FC Porto-Benfica é o jogo grande da jornada 28 e poderá ter impacto nas contas do título, numa altura em que nos aproximamos da altura de todas as decisões. O Sporting, que nesta ronda recebe o SC Braga, vai ser certamente espetador atento ao clássico do Dragão. Podes apostar nestes encontros no site Betano.pt, bem como nos restantes desafios da prova.
Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025
Ao cabo de 27 jornadas, o Sporting lidera o campeonato, com 65 pontos, os mesmos que o Benfica. O FC Porto é terceiro, com 56, e tem o SC Braga colado a si, também com 56. Se o Benfica não vencer no Dragão, e os leões derrotarem os minhotos em Alvalade, os leões isolam-se no comando da classificação. Já o FC Porto, em caso de vitória, aproxima-se do Benfica e distancia-se do SC Braga. Outro cenário é, caso o Sporting não vença os minhotos e as águias saiam do Porto com os três pontos, os pupilos de Bruno Lage passarão a ser os novos líderes da liga e de forma isolada.
O FC Porto chega ao clássico na sequência de duas vitórias consecutivas, já o rival vai em oito triunfos seguidos. Na última jornada, os dragões bateram fora o Estoril (1-2), enquanto as águias venceram o Farense, na Luz, por 3-2. Os azuis e brancos são a única equipa invicta na competição na condição de visitada, com 10 triunfos e três empates. Por seu turno, e enquanto equipa forasteira, o Benfica regista oito vitórias, dois empates e três derrotas. De recordar que na primeira volta, o Benfica venceu o FC Porto, por 4-1, na Luz.
Os dois rivais já mediram forças em 90 ocasiões, em jogos a contar para o campeonato e disputados na casa do FC Porto. Até ao momento, os dragões registam 53 vitórias, o Benfica 15 e houve ainda 22 empates. Na última temporada, o FC Porto venceu, por 5-0, mas na época anterior a essa a vitória caiu para o lado forasteiro, por 0-1. Nos dez clássicos mais recentes, há um equilíbrio, com quatro vitórias caseiras, três visitantes e três igualdades. Em quatro destes duelos, marcou-se pelo menos três golos e, em seis deles, não se apontou mais que dois tentos no total.
Ambas as equipas têm jogadores que podem decidir a partida num lance individual. Até ao momento, e no que se refere a balançar as redes adversárias, Samu (15 golos) e Rodrigo Mora (cinco) são as principais armas ofensivas do FC Porto. Por outro lado, no Benfica, Pavilids (11), Aktürkoğlu (nove) e Di Maria (oito) são os mais produtivos. No capítulo das assistências, Moura (sete) e Martim Fernandes (cinco) são os nomes a destacar nos dragões, já nos forasteiros Aktürkoğlu (oito) e Pavlidis (cinco) são os mais ativos neste capítulo do jogo. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os visitantes são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Passa por aqui: Joga, acumula pontos e ganha prémios com o Betano Club