Este fim de semana de bola tem, pelo menos, três encontros bastante interessantes para se seguir com atenção. Em Itália, há dérbi em Roma, em Inglaterra, Manchester United e Liverpool medem forças em Old Trafford, enquanto em Espanha joga-se a final da Taça do Rei, entre Athletic Bilbau e Maiorca. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da liga italiana e inglesa.

AS Roma-Lazio, 6 de abril, às 17h

À entrada para a 31ª jornada da Serie A, os dois rivais da capital estão fora dos lugares que dão acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, o qual era o principal objetivo de ambos os conjuntos no arranque desta temporada. A AS Roma é quinta classificada, com 52 pontos, a cinco do Bolonha, que ocupa a última vaga que permite sonhar com os milhões da Champions, já a Lazio é sétima, com 46. Até ao momento, os giallorossi têm 15 vitórias, sete empates e oito derrotas, já os laziale vão em 14 triunfos, quatro igualdades e 12 desaires. Nas cinco jornadas mais recentes, a AS Roma regista três vitórias e dois empates, por outro lado, a Lazio apresenta três derrotas e dois triunfos, durante o mesmo período.

Leia ainda: Morten Hjulmand, médio do Sporting, em exclusivo na BetanoMag

Os rivais da capital já se defrontaram em duas ocasiões esta época, com um nulo no jogo da primeira volta, enquanto no embate dos quartos de final da Taça de Itália os laziale venceram por 1-0, com golo de Mattia Zaccagni. Em ambos estes encontros, José Mourinho ainda era o treinador dos giallorossi, ele que foi despedido a 16 de janeiro de 2024 e substituído por Daniele de Rossi, antiga figura do clube, e que nos 10 jogos que orientou no campeonato conseguiu sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota (em casa, por 2-4, diante do Inter Milão).

Até ao momento, os dois rivais já mediram forças em 175 ocasiões, em partidas a contar para todas as competições, com 64 triunfos para a AS Roma, 48 para a Lazio e houve ainda 63 empates. Nos dez dérbis mais recentes, e só da liga italiana, os laziale venceram cinco, os giallorossi dois e os outros três duelos acabaram empatados. Individualmente, destaque para Paolo Dybala (12 golos e sete assistências), Lukaku (10 golos) e Pellegrini (sete golos) na AS Roma, já no rival os nomes a reter são Ciro Immobile (seis golos) e Felipe Anderson (três golos e seis assistências). Sobre este dérbi, fica ainda a saber que a AS Roma é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.

Manchester United-Liverpool, 7 de abril, às 15h30

Este domingo há jogo grande em Old Trafford, com mais uma edição deste clássico. O Liverpool lidera o campeonato, com 70 pontos, mais dois que o Arsenal e três que o campeão Manchester City, numa luta a três pelo título que promete durar até à última jornada. Já o Manchester United caminha para mais uma temporada aquém das expetativas na competição, ocupando atualmente o sexto posto, com 48 pontos, a 11 do Aston Villa, que é quarto e dono do último lugar que garante acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.

Nas últimas cinco rondas do campeonato, os red devils registam uma vitória, um empate e três derrotas, a última na jornada mais recente, frente ao Chelsea, por 3-4, e que teve contornos incríveis. Aos 19 minutos, os blues já venciam por 2-0, mas os visitantes viriam a dar a volta ao resultado, com um golo de Bruno Fernandes e um bis de Garnacho. Aos 90+10, Palmer bisou para os londrinos, através da marcação de uma grande penalidade, e aos 90+11 completou o hat-trick e deu assim os três pontos da vitória à equipa.

No caso do Liverpool, este leva quatro triunfos e um empate nas cinco rondas mais recentes e só não ganharam na receção ao Manchester City (1-1). A meio da semana bateram em casa o Sheffield United, por 3-1, mas até aos 76 minutos o marcador registava uma igualdade, altura em que Mac Allister marcou um golaço, fora da área. Em casa, os red devils têm oito vitórias, um empate e cinco desaires, já os reds, como forasteiros, apresentam oito triunfos, quatro igualdades e duas derrotas.

Clássico inglês, dérbi romano e final surpreendente na Taça do Rei animam fim de semana

Historicamente, o Manchester United tem larga vantagem nestes duelos em casa, com 42 vitórias, 28 empates e 18 desaires, mas nos dez confrontos mais recentes tem havido equilíbrio nos resultados, com quatro triunfos caseiros, três forasteiros, aos quais se juntam três igualdades. No entanto, nas últimas três deslocações os reds só foram derrotas na última temporada (2-1) e nas duas anteriores aplicaram goleadas ao rival: 0-5 em 2021/22 e 0-4 em 2020/21.

A título individual, e de forma surpreendente, o melhor marcador dos red devils na liga é o médio escocês McTominay, com sete golos, juntamente com Højlund e Rashford, enquanto nos forasteiros Salah (16) e Darwin Nunez (11) são os jogadores com pontaria mais afinada. No capítulo das assistências, destaque para as nove de Salah, as sete de Nunez e as seis de Bruno Fernandes. Sobre este clássico fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.

Athletic Bilbau-Maiorca, 6 de abril, às 21h

Não é a final mais óbvia para a edição deste ano da Taça do Rei, mas quer Athletic Bilbau, quer Maiorca chegam ao jogo decisivo com todo o mérito, o qual terá lugar no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, no dia seis de abril, às 21h. Independentemente de quem levar o troféu para casa, esta será a sexta edição consecutiva da prova com um vencedor diferente, depois de Real Madrid (2022/23), Bétis (2021/22), FC Barcelona (2020/21), Real Sociedad (2019/20) e Valência (2018/19).

O Athletic Bilbau é o segundo clube com mais conquistas na Taça do Rei, com 23 taças, só atrás do Barça, com 31, além de ter sido derrotado em 16 finais. Já o Maiorca venceu em 2002/03 e conta com outra perdida. Os bascos vão em três finais nos últimos cinco anos, enquanto o adversário teve que esperar 21 anos para marcar novamente presença na partida que tudo decide. Os bascos começaram por derrotar fora o Cayón (0-3) e o Eibar, ambos por 0-3, seguiu-se em casa o Alavés (2-0 nos oitavos de final) e o Barça nos quartos, por 4-2, após prolongamento. Nas meias-finais, os pupilos de Ernesto Valverde venceram os dois encontros diante do Atlético Madrid (0-1 e 3-0).

Veja também: Quarto dérbi da época pode ser decisivo na luta pelo título e FC Porto atento a Alvalade

No caso do Maiorca, este começou por bater o Valle de Egüés e o Burgos, ambos por 0-3, depois novo triunfo forasteiro, neste caso contra o Tenerife (0-1, após prolongamento), e vitória caseira, por 3-2, frente ao Girona. Nas meias-finais, os maiorquinos empataram no País Basco a zero com a Real Sociedade e nova igualdade na segunda mão (1-1) obrigou à disputa de um prolongamento e, depois, do desempate por grandes penalidades, altura que a formação visitada foi melhor, vencendo por 5-4.

Até o momento, ambos os conjuntos já se defrontaram em 72 ocasiões, para todas as competições, com 33 vitória para a formação de Bilbau, 22 para o Maiorca e registou-se ainda 17 empates. Se só tivermos em linha de conta os duelos da Taça do Rei, os bascos foram mais fortes em três deles e o adversário noutros dois – houve também uma igualdade.

A título individual, Asier Villalibre é o melhor marcado dos bascos e da Taça do Rei, mas as estrelas da equipa são os irmãos Williams: Inaki leva 12 golos e cinco assistências em 38 jogos esta temporada, já Nico fez o gosto ao pé em sete ocasiões e contabiliza 14 passes certeiros para golo. No Maiorca, Abdón Prats (11 golos) e Muriqi (sete golos e três assistências) são as principais referências ofensivas. Sobre esta final fica ainda a saber que a formação de Bilbau é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.