Esta semana ficam a conhecer-se os últimos apurados para os quartos de final da Champions, com a realização dos quatro jogos em falta dos oitavos, nos quais nada está decidido e tudo pode acontecer. Podes apostar nestes grandes desafios no site da Betano.pt, sendo que o prato forte para os adeptos portugueses é o Ajax-Benfica. Vamos ter ainda Manchester United-Atlético de Madrid, Lille-Chelsea e Juventus-Villarreal.

Ajax-Benfica (terça-feira, 15 de fevereiro, 20h00)

Depois do empate a dois golos na primeira mão, no Estádio da Luz, ficou tudo por decidir para o duelo desta terça-feira, em Amesterdão. Tadic e Haller marcaram os golos do Ajax, sendo que o avançado franco-marfinense fez um autogolo. Yaremchuk apontou o golo do empate já na segunda metade.

Segundo as odds da Betano.pt, o conjunto da casa é favorito, mas convém relembrar que os golos fora já não contam na Champions, o que melhora as probabilidades das águias em rumarem aos quartos de final da prova. Esta vai ser a segunda vez esta temporada que os neerlandeses recebem uma equipa portuguesa, isto depois de vencerem na fase de grupos o Sporting, por 4-2.

Champions

O Ajax fez no grupo do Sporting o que o Bayern Munique conseguiu no grupo do Benfica, ou seja, ganhou todas as partidas e com um incrível saldo de 20 golos marcados e 5 sofridos, tendo sido a segunda formação mais concretizadora, atrás precisamente do colosso alemão, que apontou 22. 

No entanto, a nível doméstico, o líder Ajax viu a vantagem sobre o rival PSV diminuir para dois pontos, depois da derrota frente ao Go Ahead, por 2-1, na antepenúltima jornada. Nas duas últimas rondas, a formação de Amesterdão esteve à beira de perder mais pontos, mas venceu os dois jogos em cima do apito final e pelo mesmo resultado: 3-2. 

Já o Benfica chega a este jogo motivado e pronto para discutir a eliminatória. É verdade que o histórico dos encarnados frente ao Ajax não é muito positivo: em nove encontros, registaram-se quatro vitórias para os neerlandeses, três empates e um triunfo para as águias. 

Em 2018-19, o Benfica empatou em casa com este adversário e perdeu por 1-0 nos Países Baixos. No entanto, os comandados de Nelson Veríssimo não estão “obrigados” a vencer, ao contrário do que aconteceria caso a regra dos golos fora não tivesse sido alterada. Em caso de igualdade ao fim dos 90 minutos, o jogo segue para prolongamento e, se necessário, tudo se decidirá nas grandes penalidades.

Manchester United-Atlético de Madrid (terça-feira, 15 de março, 20h00)

Um dos jogos mais interessantes destes oitavos de final, entre duas equipas que jogam boa parte das aspirações na Liga dos Campeões, em face dos maus campeonatos nacionais que estão a realizar, encontrando-se ambas longe da liderança. 

As odds do site da Betano.pt atribuem  favoritismo ao Manchester United, que vai querer aproveitar o fator-casa. Recorde-se que na primeira mão os dois conjuntos empataram em Espanha, a um golo – João Félix marcou aos 7 minutos e Elanga empatou aos 80, com assistência de Bruno Fernandes.

O Atlético de Madrid deixou o FC Porto de fora desta fase da Liga dos Campeões, ao vencer por 3-1 no Dragão, na última jornada, o que lhes valeu a passagem no segundo lugar, atrás do Liverpool FC.  O Manchester United terminou o seu grupo na primeira posição, à frente do Villarreal e da Atalanta.

Dois jogadores portugueses têm sido as grandes figuras do Manchester United nesta Champions. Bruno Fernandes já realizou sete assistências na competição, o que o coloca como líder neste item, com mais um passe para golo do que Antony (Ajax). Já a Liga dos Campeões continua a ser a praia de Cristiano Ronaldo, prova na qual é o melhor marcador em 2021/22 dos “red devils”, com seis golos. CR7 regressou aos golos no último fim de semana e foi logo à grande, com um hat-trick apontado frente ao Tottenham, numa partida que acabou com a vitória caseira por 3-2.

Se CR7 está de pé quente, o mesmo se pode dizer de João Félix que marcou cinco golos nos últimos cinco desafios dos colchoneros. Antoine Griezmann é o melhor marcador do Atlético de Madrid na Champions, com quatro golos em cinco jogos. Curiosamente, o avançado francês tem apresentado muito melhor rendimento nas competições europeias, pois soma apenas três golos em 17 desafios na Liga espanhola. Luis Suárez, seu colega na frente de ataque, tem sido ao contrário: um golo em seis jogos na Liga dos Campeões e nove golos em 24 encontros no campeonato, um número que mesmo assim não deixa de ser modesto para a sua grande qualidade.

Além do jogo da primeira mão, o Atlético de Madrid e Manchester United só se defrontaram em duas ocasiões, com os espanhóis a levarem a melhor, na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1991/92: 3-0 em casa e 1-1 fora.

Lille-Chelsea (quarta-feira, 16 de março, 20h00)

O Chelsea viaja até França a viver um momento conturbado fora de campo, devido às sanções que foram aplicadas a Roman Abramovich, pelo governo inglês, devido à guerra na Ucrânia e por ser próximo de Putin, e as quais têm impacto direto nos blues. O clube viu-se impedido de contratar, vender ou de renovar com jogadores, já perdeu inclusive vários patrocínios e a eventual venda do Chelsea tem que ter a aprovação do  governo inglês, isto entre várias outras sanções que sofreu. Na primeira mão, os londrinos venceram o Lille por2-0, com golos de Havertz e Pulisic. e levam assim uma vantagem para a segunda mão que pode ser decisiva. 

Os franceses são a equipa mais portuguesa do campeonato gaulês, contando nas suas fileiras com os centrais José Fonte e Tiago Djaló e ainda com os médios Xeka e Renato Sanches. Curiosamente, nenhum dos portugueses marcou ou assistiu nos sete golos apontados pelo Lille na fase de grupos. 

Os atuais campeões franceses foram primeiros classificados, com 11 pontos, mais um do que o RB Salzburg. Já na Liga doméstica, encontram-se num impensável 10º lugar, depois de na temporada passada terem batido o PSG na luta pelo título. 

A grande ausência no Lille será Renato Sanches, que se lesionou recentemente, e que também irá falhar o jogo de Portugal com a Turquia, a contar para o playoff de acesso ao Mundial de 2022.

Incluindo o jogo da primeira mão desta Champions, as duas formações já se defrontaram em três ocasiões e os ingleses venceram todos os jogos. De acordo com as odds da Betano.pt, os londrinos são favoritos à vitória.

Juventus-Villarreal (quarta-feira, 16 de março, 20h00)

O Villarreal só conseguiu o acesso a esta edição da maior competição europeia de clubes porque foi o vencedor da Liga Europa na temporada transata, mas a verdade é que realizou excelente fase de grupos, somando 10 pontos no Grupo F, terminando em segundo lugar, a apenas um ponto do líder Manchester United, e “atirando” a Atalanta para a Liga Europa. Gerard Moreno é o melhor marcador do Villarreal na época em curso, com 11 golos oficiais, mas o avançado espanhol tem estado apagado na Champions, onde só faturou numa ocasião.

A Juventus tem alternado uma magnífica Champions – terminou o seu grupo no primeiro lugar, à frente do Chelsea, com cinco vitórias e uma derrota – com um sofrível campeonato italiano (quatro lugar, a sete pontos do líder AC Milan). No entanto, é indesmentível uma assinalável melhoria da “vechia signora” nas últimas semanas e já não perde há 15 jogos na liga italiana. A contratação de Vlahovic à Fiorentina em janeiro, por 70 milhões, ajudou à subida de forma da Juve, ele que marcou logo no minuto inicial da primeira mão, dando vantagem aos italianos no campo do Villarreal. Parejo, aos 66’, faria o resultado final, o qual deixa tudo em aberto para o duelo de quarta, até porque, sem a regra dos golos fora, o empate a um golo vale tanto como se fosse a zero ou por mais golos.

Será a segunda vez que Juventus e Villarreal vão defrontar-se e, segundo as odds da Betano.pt, os comandados de Massimo Allegri são favoritos à vitória.