O sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões permitiu a reedição de duas das três últimas finais da competição. Bayern Munique e PSG repetem a da época passada, enquanto Real Madrid e Liverpool encontram-se depois de em 2017/18 terem medido forças no jogo decisivo da Champions.
Nestas duas finais, alemães e espanhóis levaram a melhor sobre franceses e ingleses, respetivamente, prevendo-se por isso que os parisienses e os “reds” estejam à procura de vingança dos adversários e dessas finais perdidas. Pode apostar nestes encontros no site da Betano.pt e saiba que Liverpool e Bayern Munique são favoritos nas partidas da primeira mão dos quartos da Champions.
Na terça-feira, dia 6 de abril, Real Madrid recebe o Liverpool, numa época em que os resultados e exibições dos dois conjuntos têm ficado aquém das expetativas. Os “merengues” estão em terceiro lugar na liga espanhola e precisam que os rivais FC Barcelona e Atlético Madrid tenham deslizes de forma a sonharem com a revalidação do titulo. No caso dos comandados de Jurgen Klopp, o principal objetivo interno passa por garantir um lugar que dê acesso à próxima Liga dos Campeões, isto depois de sucessivas derrotas terem afastado o campeão inglês da corrida pelo primeiro lugar.
Frente a frente estão dois dos últimos três campeões europeus. O Real Madrid venceu a competição em três temporadas consecutivas (sempre sob o comando de Zidane, que se tornou assim o primeiro técnico a vencer a prova três vezes seguidas) e foi sucedido pelo Liverpool em 2018/19. Na época anterior, espanhóis e ingleses defrontaram-se em Kiev, numa final que ficou marcada pelos frangos de Karius e a lesão de Salah, depois de uma entrada duríssima de Sergio Ramos, e que levou a que o egípcio fosse substituído logo aos 30 minutos. Para a história da Champions ficou a vitória “merengue” por 3-1, com um golo de Benzema e dois de Bale. Nos “reds”, Sadio Mané foi o autor do único tento dos ingleses.
Real Madrid e Liverpool chegam aos quartos da prova depois de eliminarem Atalanta e Leipzig, respetivamente. O vencedor desta eliminatória irá apanhar o Chelsea ou o FC Porto nas meias-finais da Liga dos Campeões. Até agora, os dois conjuntos defrontaram-se em seis ocasiões, com três triunfos para cada um dos lados, sendo que as vitórias espanholas aconteceram nos três confrontos mais recentes.
Há importantes ausências a registar em ambos os conjuntos. Nos espanhóis, Sergio Ramos voltou a lesionar-se e falha o reencontro com Salah. Dani Carvajal e Federico Valverde também não contam para Zidane. No caso de Hazard, que passa mais tempo no estaleiro do que a jogar, é possível que recupere a tempo de, pelo menos, estar no banco de suplentes.
No conjunto inglês, os problemas com lesões têm sido uma constante nesta temporada atípica. Além de Virgil van Dijk, que está fora das opções do treinador alemão há vários meses, destaque ainda para as ausências do capitão Jordan Henderson e dos defesas Joel Matip e Joe Gomez. Mais uma vez Klopp terá que apresentar uma defesa remendada, mas pelo menos tem no ataque toda a artilharia pesada disponível, com destaque para o português Diogo Jota, que está mais uma vez em grande forma.
Na quarta-feira, dia 7 de abril, o Bayern Munique recebe na Baviera o PSG, na primeira mão dos quartos da Champions, sete meses depois dos dois conjuntos se terem defrontado na final da competição, em Lisboa. Um golo de Kingsley Coman, aos 59 minutos, foi suficiente para que os alemães conquistassem mais uma “orelhuda” na temporada passada, adiando assim o sonho dos parisienses de vencerem pela primeira esta competição. Nos oitavos, os alemães eliminaram a Lazio, enquanto o PSG levou a melhor frente ao FC Barcelona. Os dois conjuntos já se defrontaram em dez ocasiões e cada equipa venceu cinco jogos. No entanto, nos cinco confrontos mais recentes, os alemães averbaram quatro triunfos.
As duas equipas chegam a este confronto em momentos diferentes, isto se olharmos para o que aconteceu no último fim de semana, a nível interno. Bayern Munique e PSG defrontaram os segundos classificados nas respetivas ligas e tiveram sortes distintas. Os alemães aumentaram a vantagem para o perseguidor Leipzig, depois da vitória por 1-0. No casos dos gauleses, a derrota frente ao Lille custou-lhes a liderança.
O principal ausente desta eliminatória é Robert Lewandowski, que se lesionou ao serviço da Polónia, nos jogos de qualificação para o Mundial de 2022. Prevê-e que o avançado polaco esteja fora das opções de Hans Flick nos próximos seis jogos. Do lado do PSG, Marco Verratti e Alessandro Florenzi falham a primeira mão, devido à Covid-19, enquanto Leandro Paredes cumpre um jogo de suspensão. O português Danilo está em dúvida. Quem passar esta eliminatória, apanha o Manchester City ou o Borussia Dortmund nas meias da Champions.