Esta semana joga-se a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões e o sorteio colocou frente a frente velhos conhecidos. Como se isso não bastasse, três destes duelos podiam bem ser finais da competição, com exceção para o confronto entre Atlético Madrid e Borussia Dortmund, o qual seria uma surpresa maior, caso as duas equipas chegassem ao jogo decisivo, isto sem querer desvalorizar os dois emblemas, claro, mas basta ver quem são os outros seis conjuntos: Arsenal, Bayern Munique, Real Madrid, Manchester City, PSG e FC Barcelona. Podes apostar nestes grandes confrontos no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão da Champions.

Arsenal-Bayern Munique, 9 de abril, às 20h

Arsenal e Bayern Munique chegam aos quartos de final da prova, depois de ultrapassarem o FC Porto e a Lazio nos oitavos. Os londrinos só conseguiram eliminar os azuis e brancos no desempate por grandes penalidades, isto depois de nos dois jogos se terem registado vitórias caseiras por 1-0. No caso dos bávaros, estes sentiram menos dificuldades em superar a Lazio e venceram em casa os italianos por 3-0, dando assim volta ao desaire consentido em Roma, por 0-1, na primeira mão.

Se em Inglaterra o Arsenal está na luta pelo título, juntamente com Liverpool e Manchester City, na Alemanha o Bayern Munique já deitou a toalha ao chão a a única hipótese de sucesso esta época é vencer a Champions. E se é um facto que tem pela frente um adversário que historicamente lhe é favorável, também é verdade que estes gunners são diferentes daqueles que levaram 5-1 dos bávaros nos últimos três confrontos: em 2014/15, na fase de grupos, e depois nas duas mãos dos oitavos de final, em 2016/17. No total, já mediram forças em 12 ocasiões, com sete triunfos germânicos, três ingleses e houve ainda dois empates.

A nível individual, Saka (três golos e quatro assistências), Gabriel Jesus (quatro golos e duas assistências) e Trossard (três golos e uma assistência) têm sido os mais perigosos do Arsenal para as balizas contrárias, nesta edição da Champions. Do lado bávaro, o destaque maior vai para Harry Kane, que tinha no Arsenal uma das suas vítimas preferidas quando era jogador do Tottenham, e que conta com seis golos e três assistências na competição. Sobre este jogo fica ainda a saber que os londrinos são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Real Madrid-Manchester City, 9 de abril às 20h

Na terça-feira há outra final antecipada, com a receção do Real Madrid ao Manchester City, atual campeão europeu. Frente a frente vão estar dois colossos que têm na conquista da Champions o principal objetivo nas últimas temporadas. Se os citizens conquistaram a primeira orelhuda apenas na última época, já os blancos são a formação com mais troféus no museu: 14. Para chegarem a esta fase da prova, os pupilos de Carlo Ancelotti derrotaram nos oitavos de final o Leipzig (0-1 fora e 1-1 em casa), já os comandados de Guardiola aplicaram um duplo 3-1 ao FC Copenhaga.

Espanhóis e ingleses já se conhecem bem, ou não se tivessem defrontado nas últimas edições. Em 2022/23, apanharam-se nas meias-finais, com o Manchester City a arrancar um empate a um golo, na primeira mão, em Madrid, para depois em casa golear o adversário, por 4-0. Na época anterior a essa, novo duelo nas “meias”, naquela foi uma das eliminatórias mais incríveis da prova até hoje.

Os citizens começaram por ganhar em casa por 4-3, mas depois no segundo encontro perderam fora por 1-3, após prolongamento, mas aos 90 minutos tinham o passaporte para a final na mão, já que venciam por 0-1. Um bis de Rodrygo na compensação levou a eliminatória para o prolongamento e, nessa fase, Benzema marcou o golo que garantiu a qualificação blanca para a partida decisiva. No total, os dois conjuntos já se defrontaram em 10 ocasiões, com quatro vitórias inglesas, três espanholas e outras tantos empates.

Jude Bellingham (quatro golos e outras tantas assistências), juntamente com Vinicius Junior e Rodygo, ambos com três golos e duas assistências, são as principias armas ofensivas dos merengues, enquanto nos forasteiros o destaque vai para Erling Haaland (seis golos), Julián Álvarez (cinco golos e duas assistências) e Phil Foden (quatro golos e outras tantas assistências). Sobre este duelo, fica ainda a saber que os visitantes são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.

Atlético Madrid-Borussia Dortmund, 10 de abril, às 20h

É, na teoria, a eliminatória que causaria mais surpresa, caso fosse uma final da competição, ao contrário das outras três. Ainda assim, estamos perante duas equipas que sabem o que é chegar ao jogo decisivo: os colchoneros foram finalistas em 2014 e 2016, já os germânicos venceram a competição, em 1996/97.

Nos oitavos de final da Champions, o Atlético Madrid superiorizou-se ao Inter Milão, mas foi preciso desempatar a eliminatória através da marcação de grande penalidades, isto depois dos italianos terem vencido a primeira mão, em casa, por 1-0, enquanto os espanhóis fizeram o mesmo em Madrid, mas por 2-1. No caso da formação de Dortmund, esta levou a melhor diante do PSV: empate a um golo nos Países Baixos e triunfo na Alemanha, por 2-0.

Até ao momento, os dois conjuntos já se defrontaram em seis ocasiões, com dois triunfos para os colchoneros, três para os alemães e houve ainda um empate. A última vez foi em 2018/19, na fase de grupos da Champions, com o Atlético Madrid a vencer em casa, por 2-0, mas foi goleado fora por 4-0.

Individualmente, destaque para os seis e cinco golos de Griezmann e Morata, respetivamente, nos visitados, já nos forasteiros não há ninguém acima dos outros neste capítulo, com Reus e Adeyemi a serem os mais produtivos, com dois tentos cada. Samuel Lino, no conjunto de Madrid, e Sabitzer, nos alemães, são os melhores nas assistências, com três cada um. Sobre este duelo fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.

PSG-FC Barcelona, 10 de abril, às 20h

Os jogos entre estes dois clubes raramente têm sido aborrecidos nos últimos anos e nesta eliminatória tudo pode acontecer. Até agora, PSG e FC Barcelona defrontaram-se em 12 ocasiões, na Liga dos Campeões, e o equilíbrio é total, com quatro vitórias para cada um, isto além de outros tantos empates. Em 1996/97, catalães e gauleses mediram forças na final da Taça das Taças e o troféu foi para o museu culé, depois de triunfo espanhol por 1-0.

Mais recentemente, PSG e FC Barcelona apanharam-se nos oitavos de final da Champions, em 2020/21, com os franceses a golearem fora a formação blaugrana, por 4-1, na primeira mão, e no segundo jogo houve empate em Paris, a um golo. Nos oitavos de 2016/17 assistiu-se a uma das maiores recuperações de sempre da prova: o PSG venceu primeiro, em França, por 4-0, mas na visita à Catalunha perdeu por 6-1, resultado que permitiu a qualificação dos espanhóis para a fase seguinte da competição.

Se tivermos em linha de conta apenas as partidas realizadas na capital gaulesa, o PSG leva vantagem, com três vitórias, dois empates e um desaire. Para chegarem aos quartos da prova, os pupilos de Luis Enrique, antigo treinador do Barça, bateram nos oitavos a Real Sociedad (2-0 em casa e 1-2 fora), enquanto os comandados de Xavi ultrapassaram o Nápoles (1-1 em Itália e 3-1 em Cam Nou).

A nível individual, no PSG há um nome acima de todos os outros, falamos de Kylian Mbappé, claro. O astro francês leva seis golos apontados nesta edição, e depois há outros sete jogadores que fizeram o gosto ao pé numa ocasião apenas. No Barça, a história é outra, com vários jogadores em destaque, como Robert Lewandowski (três golos), João Félix e Ferrán Torres (ambos com três golos e outras tantas assistências), isto além dos dois golos de João Cancelo e Fermín López.

Nesta eliminatória há vários internacionais portugueses em ambos os conjuntos: no PSG, Nuno Mendes, Vitinha, Danilo e Gonçalo Ramos vão tentar ajudar os gauleses a ultrapassar os catalães e ir atrás da primeira “orelhuda” na história do clube, já na formação culé João Félix e João Cancelo têm sido peças importantes no onze de Xavi. Sobre esta primeira mão fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.