O Liverpool e Manchester United protagonizam este domingo mais um episódio da maior rivalidade do futebol inglês, enquanto na Alemanha o Bayern Munique tem duro teste em casa diante da surpresa da Bundesliga, o Estugarda. Podes apostar nestes dois grandes jogos no site da Betano,pt, bem como nos restantes encontros das respetivas rondas.
Separados por cerca de 60 quilómetros, a rivalidade entre as duas cidades vem de longe, de muito longe. No século XVIII Liverpool era a referência ao nível industrial, algo que mudou no século a seguir, fruto da criação de um canal marítimo em Manchester, que tirou estatuto e força económica ao berço dos Beatles. A partir deste momento, ambas passaram a estar em campo de igualdade, sendo juntas os principais motores industriais e económicos do país.
A rivalidade entre as cidades facilmente se transferiu para o futebol. E se durante muito tempo os adeptos dos reds puderam dizer que eram a equipa com mais títulos de campeão nacional, a seca de 30 anos que só terminou em 2019/2020 fez com que perdessem este estatuto para o rival de Manchester. O Liverpool conta com 19 títulos de campeão, enquanto os red devils apresentam 20. Na Europa, o Liverpool continua à frente, com 5 conquistas, contra três do United.
Mas voltemos ao presente. O Liverpool é líder da liga inglesa, com 37 pontos, mais um que Arsenal e dois que Aston Villa. Já o Manchester United, que a meio da semana perdeu em casa com o Bayern Munique (0-1) na Champions e está fora das competições europeias, é sexto classificado, a dez pontos do rival.
A única derrota dos reds na prova foi em setembro, no campo do Tottenham (2-1), e soma seis vitórias e dois empates nas últimas oito jornadas, sendo que uma dessas igualdades foi no campo do Manchester City (1-1). Por outro lado, os red devils chegam a este clássico depois de perderem em casa diante do Bournemouth, por 0-3, e já registam sete derrotas em 19 rondas – são também a única equipa sem qualquer empate. Em casa, os pupilos de Jurgen Klopp têm um registo perfeito, com sete vitórias em outros tantos encontros, enquanto o United, como equipa forasteira, conseguiu quatro triunfos em sete deslocações.
Não se espera vida fácil para Bruno Fernandes, Dalot e companhia nesta visita a Anfield Road, como provam os últimos resultados: 7-0 na última temporada, o resultado mais desnivelado de sempre em partidas entre os dois conjuntos, e 4-0 na anterior. Nos últimos dez duelos na casa dos reds, e em jogos da Premier League, a equipa visitada venceu cinco, a visitante dois e houve ainda três empates. Historicamente, os reds também dominam, com 42 vitórias em 89 confrontos – além de 22 igualdades e 25 desaires.
O Liverpool tem o segundo melhor ataque da liga, com 36 golos, a dois do Manchester City, já o United é o sexto pior da prova, com apenas 18 apontados, ou seja, metade do rival de domingo. A equipa da casa possui também a defesa menos batida do campeonato (15 golos), enquanto a formação de Manchester sofreu 21 golos, o que se traduz no quinto melhor registo defensivo.
Salah, com 11 golos, é o melhor marcador do Liverpool e só Haaland apresenta melhores números na Premier League, com 14. Nos red devlis, a seca de golos é tanta, que Bruno Fernandes, com apenas três apontados, é o máximo artilheiro da equipa na competição. No capítulo das assistências, Salah e o internacional português voltam a ser os nomes a reter, com sete e três passes certeiros, respetivamente. Para terminar, fica ainda a saber que o Liverpool é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
Na Bundesliga, são onze contra onze durante 34 jornadas e no fim ganha o Bayern Munique, pelo menos, tem sido assim nas últimas 11 temporadas. Mas esta época, há um novo adversário a ter em conta para o bávaros, eles que estão habituados a ter no Borussia Dortmung e Leipzig os principais rivais na corrida pelo título nos anos mais recentes. Falamos do sensacional Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, equipa que está a maravilhar dentro das quatro linhas, e que no último fim de semana arrancou um empate no terreno do Estugarda, terceiro classificado, e que é a outra grande surpresa da competição.
A formação de Leverkusen é líder da Bundesliga, com 36 pontos, ao cabo de 14 jornadas, com 11 vitórias, três empates e zero derrotas, e com mais quatro pontos que o Bayern (10 vitórias, um empate e duas derrotas), que no entanto tem menos um jogo disputado, enquanto o Estugarda fecha o pódio, com 31 pontos (10 triunfos, um empate e três desaires).
Os bávaros, que a meio da semana venceram fora o Manchester United (0-1), em jogo da fase de grupos da Champions, iam em seis triunfos consecutivos na liga alemã, até que caíram com estrondo na ronda da semana passada, na deslocação à casa do Eintracht Frankfurt, em que foram goleados por 5-1. Já o Estugarda, como já referimos, empatou no seu estádio diante do líder Bayer Leverkusen (1-1), isto depois de quatro vitórias seguidas.
Na Allianz Arena, os pupilos de Thomas Tuchel são uma máquina goleadora, com 27 golos apontados em seis jogos e apenas cinco sofridos, para um total de cinco vitórias e um empate (2-2 contra o líder), quando atua perante os seus adeptos. Por outro lado, o Estugarda soma quatro triunfos em seis deslocações, isto além de dois desaires (5-1 diante do Leipzig e 2-0 frente ao Heidenheim).
Historicamente, o Bayern tem um saldo bastante positivo contra este adversário, com 36 vitórias em 54 receções, além de 12 empates e apenas seis derrotas – a última aconteceu em 2018 e foi pesada: 1-4 a a favor do Estugarda. No entanto, registaram-se empate a dois golos nos dois últimos confrontos entre eles, isto quando disputados no estádio dos bávaros.
Harry Kane, com 18 golos, é o melhor marcador do Bayern e da liga alemã, e os 8 golos de Leroy Sané colocam-no como outra ameaça ofensiva para a defesa do Estugarda, até porque, conta ainda com sete assistências. Já nos forasteiros, que na última temporada safou-se in extremis de descer de divisão, todos os olhos estão colocados no avançado Serhou Guirassy, que com 16 golos apontados na prova só é batido pelo super Harry Kane. Undav, com oito, tem sido outras das figuras do Estugarda, que é treinado por Sebastian Hoeneß, antigo médio que passou pelo Bayern Munique, entre outros clubes.
Para terminar, fica ainda a saber que o atual campeão é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.