Este sábado, 7 de maio, promete emoções fortes para quem adora futebol. Em Portugal há Clássico. O Benfica recebe o FC Porto, com os dragões a sagrarem-se campeões caso pontuem. Em Inglaterra, o Liverpool FC, em luta titânica pelo título com o Manchester City, recebe o Tottenham, que procura chegar ao quarto lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões. E em França, Nice e Nantes disputam a final da Taça de França. Podes apostar nestes três grandes jogos no site da Betano.pt.
As odds do site da Betano.pt dão ligeiro favoritismo ao FC Porto neste Clássico da penúltima jornada da I Liga, em que lhe basta pontuar para conquistar o seu 30º título de campeão nacional. Um cenário semelhante ao ocorrido na temporada de 2010/11, mas nesse caso bastante mais cedo – a cinco rondas do final, os azuis e brancos, treinados por André Villas-Boas, ganharam na Luz por 2-1 e festejaram o seu 25º título de campeão. Sublinhe-se que, em caso de derrota, o FC Porto também chegará ao título caso o Sporting não derrote o Portimonense no Algarve, em partida que começa pouco depois do final do clássico da Luz.
O FC Porto apresenta-se na Luz com um impressionante registo de 85 pontos, correspondentes a 27 vitórias, 4 empates e uma derrota e com a intenção de bater o recorde de pontos da competição. Até ao momento, as equipas que somaram mais pontos foram o Benfica de Rui Vitória, em 2015/16 e o FC Porto de Sérgio Conceição, em 2017/18 e por isso basta aos dragões conseguirem uma vitória e um empate nas duas derradeiras jornadas para atingirem um novo máximo de 89 pontos. Os azuis e brancos estão ainda de olho na possibilidade de estabelecerem o seu novo máximo de golos no campeonato. O recorde é da equipa de 1987/88, treinada por Tomislav Ivic (88 golos) e a atual equipa soma 83.
O Benfica vai terminar o campeonato no terceiro lugar, mas certamente tudo irá fazer para impedir a festa do rival no seu próprio estádio. E pode inspirar-se nos bons resultados que esta temporada já alcançou diante de grandes equipas, como por exemplo o triunfo caseiro por 3-0 diante do FC Barcelona ou as vitórias forasteiras frente ao Ajax (1-0) e Sporting (2-0).
Rafa, em recuperação de lesão, é a grande dúvida no Benfica, que conta com o regresso de Diogo Gonçalves, que cumpriu castigo na última jornada. No FC Porto, os únicos ausentes são os lesionados Bruno Costa e Manafá.
Candidatos a decidir este grande Clássico não faltam, com Darwin Núñez à cabeça no lado do Benfica. O uruguaio soma 26 golos na Liga portuguesa, o que faz dele o melhor marcador sub-23 dos campeonatos europeus. No FC Porto, o melhor goleador é Taremi, com 20 golos apontados no campeonato.
O FC Porto tem-se dado bem nas deslocações ao Estádio da Luz, só tendo perdido em dois dos últimos dez Clássicos para o campeonato, tendo-se verificado quatro vitórias dos visitantes e quatro igualdades.
Grande jogo em perspetiva, com amplo favoritismo para a equipa da casa, de acordo com as odds do site da Betano.pt. O Liverpool FC, em luta titânica pelo título de campeão, está no segundo lugar, a um ponto do líder Manchester City e não depende apenas de si próprio para terminar como vencedor da competição. Por isso, é imperioso que bata o Tottenham. Os “spurs”, apesar de estarem em quinto lugar, a dois pontos do Arsenal, quarto colocado, dependem apenas de si próprios para concluir a prova no último lugar de acesso à Liga dos Campeões, algo que conseguirão com 100 por cento de certezas se ganharem os quatro desafios que lhes faltam, uma vez que um deles será diante dos “gunners” e na condição de visitado.
O Liverpool FC acaba de se qualificar para a final da Liga dos Campeões, mas não ganhou para o susto, pois ao intervalo estava a perder por 0-2 em casa do Villarreal, resultado que igualava a eliminatória. Valeu aos “reds” uma melhor segunda parte e uma noite terrível de Gerónimo Rulli, guarda-redes dos espanhóis, o que levou o resultado até a um 3-2 favorável aos ingleses.
De resto, o Liverpool FC está numa incrível sequência de bons resultados, com 11 vitórias e dois empates nos últimos 13 desafios, sendo que uma das igualdades foi diante do Benfica (3-3 em Anfield) e a outra frente ao Manchester City (2-2 no Etihad Stadium , em jogo da Premier League). Os “reds” estão de olho numa inédita conquista a quadriplicar na mesma temporada – campeonato inglês, Taça da Liga (já conquistada), Taça de Inglaterra e Liga dos Campeões.
Já o Tottenham vem de uma importante vitória na última jornada do campeonato (3-1 na receção ao Leicester City) mas antes tinha tido dois deslizes comprometedores, que levaram a que fosse ultrapassado pelo Arsenal na classificação – derrota caseira por 0-1 com o Brighton & Hove Albion e empate 0-0 no terreno do Brentford.
Jürken Klopp, treinador do Liverpool FC, só tem Roberto Firmino em dúvida para este encontro, mas opções atacantes de enorme valia não lhe faltam, como Diogo Jota (21 golos e 5 assistências em jogos oficiais em 2021/22), Salah (30 golos e 15 assistências) e Sadio Mané (21 golos e duas assistências).
Já Antonio Conte, técnico do Tottenham, debate-se com as ausências dos lesionados Japhet Tanganga, Matt Doherty e Oliver Skipp . Mas está apta a temível dupla atacante, formada por Harry Kane (23 golos e nove assistências) e Son Heung-min (20 golos e oito assistências, tendo bisado no recente triunfo com o Leicester City).
O Tottenham já não ganha em Anfield para a Premier League desde 2010/11 e desde então a equipa da casa somou sete triunfos e três empates.
O Nice é ligeiramente favorito na final da Taça de França com o Nantes, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Curiosamente, ambos os clubes têm o mesmo número de troféus conquistados na competição (três), mas não o conseguem há muito tempo: a última vitória do Nantes ocorreu em 1999/2000 (tinha igualmente ganho na temporada anterior) e o Nice já não vence desde 1996/97.
No campeonato francês, o Nice tem estado melhor (quinto lugar), encontrando-se bem lançado para garantir um lugar nas competições europeias da próxima temporada, caso não o consiga via Taça de França, ao sagrar-se vencedor da final. Já o Nantes só mesmo através de uma vitória na final deste sábado é que conseguirá apurar-se para as provas europeias, no caso, diretamente para a fase de grupos da Liga Europa.
Na caminhada até à final, o Nice começou por afastar o SO Cholet, do terceiro escalão, com uma vitória por 1-0, fora de casa. Depois, seguiu-se a fantástica eliminação do Paris Saint-Germain, em pleno Parque dos Príncipes, através do desempate por grandes penalidades, depois do 0-0 no final dos 90 minutos (na Taça de França só na final há tempo extra de 30 minutos). Depois, o Nice ganhou em casa ao Marselha, por 4-1 e nas meias-finais ao surpreendente FC Versailles 78, da quarta divisão, por 2-0.
O Nantes começou com uma vitória arrancada a ferros frente ao Souchaux, fora de casa, no desempate por penáltis, após 0-0 no final dos 90 minutos, seguindo-se um triunfo caseiro por 2-0 diante do AS Vitré. Nos oitavos de final deixou pelo caminho o Brest (2-0 em casa) e nos quartos de final o Bastia, pelo mesmo resultado e igualmente como anfitrião. Finalmente, nas meias-finais, eliminou o AS Mónaco no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar.
No Nice, os avançados Amine Gouiri (12 golos esta época em jogos oficiais) e Andy Delort (13 golos) prometem levar muito perigo ao último reduto do Nantes, sendo que nos “canarinhos” os grandes candidatos a decidir são o médio Ludovic Blas e o avançado Randal Kolo Muani, ambos com 13 golos. Isto sem esquecer o central brasileiro Andrei Girotto, o futebolista mais utilizado do plantel (38 jogos) e que também marca com frequência, tendo já faturado em seis ocasiões em 2021/22.
Refira-se que pela primeira vez na história, a final da Taça de França será apitada por uma mulher, no caso Stéphanie Frappart.