo na formação de Sub-19 do Union para assumir, interinamente, o comando técnico da equipa principal.
Sporting Braga e Union Berlin defrontaram-se na época passada, na fase de grupos da Liga Europa, e nessa altura cada equipa venceu em casa o adversário, por 1-0. Contra conjuntos germânicos, e perante o seu público, os minhotos contabilizam dois triunfos e outros tantos empates e derrotas. Já a formação de Berlim não conta com confrontos com outras formações portuguesas, além dos três desafios já referidos diante dos bracarenses. Para terminar, fica ainda a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
No Grupo A, o Manchester United, de Bruno Fernandes e Dalot, é atualmente último classificado, com três pontos, mas tem o segundo e terceiro classificado apenas com mais um ponto: são eles o Galatasaray e o Copenhaga. No topo está o Bayern Munique, com um registo 100% vitorioso, e já apurado para os oitavos, com 12 pontos. Os red devils deslocam-se à Turquia para defrontar o Galatasaray e um resultado que não seja a vitória pode hipotecar a passagem à ronda seguinte da Champions, até porque, na última ronda recebem os bávaros e é um jogo em que tudo pode acontecer.
No Grupo F está mesmo tudo em aberto. O Borussia Dortmund lidera com sete pontos, o PSG é segundo com seis, o AC Milão tem cinco e o último é o Newcastle, com quatro pontos. Nesta ronda, os milaneses recebem os alemães, já os ingleses defrontam os gauleses em Paris – recorde-se que na primeira volta, os magpies golearam a formação de Nuno Mendes, Vitinha, Danilo e Gonçalo Ramos por 4-1. Se as formações visitadas confirmarem o favoritismo que as odds da Betano.pt lhes dão, isso quer dizer que à entrada para a última jornada PSG e AC Milão ocuparão o primeiro e segundo lugar, respetivamente, mas mesmo assim as contas não ficarão fechadas, pelo menos para o conjunto de Dortmund.